ULTIMAS DA NOITE -UBERLANDIA MG-Programa “Com licença vou à luta” abre novas perspectivas para mulheres em Uberlândia

Programa “Com licença vou à luta” abre novas perspectivas para mulheres em Uberlândia


 Para melhorar a condição social, por meio da autonomia e inserção no mundo do trabalho, 60 mulheres na faixa de 24 a 65 anos de idade aderiram ao Programa "Com Licença, vou à Luta". O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Antidrogas e de Defesa Social, e o Governo de Minas, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedese) e Defesa Social. O convênio foi assinado no dia 07 de março de 2013. Agora, nesta quarta-feira (12), às 15h no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, acontece o lançamento do Programa para a cidade.

            O objetivo é proporcionar a valorização da mulher e garantir oportunidades de mudança de vida através do trabalho e da profissionalização. A novidade neste processo é o atendimento às mulheres egressas do sistema prisional e as que estão em situação de vulnerabilidade social. Paralelamente, o programa também quer propiciar o retorno aos bancos escolares em busca de novos horizontes com maior possibilidade de renda e conhecimento.

            Serão ministrados cursos de formação divididos em três módulos. O primeiro é voltado para a cidadania, autoconhecimento, autoestima e também como elaborar um currículo. “Esta será a acolhida e o contato psicológico. Elas precisam disso até mesmo para se sentirem seguras”, disse a secretária Flávia Carvalho. No segundo momento, as alunas terão aulas teóricas, de profissionalização e por último, no terceiro módulo, haverá o estágio prático. Os cursos oferecidos são de manicure e estética, manipulação de alimentos e informática para atendimento. Todos com duração de 60 dias e com o certificado de conclusão. O resultado se deve ao trabalho de mobilização e parceria que a equipe municipal tem desenvolvido com empresas privadas, associações e órgãos públicos do município. Fazem parte deste “pool” a Superintendência da Mulher, que é ligada a Secretaria de Governo, o Programa de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp), a Comunidade Terapêutica Ser Livre e a Associação Feminina do Bairro Seringueiras (Afebase). Também haverá no módulo II, a participação do Sebrae, Sine  e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Segundo Flávia Carvalho, no intuito de destinar ainda vagas para as mulheres em situação de risco, foi firmada parceria com outros órgãos, como o Sistema Integrado de Mulher e a Delegacia de Mulher. “Assim formamos uma rede capacitada e bem estruturada para o fortalecimento do programa e sua maior eficácia”, disse. Das 60 vagas disponibilizadas, 53% foram destinadas às mulheres atendidas pela Presp e as outras divididas entre a Afebase e a Ser Livre.
            Todas as participantes já passaram pelo processo de inscrição e já estão aptas para iniciar os módulos. O primeiro módulo terá início imediato, em abril será ministrado o segundo módulo e a previsão de término do processo é em maio, quando será realizada a formatura do grupo.

Abrangência
            Criado pela Sedese em 2011, o programa "Com Licença, Vou à Luta" já contempla cerca de mil mulheres, residentes em 22 municípios. Atualmente os municípios beneficiados pelo Programa são: Alvorada de Minas, Campanário, Campo Azul, Catuti, Espinosa, Francisco Badaró, Gameleiras, Ibituruna, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Josenópolis, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Oratórios, Pirapora, Presidente Juscelino, Sabará, Santa Fé de Minas, Santo Antônio de Itambé e Verdelândia.

Serviço:
O quê: Lançamento do programa “Com licença, vou à luta”
Quando: 12 de março
Onde: Auditório do Centro Administrativo
Horário: 15 horas

Cássia Bomfim
Antidrogas
11/03/2014

clip_image004 

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Projeto de adoção de praças e canteiros cresce 50% em um ano

O projeto Adote uma Praça ou um Canteiro Central ganhou mais visibilidade nos últimos 12 meses, o que possibilitou um aumento de 50% no número de adoções em relação aos anos anteriores. De 20 áreas adotadas, o número passou para 31 nesse último ano. Criado pelo Decreto nº 7383 há 17 anos, o projeto desenvolvido em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos visa à implantação, revitalização e manutenção de áreas verdes no município.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Mendes, o crescimento da cidade eleva também a quantidade de praças e canteiros centrais existentes. “É preciso de parcerias para cuidar desses pontos. Hoje há inclusive uma disputa saudável para a adoção de alguns locais”, contou Mendes, que espera manter o ritmo e ampliar três vezes mais o número de áreas adotadas nos próximos anos.
Os benefícios são vários para quem adota uma praça ou canteiro central, como por exemplo, o embelezamento do entorno do imóvel, a preservação ambiental e a diminuição de gastos públicos. A partir do momento da adoção, o responsável deve arcar com toda a manutenção do ponto. Ele pode executar o próprio projeto de paisagismo do local ou então solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeiam) um projeto paisagístico pronto. As empresas são a maioria dos interessados no projeto, que também permite a participação de pessoas físicas. Também é autorizada a colocação de uma placa no local com a marca da empresa.
“Essa prática é crescente no mundo todo. É a população dividindo a responsabilidade de manter o verde com a instituição pública”, completou Hélio Mendes. Os interessados devem procurar a Semeiam para verificar os locais disponíveis para adoção. A secretaria fica no 3º piso do bloco 2 do Centro Administrativo Municipal.

Fillipe Alves
11/03/14


Biblioteca Municipal comemora Dia do Bibliotecário com diversas atividades

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, instituído no dia 12 de março, a Biblioteca Municipal preparou um mês repleto de atividades culturais, como oficinas, contação de história (veja programação abaixo). Além da programação prevista, a biblioteca ainda oferece, diariamente, serviços ao público que tem deficiência visual. São ações pedagógicas, alfabetização e informática adaptada, datilografia Braille e transcrição de arquivos de textos para arquivos de som. Para os que têm baixa visão, a Biblioteca Municipal oferece o serviço de lupa eletrônica, onde o usuário consegue ler o texto através de uma televisão.
Bibliotecária há mais de 28 anos na Prefeitura, Denise Carvalho também é a administradora da Biblioteca Municipal. Ela conta como foi feita a escolha pela profissão, e os desafios para conseguir a formação. “Tudo começou quando eu estudava na Escola Estadual Messias Pedreiro. Cursava o ensino médio e o professor apresentou diversas profissões, quando vi a função de um bibliotecário, me apaixonei. Como na cidade não tinha graduação para a profissão, me mudei para Belo Horizonte e comecei o curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - atualmente o curso é denominado de Ciência da Comunicação. Quando formei, voltei para Uberlândia. Atualmente sei que, natural da cidade e que seja graduada no ofício, bibliotecária sou somente eu”, contou.  A administradora ressalta ainda que a tarefa do bibliotecário é administrar o serviço da biblioteca e disseminar informação, de forma que, quando o usuário chegue ao local, ele consiga encontrar os assuntos com maior facilidade.
Criada em 1940 e considerada um dos cartões postais da cidade, a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, que homenageia especialmente ao ex-presidente da República, conta com cerca de 250 visitantes diariamente. No local, o público encontra várias opções de entretenimento. Para os amantes da boa leitura, o espaço tem à disposição um acervo de 42 mil obras literárias. Muitos desses livros foram doados à Biblioteca, que aceita obras da literatura brasileira, infanto-juvenil, assuntos diversos, técnicos, auto-ajuda e outros, em bom estado de conservação.
            Para conseguir levar um exemplar para casa por meio de empréstimo, o usuário deve fazer seu cadastro e adquirir a carteirinha. Os maiores de 16 anos precisam apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já os menores têm que estar acompanhados pelo responsável e apresentar a mesma documentação. As fotos são feitas na hora e é cobrada taxa única no valor de R$ 4. São emprestados dois títulos por vez para cada usuário, por um período de 15 dias, que pode ser renovado, caso não haja reserva. São disponibilizados livros infantis, infanto-juvenis e adultos, desde os atuais aos clássicos brasileiros e mundiais.

Endereço: Praça Cícero Macedo, s/n, bairro Fundinho
Telefone: 3234-1600
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h15 às 18h45; e sábados, das 8h15 às 11h45.


Programação das atividades:

Oficina de História Musicada
Mediadora: Cecília Naves Rezende
Dia: 20 de março às 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal

Roda de Leitura
Mediadoras: Gabriela Regina Soncini
Ilma de Moraes
Dia: 25 de março às 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal

Oficina de criação de papel
Mediadora: Cecília Naves Rezende
Dia: 27 de março às 14 h
Local: Biblioteca Pública Municipal

Projeto Costurando a Leitura
Dias: 12,19 e 26 de março das 13h30 às 16h
Locais: Centro de Formação da Divulgação Espírita Cristã – TICOT – Tibery
Centro Educacional do Menor Aura Celeste - Bairro Roosevelt
Dias: 14, 21 e 28 de março de 13h30 as 16h
Centro de Formação Nova Canaã- Bairro Patrimônio

Projeto Contação de Histórias
Grupo Aquarela
Deysemar Carvalho e Heloísa Gomides
Dias 11, 18 e 25/03 - 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal

Atividade Formativa
Núcleo Contadores de História
Dia 19 de março das 08h às 11h30 - 13h30 às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal

Oficina Pintura Em Azulejos
Ministrante: Warley Ladir Resende
Dias: 2ª feiras – Horário especial 9 às 11hs
4ª feiras - 9 às 12h (Adultos)
5ª feiras – 9 às 11h (Crianças)
Local: Biblioteca Pública Municipal

Oficina Dobradura
Ministrante: Deysemar Carvalho
Dia – 12, 19 e 26 de março às 14h
Biblioteca Pública

Projeto Revivendo a história de Uberlândia
Visitação e Palestra
De segundas às sextas-feiras - Das 9 às 11h - Biblioteca Pública
Programação especial para escolas, com agendamento prévio pelo telefone (34) 3234-1600.

Sala Braille Inhazinha Vilela
Biblioteca Pública
Leitura à viva-voz, apoio pedagógico, ampliações, transcrição Braille
Organização: Marcelo Gonçalves de Souza
2ª ,3ª e 5ª - manhã
4ª e 6ª - à tarde
Apoio: Voluntários

Hora do Encontro
Mediadora – Noemia Arantes Morais
Quartas-feiras – 14h

Atividade sensório-motora
Ministrante: Noemia Arantes Morais
4ªs – 16h às 17h

Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais
Apoio: Voluntários e profissionais
De segunda a sexta-feira

Alfabetização Braille para Deficientes Visuais
Ministrantes: Noêmia A. Morais
2ª feira - 13 às 14h e 14h às 15h
3ª feira – 13h30 às 15h
5ª feira – 15 às 16h

Alfabetização Braille Vidente
Mediadora: Soraia Fatima Rezende
6ªs - manhã

Informática Adaptada e Gravações
2ª a 6ª - 8h15 às 13h30
Ministrante - Soraia F. Rezende

Transcrição de arquivos de textos para arquivos de som
(Scanner adaptado)
Mediador – Marcelo Gonçalves de Souza
2ªs às 6ªs

Datilografia Braille
Ministrante – Noemia Arantes Morais
4ªas - 14h às 15h

Paula Maia
Cultura
11/03/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas