Prefeitura assina contratos para construção do Residencial Córrego do Óleo

Destinado a beneficiar 1.600 famílias inseridas na faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, o empreendimento residencial Córrego do Óleo teve os contratos de construção assinados nesta segunda-feira (31). O empreendimento, localizado na região Oeste da cidade, nasce da ação conjunta de vários agentes: Governo Federal, através do programa habitacional; Caixa Econômica Federal, como instituição financeira; Prefeitura Municipal de Uberlândia, como idealizadora; Secretaria de Municipal de Habitação, através do projeto; e as empresas Sodeste, Libe e Marca Registrada como construtoras. As obras devem começar em até 30 dias a partir de hoje.

O empreendimento será implantado em uma área de 83.725,96 m² subdividida em seis lotes residenciais e uma área de recreação pública, a um custo de R$ 104 milhões, cuja prestação de cada habitação será de, no máximo, R$ 80. “As pessoas a serem contempladas terão moradia em uma região muito especial de Uberlândia, com todos os equipamentos e com prazo de 10 anos para pagar. É mais um grande empreendimento habitacional da cidade”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Além dos benefícios proporcionados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, para a aquisição do imóvel próprio, o Córrego do Óleo é um empreendimento diferenciado, pois agrega qualidades superiores aos demais empreendimentos da faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida. Qualidades estas que vêm desde a localização privilegiada, perpassando pela implantação integrada e chegando a uma maior qualidade espacial dos apartamentos, cuja área é de aproximadamente 40m². “São mais de 40 mil cadastrados e no primeiro semestre de 2014 vamos começar a selecionar as famílias seguindo os critérios de seleção do programa federal. A previsão é que finalizemos a seleção até o primeiro semestre do próximo ano e façamos a entrega das chaves no final de 2015”, explicou Delfino Rodrigues, secretário municipal de Habitação.
Sua localização privilegiada abrange no seu entorno mais de 30 estabelecimentos públicos, o Terminal Planalto, o Parque Linear do Córrego do Óleo e o  Subcentro Luizote de Freitas. Além dessa estrutura urbana já existente, também está prevista a construção de mais duas escolas e uma unidade de saúde nas quadras adjacentes ao empreendimento, para as quais a população poderá ir a pé. “Além da contratação das construtoras, o papel da Caixa agora é acompanhar as obras, para que sejam entregues junto com os novos equipamentos educacionais e de saúde no prazo estabelecido, que é de 18 meses”, informou Clayton Rosa Carneiro, superintendente regional da Caixa Econômica Federal.

Integração

Com a implantação integrada, proporcionada pelo acesso livre e a interligação das vias dos condomínios, será permitido o acesso e trânsito de veículos de serviço, como caminhões de mudança, carro de bombeiros e viaturas policiais, que dentre outros benefícios viabilizarão junto ao Dmae a realização da medição individualizada do consumo de água e a manutenção da rede interna, diminuindo os custos de manutenção para os futuros moradores.
Outra melhoria substancial proporcionada pela implantação integrada foi a congregação dos equipamentos de lazer em uma praça central acessível aos seis condomínios e pela via pública, onde serão construídas academias ao ar livre, playgrounds, pista de street skate e quadra poliesportiva.
Embora a implantação dos seis condomínios e da área de recreação pública aconteça de forma integrada, o projeto preocupou-se em proporcionar a privacidade entre os blocos e as áreas comuns. Esta qualidade foi obtida primordialmente através da adoção de afastamento frontal mínimo de 18 metros entre fachadas com janelas entre blocos distintos, e o uso de afastamento de 5 metros entre as faces das janelas de um mesmo bloco. Nas regiões em que não foi possível atingir tais distâncias, a privacidade é assegurada através dos taludes e do cultivo de vegetação de maior porte. Estes parâmetros são de fundamental importância para a ventilação e a insolação.

Arquitetura

Vistas todas estas qualidades urbanas, com a arquitetura não poderia ser diferente. Distribuídas em 50 Blocos com 32 apartamentos cada, as habitações apresentam soluções de projeto fundamentadas nos sete conceitos do “Universal Design”, que teve como objetivo a definição dos ambientes que permitem adequações que contemplem toda a diversidade humana: desde crianças, adultos altos e baixos, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Além do desenho universal, o projeto dos apartamentos também melhora a qualidade da convivência da família, pois apresenta soluções de privacidade, de circulação e de ambiência; como por exemplo: os móveis da sala podem ser dispostos em dois ambientes, um reservado às refeições e outro ao estar; os quartos e banheiro são precedidos por corredor que aumentam a privacidade; e a área de serviço juntamente com a cozinha ficam fora da visão daqueles que estiverem nos outros ambientes, diminuindo os ruídos e exposições indesejáveis, e com isso, permitindo que as famílias recebam seus parentes e amigos com conforto e tranquilidade.

Wangela Jacinto e Filipe Alves
Habitação
31/03/2014



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas