Fossa séptica do DMAE é destaque em seminário da ANA

Nesta quarta-feira (16), o gerente ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Geraldo Silvio, participa do seminário “Soluções individuais para tratamentos de esgotos com enfoque no uso de fossas Sépticas”, em Brasília, no Distrito Federal. O servidor foi convidado pelo realizador do evento, a Agência Nacional de Águas (ANA), para explicar como funciona e quais as vantagens da fossa séptica desenvolvida pelo Dmae.

“É uma oportunidade de mostrar para o Brasil uma solução alternativa de tratamento de esgoto na zona rural, um dos gargalos do saneamento básico”, explica Geraldo. O modelo de fossa séptica projetada pela autarquia e instalada em propriedades da agricultura familiar de Uberlândia tem atraído o interesse de produtores rurais, proprietários de chácaras e setores ligados ao saneamento e às atividades agrícolas por combinar baixo custo e o uso de um resíduo de difícil destinação: o pneu.

Preocupados em projetar um equipamento de custo acessível aos pequenos produtores e donos de chácaras, os servidores da Gerência Ambiental do Dmae conseguiram ir além de seu intento, agregando ao projeto o reaproveitamento de um resíduo de difícil destinação. “Aliamos ao nosso projeto o uso de pneus descartados. É um resíduo abundante que pelo tamanho e peso costuma se acumular em áreas abertas e favorecer a expansão do Aedes e suas doenças”, diz Geraldo.
Reutilizando como principal matéria-prima os pneus de caminhão descartados pela Prefeitura de Uberlândia, a fossa séptica do Dmae propicia uma economia de um terço do valor de mercado. Em formato de tanque fechado, a fossa séptica sustentável é composta por dois módulos de pneus. Dentro do módulo 1, o esgoto é decomposto pela ação de bactérias anaeróbias. A matéria orgânica se deposita no fundo e o líquido gerado segue para o segundo módulo. Nele, as bactérias continuam a atuar, removendo cerca de 95% da matéria orgânica contaminante.
No ano passado, o Dmae instalou 75 fossas sépticas nos assentamentos Nova Tangará e Dom José Mauro e outras 100 serão construídas em 2016, a fim de atender os agricultores das duas áreas. O equipamento está substituindo antigas fossas negras, buracos abertos no solo que ao receberem os dejetos humanos podem contaminar os lençóis d’água e espalhar doenças.
Quer saber mais? No portal da autarquia você encontra um link com o passo a passo da montagem da fossa do Dmae. Acesse www.dmae.mg.gov.br.



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas