Adolescentes recebem a primeira dose da vacina contra o HPV

dominuto.com.br 
A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira, 10, a vacinação contra o HPV no município. Alunas da Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, no bairro Jardim Brasília, onde aconteceu a abertura oficial com a Banda Municipal, foram as primeiras a receberem a dose. Antes do início da vacinação, as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos tiveram um contato com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a direção da escola. Animadas, as adolescentes cantaram, perguntaram e aplaudiram a iniciativa.

            Desde a semana passada em todas as escolas, de modo geral, o assunto foi sobre a vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV). As adolescentes discutiram com os professores e entre elas. Algumas também aproveitaram para levar o assunto para ser tratado em família. Laís Fonseca de Albuquerque, de 13 anos, não perdeu tempo, chegou em casa e colocou o assunto em família. “Minha mãe conversou comigo, disse que era bacana a gente participar sim e que era para eu tomar a vacina. Ela ainda afirmou que toda prevenção é positiva. Foi muito boa a conversa”, disse.

            A primeira a puxar fila foi Mainá de Araújo Pinheiro Silva, 12 anos. Para disfarçar o nervosismo, ela jogava o cabelo de um lado para outro até o momento de receber a primeira dose. “Ufa, foi tranquilo. Doeu só um pouquinho, mas o mais importante é que sei o quanto esta vacina significa para a gente. Saúde e qualidade de vida é tudo”, disse. A colega dela Nayany Santos Martins, 12 anos, também foi determinada. “A gente conversou muito na escola com os professores, em casa, e [a vacina] é o princípio de uma vida saudável. Vacinar é prevenir, por isso não vou deixar passar nenhuma data. Trouxe meu cartão e quero manter tudo em dia”, falou.
            Em Uberlândia, 13.739 meninas na faixa de 11 a 13 anos terão acesso à vacina. O trabalho de conscientização com as jovens e familiares já está sendo feito em toda a rede municipal, estadual e privada para a vacinação. A meta mínima é atingir 80% deste grupo, o que equivale a 10.991 adolescentes. De acordo com o secretário de Saúde, Almir Fontes, todas as escolas da rede, onde existem alunas na faixa etária de 11 a 13 anos, receberão a equipe da secretaria para a aplicação da vacina, e após a cobertura e conscientização de todas, as vacinas ficarão à disposição nas unidades de saúde para futuras adolescentes. “O importante é realizarmos esta vacinação com a consciência plena das adolescentes e seus familiares da importância de se prevenir contra o HPV. A partir de agora esse processo fará parte do calendário de imunização do Governo Federal”, frisou o secretário.
            A vacina deve ser aplicada com a autorização dos pais ou responsáveis e tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e que, portanto, ainda não tiveram contato com o vírus. Quem fizer o esquema vacinal completo está protegido contra quatro tipos de HPV, dois deles respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. A Secretaria de Saúde alerta que a proteção contra a infecção do HPV se complementa com o uso de preservativo nas relações sexuais e a realização de exames ginecológicos periódicos.
            Ao chegar às alunas da rede municipal de educação, a vacinação atinge diretamente um grupo que faz parte do público alvo. O trabalho é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do município. Ainda nesta semana a secretaria Municipal de Educação fará uma reunião com 53 diretores escolares para definir e intensificar as abordagens junto às alunas e familiares. Uma das opções é utilizar apresentações teatrais nas unidades escolares e enviar materiais de divulgação para as famílias.

Esquema de vacinação

            A vacina é injetável e será ministrada em três doses. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a aplicação da primeira dose. Por isso é importante ter a carteira de vacinação em mãos e em dia.
            Segundo o Ministério da Saúde, a partir de 2015 a vacina será oferecida a meninas de 9 a 11 anos, e em 2016, apenas para meninas de 9 anos. A vacina previne 98,8% de casos de câncer de colo de útero.
            Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina estará constantemente disponível nos postos de saúde, pois está no calendário do Ministério da Saúde. Na rede privada de saúde, a vacina contra HPV custa cerca de R$ 1 mil. No País, a meta é imunizar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas.

HPV

            O HPV é um vírus sexualmente transmissível capaz de infectar pele ou mucosa. A infecção é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.

Cássia Bomfim
Saúde
10/03/2014

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 288

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas