Novo cemitério de Uberlândia é entregue

foto:uipi.com.br
O Crematório e Cemitério Parque dos Buritis, novo campo santo de Uberlândia, foi entregue na tarde desta segunda-feira (10) pela Prefeitura de Uberlândia. Localizado no bairro Novo Mundo, próximo à BR-050, o novo cemitério conta com uma área de 200 mil m² com possibilidade de expansão para mais 200 mil m². Foram investidos R$ 8 milhões na estrutura que abrange o conceito de parque, tendo sido preservadas mais de 100 espécies nativas.
O cemitério, que já está preparado para o funcionamento imediato, atua sob direito de concessão. Vencedora da licitação, a Construtora Ouro Branco tem 30 anos de experiência no segmento e vai administrar o Parque dos Buritis pelos próximos 25 anos. O cemitério vai gerar mais de 100 empregos diretos na preservação, manutenção e administração.

A capacidade inicial é de 26 mil jazigos duplos, podendo acolher até 52 mil sepultamentos. O espaço vai trabalhar com uma reserva de aproximadamente 7.200 jazigos, nestes 25 anos de concessão, destinada às pessoas sem condições de arcar com os custos dos serviços póstumos. Para isso, é necessária a inscrição no CadÚnico para obtenção da cota. “Há uma concessão estabelecida para a prestação do serviço. Ao mesmo tempo, haverá sepulturas separadas para atender à população mais carente do município. Vamos fazer o acompanhamento da gestão e repassar as informações à população”, informou o prefeito Gilmar Machado.

A estrutura é composta por quatro salas de velório, capela cerimonial praça de convivência, columbário e escritório administrativo. É o primeiro cemitério do interior de Minas Gerais com crematório. Antes, as famílias tinham que se deslocar para outras cidades em Goiás e São Paulo caso optasse pelo serviço. “A partir de agora Uberlândia conta com esse serviço. Temos capacidade de prestar toda e qualquer atividade do ramo funerário, como sepultamento, cremação e velório. Estamos aptos a oferecer um serviço de boa qualidade e com um cuidado muito grande, sem nunca esquecer a parte social e psicológica das pessoas”, informou o sócio-diretor do empreendimento, Haroldo Moreira Felício.

São Pedro e Campo do Bom Pastor

            O novo cemitério de Uberlândia vem para suprir uma demanda que está quase reprimida em função do preenchimento dos espaços nos outros dois cemitérios de Uberlândia. No São Pedro, que fica no bairro Martins, não há mais jazigos disponíveis.  Lá, existem mais de 6,5 mil sepulturas perpetuadas e a aquisição delas acontece somente por particulares.
            Quanto ao Campo do Bom Pastor, no bairro Planalto, a estimativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pelo serviço de luto e administração dos dois cemitérios, é que a vida útil do local se estenda por mais de um ano. Lá, são mais de 34 mil sepulturas utilizadas.
“Estamos realizando algumas ações para reduzir a demanda do Bom Pastor e aumentar sua vida útil. Alguns jazigos são apenas contratados por um determinado período e, caso o proprietário não opte pela compra perpétua, aquele espaço é liberado para novos sepultamentos”, explicou Eduardo Afonso, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Fillipe Alves
10/03/14

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas