Terceira unidade da Rede Crescer é inaugurada no Mansour

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a convite do prefeito Gilmar Machado, participou, nesta quinta-feira (13), da inauguração da terceira unidade da Rede Crescer, no bairro Mansour, onde também foi reformado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante a visita a cidade, a ministra ainda participou da formatura de alunos do Pronatec.

“Essa é a terceira vez que venho em Uberlândia como ministra. Cumprimento o prefeito Gilmar Machado pela sua trajetória, por uma gestão eficiente e competente. São parcerias como essa que garantem que o trabalho da assistência social chegue a cada ponta do país. E as ações do Governo Federal têm chegado aqui em Uberlândia graças a essa parceria. No início do governo presidente Lula, em 2003, as pessoas também não sabiam o que era o CRAS e hoje temos 7.500 unidades em todo o Brasil, auxiliando no crescimento e desenvolvimento do povo. As pessoas não querem favor, querem condições para crescer”, destacou a ministra Tereza Campello.

Em uma área de 600m² de área construída, na rede Crescer Estação Cidadania Mansour 700 crianças, adolescentes e jovens vão contar com aulas de dança de rua, canto coral, informática, artes marciais, capoeira, educação para vida e núcleo de capacitação profissionalizante. Foram investidos R$ 630 mil na obra e nos equipamentos da unidade.
“Essa inauguração faz parte de um sonho. O CRAS funcionava de forma precária, não tendo nem mesmo internet para os servidores trabalharem. A população não sabia o que era CRAS e nem como poderia ser ajudada pelo equipamento. Melhoramos as condições das estruturas disponíveis, incluindo novos assistentes sociais e psicólogos e podemos atender a todos com qualidade”, salientou o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira.

CRAS

Além das modalidades ofertadas pela Rede Crescer, está integrado à Estação Cidadania um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS que é o espaço destinado a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. O CRAS é o lugar que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos, é a porta de entrada dos usuários da política de assistência social e permite a identificação e estimula potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem na região.
A Rede Crescer é uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, que visa reorganizar, articular e criar serviços socioassistenciais. A Rede Crescer possui três eixos de atuação: o Crescer Conviver, que é um espaço de convivência para pessoas idosas, a partir dos 60 anos, que oferece atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, visando à melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; o Crescer Estação Cidadania, que é um espaço de convivência para crianças, adolescentes e jovens, que oferece serviços de atenção psicossocial, atividades culturais, esportivas e capacitação profissional para o mercado de trabalho; e o Crescer no Bairro, que leva aos bairros os serviços oferecidos pela Rede Crescer como orientações sobre Cadastro Único (Bolsa Família, Pronatec, Tarifa Social de Energia Elétrica), oficinas, brincadeiras, atividades esportivas, apresentações artísticas, dentre outros.
“Agradeço a presença da ministra em Uberlândia e acima de tudo, a visão e a contribuição que tem dado ao desenvolvimento social no Brasil. A presidenta Dilma [Rousseff] é uma governante sensível, que tem compreensão do trabalho e do apoio às comunidades e às famílias, cuidando daqueles que mais precisam e essa também é a nossa preocupação, cuidar de gente. Vamos continuar investindo na cidade, mas sem deixar de cuidar do social”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Serviço:
Unidade da Rede Crescer Estação Cidadania
Endereço: rua Rio Uaupes, 36, Mansour

Joana Araújo
13/03/14


 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas