Big stick. A politica do porrete.


O presidente de Angola, Jose Eduardo dos Santos, manifestou-se preocupado com o ressurgimento de grupos armados ao Leste da Republica Democratica do Congo - RDC, na fronteira com Uganda, Ruanda, Burundi e Tanzania, a regiao dos grandes lagos africanos.
José Eduardo dos Santos, que  falava em Luanda, na qualidade de presidente interino da Conferência Internacional para os Grandes Lagos, exortou os rebeldes congoleses a abraçarem a via pacífica para a solução das diferenças políticas que os opõe ao Governo  da RDC.

A “chamada” para o dialogo lembra a diplomacia Norte Americana do big stick,  utilizada pelo presidente dos Estados Unidos da America, Theodore Roosevelt, no inicio do século passado, que preconiza “fale com suavidade mas tenha escondido um grande porrete”.
Convocar os descontentes, armados, para se integrarem a vida democratica: essa tem sido a sistematica nos países africanos depois de mais de 50 anos de guerra, na segunda metade do século passado.
Ao mesmo tempo em que exortava os rebeldes a buscar soluções pacíficas e conclamava seus homólogos a abrir todos os canais possiveis para as “negociações de paz”, Eduardo dos Santos admitiu, no entanto, uso da força militar contra os rebeldes do Congo, “se necessário for”, sob o argumento de que a situação de guerrilha está a ameaçar a estabilidade politica de toda a região.
Paralelamente a cimeira entre os presidentes dos países dos grandes lagos, ocorria outra, nao menos importante, entre os  Ministros da Defesa dos países membros. O “big stick. 

A regiao africana dos grandes lagos, composta por Etiopia, Quenia, Tanzania, Uganda, Ruanda, Burundi, Republica Democratica do Congo, Malawi e Moçambique, que ocupa toda a parte oriental da Africa, é fundamental para a estabilidade politica da parte leste da Africa bem como de todos os países da Africa subsaariana.
O encontro de Luanda reuniu os presidentes de Angola, República Democrática do Congo, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Congo Brazzaville e da África do Sul, para discutirem a politica de segurança de toda a regiao.
Somente o tempo dira se os rebeldes entenderam os susurros da democracia ou se sera necessario ouvir o ronco dos canhoes.

Altair Maia
Consultor internacional


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas