Consumo inclusivo é tema de Encontro de Defesa do Consumidor

O consumo inclusivo é um dos temas a serem abordados no 1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que será realizado dias 14 e 15 de março. Segundo Frank Resende, superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, o tema está inserido no projeto “Procon Parceiro”.
Realizado em conjunto entre o Procon, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Uberlândia (Compod) , a proposta de “Inclusão para o Consumo” tem a intenção de provocar a mudança de comportamento de lojistas, empresários e comerciantes para que possam receber de forma adequada todas as pessoas, independentemente da condição física. Será colocada em debate tanto a questão da acessibilidade quanto a forma de recepcionar as pessoas com deficiência. A orientação será direcionada no sentido de que os consumidores sejam bem recebidos e que tenham o acesso facilitado ao consumo.

De acordo com Luciana Moura, assessora da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, foram convidados representantes de cada segmento ligado à deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual, para participarem de três encontros, em que todos contribuíram com ideias e sugestões para serem repassadas aos dirigentes do comércio durante o 1º Encontro de Defesa do Consumidor. “O comerciante precisa ter esse atendimento diferenciado para a pessoa com deficiência. Muitas vezes, a venda é perdida por não perceberem no deficiente um potencial consumidor, e também por não saber a melhor forma de atendê-lo. Uberlândia ainda não está visualizando esse nicho de mercado. O deficiente físico precisa de acessibilidade no estabelecimento, as gôndolas de mercadorias precisam ser da altura adequada para que um cadeirante possa alcançar, o deficiente visual precisa ser direcionado para que chegue ao produto procurado, e o deficiente auditivo precisa do intérprete de línguas”, diz a assessora.
A participação no encontro é aberta ao público em geral e as inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura Municipal de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br). Haverá emissão de certificado. Na sexta-feira (14), no Auditório Cícero Diniz, terá uma palestra discutindo os casos de atendimentos de sucesso ou de insucesso, relacionados à pessoa com deficiência. No sábado (15), na praça Tubal Vilela a partir das 8h, haverá uma tenda da Superintendência da Pessoa com Deficiência para falar sobre o consumo inclusivo. Terão também orientações aos consumidores em geral e atrações culturais.

SERVIÇO:
Dia 14 de março
1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal
Horário:  das 13h às 17h

Dia 15
Comemoração do Dia Internacional do Consumidor
Local: Praça Tubal Vilela
Horário: das 8h às 14h


Teresa Cristina
Procon
07/03/2014


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas