Caravana Antidrogas está repleta de atividades durante todo o mês

Agenda lotada neste mês de março para as atividades desenvolvidas pela Caravana Antidrogas, da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social. A secretaria pretende, através do programa Papo Legal, proporcionar atividades interativas, com meninos e meninas, pais e responsáveis, educadores e comunidade sobre a prevenção ao uso e abuso de entorpecentes e drogas lícitas.

            A equipe da Caravana, composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, fará palestras, gincanas e atividades lúdicas visando formar multiplicadores de ações que contribuem com o combate eficaz ao uso de drogas.

Para completar a equipe, este ano, a Secretaria Antidrogas ganhou reforço com a presença do mascote “Leozinho”, que tem proposta de reforçar para as crianças e adolescentes a conscientização sobre o uso de álcool e drogas. Além de fazer a alegria da garotada, o boneco distribui folders e folhetos informativos sobre os malefícios causados pelo uso das drogas.
Os encontros são realizados informalmente e de forma interativa, com metodologia e linguagem atrativas. Os trabalhos contam ainda com oficinas de dança, capoeira, artes e teatro. No projeto é utilizada uma linguagem informativa, interativa e de fácil aceitação pelos adolescentes. Para isso são realizadas palestras que despertam o interesse e a participação desse público para o tema proposto.
            “Nas palestras do Papo Legal sempre nos atentamos sobre a adequação a faixa etária, que pode variar de 6 a 18 anos. Em alguns casos, nossas palestras são direcionadas a um público que já utiliza o álcool ou que tenha experimentado as drogas. Mas em todas as situações, a equipe mostra através de vídeos e conversa com os participantes, diálogos pontuais sobre os riscos que a droga acarreta na vida do indivíduo”, conta a psicóloga da Caravana, Maria de Lourdes Pereira Costa.
A psicóloga ressalta que além das crianças e adolescentes, o Papo Legal conversa também com os grandinhos. “Acreditamos que a prevenção é feita dentro do convívio familiar e na escola, então proporcionamos aos servidores e aos pais que estão presentes no dia a dia destes jovens, a saber, identificar os casos de uso, ou mesmo orientar estas crianças e adolescentes”, diz.
            Segundo a diretora Antidrogas, Regina Helena Borges, o sucesso da Caravana no ano passado possibilitou que a agenda deste ano esteja repleta de atividades. “Atualmente, são as instituições públicas e privadas que nos procuram para comparecermos a estes locais e passarmos o recado. Graças ao bom trabalho de toda equipe, este ano estamos com nossas agendas completas, com atividades no período da manhã e da tarde”, contou. A diretora informa que qualquer empresa ou instituição pública que quiser a presença da Caravana Antidrogas, basta solicitar pelo email diretoriaantidrogas@uberlandia.mg.gov.br, ou pelo telefone (34) 3239-2736.

Programação de março

11 de março às 08h e 13h30 na Casa Guarani - Rua da Polca, 591 - bairro Guarani
      Às 18h no CRESCER Protetivo - Avenida Rondon Pacheco, 1501 - bairro Lídice

12 de março, às 08h, no Centro Educacional Do Menor Aura Celeste - Rua Osmar Sales Monteiro, 360 - bairro Roosevelt
Às 14h, na Associação do Câncer

13 de março às 08h e 14h na Fundação Aprendizagem Desenvolvimento Social Menor (FADESOM) - Rua Osmar Sales Monteiro, 360 - bairro Roosevelt

14 de março, às 08h, no Centro Evangélico de Apoio a Criança (CEAC) – Av. Atlântica, 975 - bairro Roosevelt

18 de março, às 08h e 14h, na Casa do Menor Nova Canaã – Rua da Carioca, 1135 - bairro Copacabana

19 de março, às 08h, na Instituição Divulgação Espírita Cristã - Av. Ásia, 763 - bairro Tibery

20 de março, às 08h e 14h, no Centro de Formação São Francisco de Assis – Rua Lídia, 1316 - bairro Canaã

21 de março, às 08h e 14h, no Centro Espírita Obreiros do Bem – Rua Péricles Vieira Mota, 300 A - bairro Santa Mônica

25 de março, às 13h30, na Divulgação Espírita Cristã - Av. Ásia, 763 - bairro Tibery

26 de março, às 08h30, no CRESCER do bairro São Jorge

27 de março, às 14h, na Escola CAIC Guarani.

Paula Maia
Antidrogas
06/03/201

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas