ULTIMAS NOTICIAS DA SEMANA EM UBERLÂNDIA MG

Mulheres são homenageadas no Centro Administrativo


As mulheres dos poderes Legislativo e Executivo municipais foram homenageadas nesta tarde (7), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Superintendência da Mulher e a Secretaria Municipal de Governo, preparou uma programação diversificada durante todo o mês de março, com diversas atividades como palestras, apresentações musicais, serviço de orientação jurídica e à saúde, esporte, além da segunda edição do Prêmio Mulher Alfa.
Recebidas com tapete vermelho, flores e apresentação de violino e tango, as autoridades presentes destacaram as vitórias conquistadas pelas mulheres ao longo dos anos. “Somos maioria em número, mas ainda não temos os mesmos direitos e não ocupamos igualmente os setores. Lutamos pela igualdade de nossos direitos. Que esse dia sirva para refletirmos sobre a importância e as conquistas de anos. E que nosso reconhecimento seja diário”, destacou a secretária municipal de Governo, Rosângela Paniago.

O prefeito Gilmar Machado mencionou o papel de uma gestão educadora na construção de uma sociedade igualitária e de respeito à mulher. “Estamos trabalhando para construir uma cidade educadora e não podemos aceitar que mulheres ainda sofram qualquer tipo de violência. Buscamos construir relações de respeito e valorização da mulher, discutindo sua participação e desenvolvendo políticas públicas que permitam o crescimento igualitário e protejam as mulheres. Meu pedido é que homens e mulheres possam trabalhar juntos para a cidade”, disse.

A Superintendência da Mulher, à frente da organização do mês especial, está atenta às necessidades das mulheres no município. “Agradeço ao empenho dado pelo prefeito na criação da superintendência. Trabalhamos em parceria com diversos setores para garantir o direito da mulher participar de forma democrática”, salientou a superintendente da Mulher, Marli Anastácio.

Programação do mês

Por meio do Projeto Sempre Mulher, que visa articular e participar com todos os órgãos de proteção à mulher na divulgação do Dia Internacional da Mulher, mais atividades estão programadas para o mês. No Dia Internacional da Mulher – 8 de março - a comemoração será no Terminal Central, das 12h às 14h. As mulheres que passarem pelo local receberão orientação jurídica e sobre saúde. No domingo, 9 de março, a partir das 9h, a Futel e a Superintendência da Mulher comemoram a data com tendas da Prefeitura e de instituições parceiras que oferecerão serviços e informações às mulheres que passarem pelo Parque do Sabiá. O dia será dedicado para cuidar da beleza, saúde e estética.
No dia 12, será lançado o programa “Com licença, eu vou à luta”, pela Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, uma parceria entre o governo municipal e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O lançamento será no Auditório Cícero Diniz, às 15h.
A Secretaria Municipal de Governo promove a segunda edição do Prêmio Mulher Alfa no dia 19, no Auditório Cícero Diniz, homenageando uma servidora de cada secretaria. A abertura será às 19h, com a palestra “Outro caminho é possível”, destacando as novas possibilidades disponíveis para a mulher no mercado de trabalho e na luta pelos seus direitos.
A Feira Gastronômica de março será especial para as mulheres. Além das tradicionais barracas com comidas típicas da Itália, Arábia, China, Japão, Espanha, Suíça, Rússia e cozinha brasileira, representada pelas culinárias nordestina, mineira e goiana, haverá apresentação musical apenas com mulheres.
No Parque do Sabiá, já no dia 22 de março, as mulheres terão a oportunidade de fazer um passeio na lagoa de caiaque e de conhecer mais sobre a modalidade na prática. O projeto é uma iniciativa do grupo Kaiakar, praticantes de caiaque que se interessaram em trazer a modalidade esportiva pra dentro da cidade, com a possibilidade de formar mais adeptos. O passeio é gratuito e as inscrições serão feitas na hora.

Joana Araújo
07/03/2014




Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Concurso da Prefeitura tem validade prorrogada

O concurso público realizado pela Prefeitura de Uberlândia em 2011 foi prorrogado por mais dois anos. O processo tinha validade até o fim de 2013 e agora os candidatos classificados poderão ser chamados até 2015 de acordo com a necessidade da Administração municipal.
A publicação com o decreto do prefeito Gilmar Machado saiu no Diário Oficial do Município (nº 4345), de 20 de fevereiro de 2014. Por lei, o concurso vale por dois anos com possibilidade de prorrogação por mais dois. “A prorrogação é um procedimento normal. O investimento para a realização de concurso é muito alto. Então para evitar novos custos e, visto que muitas pessoas haviam sido inscritas, decidimos pela prorrogação”, informou a secretária municipal de Administração, Lilian Machado de Sá.
No concurso realizado em 2011, foram disponibilizadas 1.694 vagas para 108 cargos nos níveis de ensino fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior. A prorrogação vale para os seguintes cargos de provimento efetivo: Advogado; Agente de Apoio Operacional – Apreendedor de Animais; Agente de Apoio Operacional – Auxiliar de Palco; Agente de Controle de Zoonozes; Agente Patrimonial; Arquiteto;Assistente Administrativo; Assistente Social; Auxiliar de Veterinária; Auxiliar Fiscal de Obras Públicas; Bibliotecário;Biólogo; Desenhista;Enfermeiro; Enfermeiro do Trabalho; Engenheiro Agrônomo; Engenheiro Civil; Especialista da Educação – Inspetor Escolar; Especialista da Educação – Orientador Educacional; Especialista da Educação – Supervisor Escolar; Farmacêutico-Bioquímico; Fiscal de Defesa do Consumidor; Fiscal do Meio Ambiente; Fiscal de Postura; Fisioterapeuta; Geógrafo; Mecânico de Veículos Leves; Médico Clínico; Médico Veterinário; Músico – Naipe Bateria; Músico – Naipe Sax Tenor; Músico – Naipe Tuba Bb; Nutricionista; Oficial de Manutenção e Reparos – Armador; Professor de Ciências; Professor de Educação Artística; Professor de Educação Física; Professor de pré ao 5º ano; Professor de Ensino Religioso; Professor de Geografia; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Profissional de Educação Física; Psicólogo Clínico; Psicólogo Social; Redator; Técnico em Alimentos; Técnico em Assuntos Culturais – Artes Visuais; Técnico em Assuntos Culturais – Audiovisual; Técnico em Assuntos Culturais – Dança; Técnico em Assuntos Culturais – História; Técnico em Assuntos Culturais – Letras; Técnico em Assuntos Culturais – Teatro; Técnico de Restauração.

Fillipe Alves
07/03/14



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Settran cria duas novas linhas de ônibus

Dia 15 de março começa a operar duas novas linhas do sistema de transporte público em Uberlandia. A primeira vai atender a região Norte, no bairro Santa Rosa, a linha A-149 que fará o trajeto Senai/Santa Rosa - Terminal central. Serão três carros para atenderem aos usuários, especialmente os alunos do Senai, no Santa Rosa. A expectativa é de cerca 1.200 passageiros que já solicitavam o serviço para aquela região com importante fluxo de estudantes, especialmente à noite. A linha também vai atender a população da região do Centro de Controle de Zooneses que solicitava o serviço.
A segunda linha, A-405, fará o percurso Terminal Planalto/Cidade Verde/Jardim Europa. O serviço foi criado principalmente para diminuir o número de passageiros que são atendidos pela linha do Jardim Célia e Santo Antônio. A nova linha é uma antiga reivindicação dos moradores dos principais condomínios da região e deve atender cerca de sete mil usuários.
Ainda na região Oeste de Uberlândia, a Secretaria de Trânsito e Transportes vai aumentar o quadro de horários da linha A-404 Terminal Planalto/Guarani. O último carro saía às 19 horas e a partir do dia 15, irá sair às 21 horas. A medida visa atender outra reivindicação da população do Posto de Saúde do bairro Guarani, que utiliza os serviços da UAI do bairro vizinho, o Luizote de Freitas.

07/03/14



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883


Cineclube Cultura homenageia mulheres em março

A Secretaria Municipal de Cultura, através do projeto Cineclube Cultura, promove durante o mês de março a projeção de filmes voltados às comemorações do Dia Internacional da Mulher. Filmes com “À flor da pele”, com Chico Buarque, e “Todas as mulheres do mundo”, de Domingos Oliveira, serão exibidos na Sala Roberto Rezende, na Oficina Cultural, que fica na praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho. As sessões acontecem sempre às 20 horas. A entrada é franca.

Serviço:

Cineclube Cultura
Local: Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20 horas
Entrada: Franca

Programação:

Dia 15 – sábado
À flor da pele (Brasil, 2005)
Direção de Roberto de Oliveira
Com Chico Buarque, Caetano Veloso, Nara Leão, Francis Hime
Cor, 96 min.

 Dia 16 – domingo
A fonte das mulheres (La source des femmes, Bélgica, Itália, França, 2011)
Direção de Radu Mihaileanu
Com Leïla Bekhti, Hafsia Herzi, Hiam Abbass, Saleh Bakri
Cor, 135 min.

Dia 22 - sábado
Pina (Pina, Alemanha, França, Reino Unido, 2011)
Direção de Wim Wenders
Com Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante
Cor, 103 min.

 Dia 23 – domingo
Todas as mulheres do mundo (Brasil, 1966)
Direção e roteiro de Domingos Oliveira
Com Leila Diniz, Paulo José, Flávio Migliaccio, Joana Fomm
P/b, 86 min.

 Dia 29 – sábado
Frances Ha (Frances Ha, EUA, 2012)
Direção de Noah Baumbach
Com Greta Gerwig, Mickey Sumner, Adam Driver, Michael Esper
P/b, 86 min.

 Dia 30 - domingo
As praias de Agnès (Les plages d´Agnès, França, 2008)
Direção de Agnès Varda
Com Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier, Rosalie Varda, Mathieu Demy
Cor, 110 min.

Teresa Cristina
Cultura
07/03/2014




Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883


Nos 25 anos do SUS, Saúde vai a todas as regiões do município ouvir a população

A Secretaria Municipal de Saúde promove a partir deste sábado, 08 de março, o primeiro Seminário SUS em Movimento. O objetivo é fortalecer as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e região e estreitar o dialogo com a comunidade sobre os caminhos que a gestão planeja e vem executando no atendimento aos cidadãos. Participam da organização do evento, os Conselhos Distritais e Municipal e de Saúde e a Central de Movimentos Populares do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
“A Secretaria de Saúde entende que para fortalecer o SUS é preciso que a população conheça como funciona o sistema. Além disso, precisamos de um controle social que tenha articulação e represente realmente os interesses das diversas regiões da nossa cidade”, disse Almir Fontes, secretário de Saúde.
O primeiro encontro com a comunidade será neste sábado (8), a partir das 8 horas, na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi.  Além das discussões sobre as ações do SUS, haverá orientação à comunidade sobre dengue, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Práticas Integrativas e Complementares à Saúde.
É característico ao SUS o controle social, já que a sua gestão descentralizada ocorre com ações conjuntas entre o Município, Estado e União e também a participação dos usuários do sistema público de saúde, dos conselhos municipais e distritais. A produção ambulatorial do SUS em Uberlândia foi de 11.296.656 procedimentos no ano de 2013, ante 10.036.238 em 2012. “O acesso oportuno aos serviços de saúde para a comunidade observa não só a situação de doença, mas as ações de prevenção e promoção à saúde das pessoas. O objetivo do SUS é garantir a integralidade e equidade nos procedimentos”, disse Almir Fontes.
Considerado um dos maiores sistemas de atendimento médico público do mundo, o SUS tornou o acesso gratuito à saúde um direito de todo cidadão, após a promulgação da Constituição Federal em 1988. Segundo o Ministério da Saúde, antes só tinha direito a saúde pública as pessoas asseguradas pela previdência social, ocasionando a exclusão de uma parcela relevante da população que, sem vínculo empregatício, também não tinha acesso aos serviços de saúde privados.
Além do SUS em Movimento no bairro Morumbi, zona leste da cidade, novos encontros estão previstos para os setores oeste, norte, sul, região central e zona rural do município.

Confira a programação dos Seminários:

Dia: 08/03/2014 | Setor Leste | 08h às 18h
Local: E.M. Hilda Leão Carneiro | Endereço: Rua Gamela, 220 – Morumbi

Dia: 16/03/2014 | Setor Central | 08h às 18h
Local: E.E Clarimundo Carneiro | Endereço: Avenida Fernando Vilela, 1383 – Martins

Dia: 22/03/2014 | Setor Sul | 08h às 18h
Local: E.M. Irmã Odélcia Leão Carneiro | Endereço: Rua Serra Pacaraima, 800 – São Gabriel

Dia: 05/04/2014 | Setor Oeste | 08h às 18h
Local: CEAI Guarani / Endereço: Av. do Carnaval, 415 –  Guarani

Dia: 26/04/2014 | Setor Norte | 08h às 18h
Local: E.E. Guiomar de Freitas Costa - Polivalente | Endereço: Avenida Morum Bernardino, 560 - Roosevelt


Fernando Lopes
Saúde
07/03/14




CAMPANHA DE VACINAÇÃO HPV


 A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Saúde, promove nesta segunda-feira (10), às 8 horas, a abertura da Campanha de Vacinação contra o HPV no município. Alunas da Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha serão as primeiras as receberem as doses. O evento terá a apresentação da Banda Municipal.

Serviço:
O quê: Lançamento da Campanha de Vacinação contra o HPV
Quando: 10 de março - segunda-feira
Onde: E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha – Rua Mundial, 640, Jardim Brasília
Horário: 8 horas

07/03/14




Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



07/03/14



Prodaub testa Diário Eletrônico em cinco escolas municipais


A empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Uberlândia (Prodaub) desenvolveu software para atender demanda da Secretaria Municipal de Educação. O Diário Eletrônico veio para facilitar a vida da comunidade escolar do município. O programa foi trabalhado por seis meses até o ponto de implantação. Por enquanto, o software foi implantado em cinco das 117 instituições de ensino, mas o projeto vai contemplar as demais gradativamente, envolvendo mais de quatro mil professores.
O Diário Eletrônico foi desenvolvido em quatro módulos de acesso. O professor será responsável pelo lançamento de notas e freqüência dos alunos, além do cronograma e do planejamento das aulas. Os diretores serão responsáveis pela emissão de relatórios. E outro acesso importante do sistema será o acompanhamento dos pais dos alunos, sobre o desenvolvimento acadêmico dos filhos. Por último, a impressão do Diário também será feita para que, como documento, seja assinado.
De acordo com o coordenador da Tecnologia de Informação (TI) da Prodaub, Rúser Alves de Almeida, o manuseio do Diário Eletrônico é tranqüilo. “Estamos em fase de testes e treinamento do sistema operacional, a usabilidade e navegação são muito simples e tanto os professores, como o corpo escolar não terão dificuldades de utilizar a nova ferramenta”, disse.
Para o diretor da autarquia, Placidino Stabile de Oliveira, esta ferramenta vai inovar todo o sistema público de educação do município. “Este é um anseio da Administração desde o início para viabilizar o contato mais direto e contínuo da comunidade escolar. Estamos seguindo o conceito de cidade educadora para que todos os interessados se envolvam de forma ampla na vida escolar. Pais, educadores, direção, todos nessa interatividade que visa contribuir com o crescimento do aluno”, explicou.
            A expectativa é que até o fim do primeiro semestre todo o sistema de testes esteja concluído e preparado para o pleno funcionamento.
Nesta primeira etapa, as cinco escolas municipais escolhidas como piloto são:

1.    E.M. Emílio Ribas (Rural)
2.    EMEI do bairro Luizote de Freitas
3.    E.M. Dr. Gladsen Guerra de Rezende
4.    E.M. Prof. Otávio Batista Coelho Filho
5.    E.M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves


Cássia Bomfim
Prodaub
07/03/14



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Habitação segue com horário especial para atualizar cadastro de inscritos

A Secretaria Municipal de Habitação dará continuidade neste mês de março ao trabalho de atualização das inscrições no cadastro municipal de habitação. A partir de agora, todas as pessoas inscritas podem procurar a Secretaria para realizar a atualização, independente das iniciais dos nomes, como foi feito em fevereiro. O atendimento permanece em horário diferenciado, das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira, no segundo bloco da Prefeitura, piso térreo.
Embora tenha atendido às expectativas da Secretaria de Habitação, com um total de 3.579 inscrições atualizadas, cerca de 75% destes atendimentos foram de pessoas com iniciais de nomes variados, e apenas 25% com iniciais previstas para o mês de fevereiro, o que justifica a mudança no procedimento de renovação do cadastro habitacional. Segundo o secretário de Habitação, Delfino Rodrigues, o objetivo deste trabalho é preparar o cadastro geral de habitação da Prefeitura para os processos de seleção e classificação das famílias para empreendimentos habitacionais futuros.
De acordo com o secretário, já no segundo semestre deste ano será feita a seleção de famílias para o empreendimento Residencial Tocantins, de 576 apartamentos, que estão em construção no bairro Tocantins, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, para rendimento de até R$ 1.600.
A atualização dos dados no cadastro habitacional deve ser feita pelo titular da inscrição ou pelo cônjuge, com comprovação da Certidão de Casamento. O horário diferenciado é apenas para o atendimento de atualizações, sendo que os demais serviços continuarão sendo prestados normalmente das 12h às 17h.

Documentos necessários para a atualização cadastral:
 (originais do titular e do cônjuge)

• RG, CPF e Título Eleitoral
• Comprovante de votação referente à última eleição ou certidão de quitação eleitoral (esta Certidão é emitida pelo Cartório Eleitoral – Av. Vasconcelos Costa, nº 1.646 – ou pelo site www.tse.gov.br)
• Comprovante de estado civil
• Certidão de Nascimento dos dependentes menores
• Carteira de trabalho – assinada ou não
• Contracheque mais recente (em casos de variação salarial apresentar os três últimos)
• Aposentados e pensionista devem trazer comprovante de recebimento do benefício.

6/03/14




Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas