Consumo inclusivo é tema de Encontro de Defesa do Consumidor

O consumo inclusivo é um dos temas a serem abordados no 1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que será realizado dias 14 e 15 de março. Segundo Frank Resende, superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, o tema está inserido no projeto “Procon Parceiro”.
Realizado em conjunto entre o Procon, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Uberlândia (Compod) , a proposta de “Inclusão para o Consumo” tem a intenção de provocar a mudança de comportamento de lojistas, empresários e comerciantes para que possam receber de forma adequada todas as pessoas, independentemente da condição física. Será colocada em debate tanto a questão da acessibilidade quanto a forma de recepcionar as pessoas com deficiência. A orientação será direcionada no sentido de que os consumidores sejam bem recebidos e que tenham o acesso facilitado ao consumo.

De acordo com Luciana Moura, assessora da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, foram convidados representantes de cada segmento ligado à deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual, para participarem de três encontros, em que todos contribuíram com ideias e sugestões para serem repassadas aos dirigentes do comércio durante o 1º Encontro de Defesa do Consumidor. “O comerciante precisa ter esse atendimento diferenciado para a pessoa com deficiência. Muitas vezes, a venda é perdida por não perceberem no deficiente um potencial consumidor, e também por não saber a melhor forma de atendê-lo. Uberlândia ainda não está visualizando esse nicho de mercado. O deficiente físico precisa de acessibilidade no estabelecimento, as gôndolas de mercadorias precisam ser da altura adequada para que um cadeirante possa alcançar, o deficiente visual precisa ser direcionado para que chegue ao produto procurado, e o deficiente auditivo precisa do intérprete de línguas”, diz a assessora.
A participação no encontro é aberta ao público em geral e as inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura Municipal de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br). Haverá emissão de certificado. Na sexta-feira (14), no Auditório Cícero Diniz, terá uma palestra discutindo os casos de atendimentos de sucesso ou de insucesso, relacionados à pessoa com deficiência. No sábado (15), na praça Tubal Vilela a partir das 8h, haverá uma tenda da Superintendência da Pessoa com Deficiência para falar sobre o consumo inclusivo. Terão também orientações aos consumidores em geral e atrações culturais.

SERVIÇO:
Dia 14 de março
1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal
Horário:  das 13h às 17h

Dia 15
Comemoração do Dia Internacional do Consumidor
Local: Praça Tubal Vilela
Horário: das 8h às 14h


Teresa Cristina
Procon
07/03/2014


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado