Antônio Andrade exalta o agronegócio mineiro durante a abertura da FeniCafé, em Araguari

Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que apresenta novas tecnologias, acontece no município do Triângulo Mineiro até esta quinta-feira.foto: Renato Cobucci / Imprensa MG

O vice-governador Antônio Andrade participou, nessa terça-feira (8/3), da solenidade de abertura da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé). Durante o evento, realizado no município de Araguari, são apresentadas novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada. A feira, que acontece até quinta-feira (10/3), deve receber 20 mil pessoas e gerar negócios da ordem de R$ 30 milhões.

Em seu pronunciamento, Antônio Andrade destacou a importância do agronegócio mineiro. “Em Minas Gerais temos um agronegócio eficiente, que corresponde a 40% do nosso PIB. Além do fator econômico, o setor desempenha um importante papel social, com uma expressiva geração de empregos”.

O vice-governador também falou sobre a evolução do café no estado. “A nossa cafeicultura evoluiu de acordo com cada região. Seja no Sul de Minas, na Zona da Mata ou em uma região mais plana, como é o caso daqui, do cerrado. Em Minas Gerais se produz 55% do café do Brasil, e em Araguari temos um exemplo de produção consciente e sustentável”, concluiu.
O presidente da Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Garcia, ressaltou o aumento da produtividade na região. “Temos aumentado, a cada ano, a nossa produtividade com a redução nos custos de produção. Isso é fruto do trabalho realizado com a feira. Além disso, temos o objetivo de apresentar estudos, técnicas e novos implementos que facilitem a vida do produtor”.
Também estiveram presentes na FeniCafé o prefeito de Araguari, Raul José Belém; o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sergio Assis; o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Nelson Carvalhaes; o deputado federal Silas Brasileiro; o estadual Leonídio Bouças e o subsecretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Fialho.

Comentários

potagens mais vistas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva