Da indústria para casa: Votorantim Metais incentiva o comportamento seguro em Vazante

Campanhas de segurança são realizadas anualmente na empresa e alertam a comunidade e os empregados sobre a prevenção de acidentes


 A segurança do trabalho é um tema constantemente debatido e divulgado em todos os segmentos da economia. Algumas empresas dedicam diversas campanhas para que riscos das atividades desempenhadas sejam evitados, como é o caso da Votorantim Metais. E a comunidade também pode aprender muito com os exemplos positivos promovidos pela indústria.

Na Unidade Vazante da Votorantim Metais, são realizados eventos de conscientização anualmente, como a Campanha Operação Verão, a Semana Interna de Prevenção do Acidente do Trabalho na Mineração (SIPATMIN); além de outras ações que têm um papel educativo e preventivo para a prática do comportamento seguro.

 A Votorantim Metais também realiza ações contínuas para prevenir acidentes, em parceria com importantes instituições do município, como a Fundação Conscienciarte e a Polícia Militar.


Utilização do corrimão para acessar escadas e rampas; atravessar sempre a rua na faixa de pedestres; estar devidamente habilitado para dirigir e operar equipamentos; e o uso de cinto de segurança são algumas das dicas trabalhadas dentro da Unidade Vazante, que podem ser replicadas também na vida doméstica. “As dicas de segurança são essenciais para alertar os empregados sobre os riscos, algumas delas específicas das áreas, outras, porém, podem ser praticadas em casa, no nosso dia a dia”, afirma Luciano Batista, engenheiro de Segurança do Trabalho da Unidade.


O engenheiro aponta também outros comportamentos que auxiliam na prevenção de pequenos acidentes no trânsito, como não mexer no porta-luvas ou no som com o carro em movimento; não dirigir com a mão fora do veículo; utilizar a buzina, faróis e pisca-alerta adequadamente; e sempre sinalizar ao mudar de faixa ou fazer manobras.




Com o lema “Faça por você, faça por quem te ama”, a Votorantim Metais trabalha com os empregados a ideia de que é preciso tratar a segurança como valor, envolvendo e engajando a família e os amigos.



“Para a Votorantim Metais, a segurança é inegociável. Acreditamos que muitas das ações realizadas dentro da empresa podem ser compartilhadas com a comunidade, seja por iniciativas externas ou pela orientação dos nossos empregados às suas famílias”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais.

 Cozinhando com segurança

 A Unidade Vazante conta com uma cozinha industrial, onde a alimentação dos empregados é preparada. “Esse é um local que oferece diversos riscos, tanto em uma empresa, quanto em casa”, comenta o engenheiro de Segurança do Trabalho, Luciano Batista. De acordo com ele, algumas ações no cotidiano merecem a devida atenção, como o manuseio correto de facas. “Para evitar acidentes, é preciso carregar a faca rente à perna, com o corte voltado para trás e, em caso de a faca cair, nunca tentar segura-la”, completa.



Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na cozinha, recomenda-se não desligá-los diretamente na tomada para evitar curtos-circuitos. Já quando se processa líquidos quentes no liquidificador, é necessário utilizar uma tampa com um furo na parte central. Sem essa respiração, a tampa pode ser arremessada, devido à pressão do vapor, podendo causar queimaduras. Na hora de lavar a louça, aconselha-se usar luva de látex para evitar possíveis doenças de pele, que podem ser desenvolvidas ao longo dos anos.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas