Prefeitura realiza o maior sorteio público de moradias populares

Sorteio de 3.200 casas do Residencial Pequis acontece neste sábado, às 9h, no Sabiazinho

O sorteio das 3.200 casas do Residencial Pequis, em construção na região Oeste de Uberlândia, acontece neste sábado (19), às 9h, no ginásio do Sabiazinho. Cerca de 19 mil pessoas estão aptas a participarem. A lista dos concorrentes já está disponível no site da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).
É o maior sorteio público de casas do programa federal Minha Casa, Minha Vida em Uberlândia. Assim como em outros quatro eventos, o sorteio será aberto ao público, com total transparência no processo de escolha das famílias e atendendo dispositivos legais do Ministério das Cidades (Portaria 412, de 06 de agosto de 2015). O programa de informática que será utilizado no sorteio foi desenvolvido por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Segundo a Secretaria de Habitação, todo o trabalho visa garantir que a seleção das famílias e o sorteio sejam feitos de forma ética e transparente, sem qualquer tipo de interferência humana.

A seleção das famílias do Residencial Tocantins, por exemplo, entregue no ano passado, foi feito através de sorteio em 2014, que foi o primeiro realizado pela Prefeitura em toda a sua história. O auxiliar de fotografia Francesco Ribeiro Almeida, 33 anos, foi um dos contemplados. “Para mim foi a melhor coisa do mundo. O sorteio é muito democrático, você vê na hora, ao vivo, e já sai comemorando”, afirmou. Ele mora no apartamento com a esposa e a filha de 3 anos que está estudando na Escola Municipal de Educação Infantil do bairro.
Para Celismar de Jesus Silva, 32 anos, a espera pela casa própria levou 11 anos. Em breve, ele receberá as chaves do apartamento no Córrego do Óleo onde residirá com a esposa e as duas filhas, após ser contemplado no sorteio de 2015. “Foi através do sorteio que consegui. Eu achei democrático e esse apartamento me ajudará. Atualmente, moro em uma casa cedida”, disse.

Residencial Pequis
As famílias aptas para o sorteio do Residencial Pequis se inscreveram no programa de habitação e atenderam aos critérios de seleção estabelecidos. Destas, 3.200 famílias serão contempladas e 6.400 mil ficarão no cadastro reserva. As famílias que não forem contempladas continuam na lista para outros programas habitacionais da Prefeitura de Uberlândia.
Segundo a Secretaria de Habitação, uma das principais preocupações na contratação do empreendimento foi com a qualidade dos imóveis, uma vez que aproximadamente 20 mil pessoas residirão no local.
As casas são em terrenos individuais, não geminadas, e possuem 45 m², com sala, cozinha, 02 quartos e banheiro. Outra diferença é que as famílias terão toda uma infraestrutura de saúde, educação e lazer à disposição na nova moradia. O residencial foi planejado com padrões modernos que associa qualidade de vida e comodidade.
Juntamente com as moradias, também estão em construção três Escolas de Ensino Infantil (Emei) e duas de Educação Fundamental. Haverá ainda uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O residencial possui uma extensa Área de Proteção Permanente (APP) onde será construído um parque linear com pista de caminhada e de skate, equipamentos infantis e academia ao ar livre.
O novo bairro contará com toda a estrutura de transporte, saneamento básico e abastecimento e água. Para isso, o Departamento de Água e Esgoto (Dmae) está construindo uma estação elevatória de esgoto e um reservatório suficiente para armazenar 5.620 m³ de água potável, o que beneficiará todo o residencial.

Transparência

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Habitação fará a importação da lista oficial de candidatos aptos a participarem do sorteio do Residencial Pequis para o programa que será utilizado durante o evento. O sorteio acontecerá em três etapas: apresentação do programa que realizará o sorteio, disponibilizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); importação oficial de candidatos a participarem do sorteio do Residencial Pequis para o programa; e selamento do equipamento até a data definitiva do sorteio.
O processo é realizado de forma transparente e conforme exigido pela lei. Foram convidados para o evento membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação, professores da UFU que idealizaram o programa responsável pelo sorteio e servidores da Secretaria de Habitação. O procedimento será às 17h30 na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal.


O quê: Sorteio das casas do Residencial Pequis
Quando: 19 de março - Sábado
Onde: Sabiazinho
Horário: 9h

18/03/2016
Rodrigo Fernandes
Habitação
clip_image004

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas