Caravana Antidrogas está repleta de atividades durante todo o mês

Agenda lotada neste mês de março para as atividades desenvolvidas pela Caravana Antidrogas, da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social. A secretaria pretende, através do programa Papo Legal, proporcionar atividades interativas, com meninos e meninas, pais e responsáveis, educadores e comunidade sobre a prevenção ao uso e abuso de entorpecentes e drogas lícitas.

            A equipe da Caravana, composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, fará palestras, gincanas e atividades lúdicas visando formar multiplicadores de ações que contribuem com o combate eficaz ao uso de drogas.

Para completar a equipe, este ano, a Secretaria Antidrogas ganhou reforço com a presença do mascote “Leozinho”, que tem proposta de reforçar para as crianças e adolescentes a conscientização sobre o uso de álcool e drogas. Além de fazer a alegria da garotada, o boneco distribui folders e folhetos informativos sobre os malefícios causados pelo uso das drogas.
Os encontros são realizados informalmente e de forma interativa, com metodologia e linguagem atrativas. Os trabalhos contam ainda com oficinas de dança, capoeira, artes e teatro. No projeto é utilizada uma linguagem informativa, interativa e de fácil aceitação pelos adolescentes. Para isso são realizadas palestras que despertam o interesse e a participação desse público para o tema proposto.
            “Nas palestras do Papo Legal sempre nos atentamos sobre a adequação a faixa etária, que pode variar de 6 a 18 anos. Em alguns casos, nossas palestras são direcionadas a um público que já utiliza o álcool ou que tenha experimentado as drogas. Mas em todas as situações, a equipe mostra através de vídeos e conversa com os participantes, diálogos pontuais sobre os riscos que a droga acarreta na vida do indivíduo”, conta a psicóloga da Caravana, Maria de Lourdes Pereira Costa.
A psicóloga ressalta que além das crianças e adolescentes, o Papo Legal conversa também com os grandinhos. “Acreditamos que a prevenção é feita dentro do convívio familiar e na escola, então proporcionamos aos servidores e aos pais que estão presentes no dia a dia destes jovens, a saber, identificar os casos de uso, ou mesmo orientar estas crianças e adolescentes”, diz.
            Segundo a diretora Antidrogas, Regina Helena Borges, o sucesso da Caravana no ano passado possibilitou que a agenda deste ano esteja repleta de atividades. “Atualmente, são as instituições públicas e privadas que nos procuram para comparecermos a estes locais e passarmos o recado. Graças ao bom trabalho de toda equipe, este ano estamos com nossas agendas completas, com atividades no período da manhã e da tarde”, contou. A diretora informa que qualquer empresa ou instituição pública que quiser a presença da Caravana Antidrogas, basta solicitar pelo email diretoriaantidrogas@uberlandia.mg.gov.br, ou pelo telefone (34) 3239-2736.

Programação de março

11 de março às 08h e 13h30 na Casa Guarani - Rua da Polca, 591 - bairro Guarani
      Às 18h no CRESCER Protetivo - Avenida Rondon Pacheco, 1501 - bairro Lídice

12 de março, às 08h, no Centro Educacional Do Menor Aura Celeste - Rua Osmar Sales Monteiro, 360 - bairro Roosevelt
Às 14h, na Associação do Câncer

13 de março às 08h e 14h na Fundação Aprendizagem Desenvolvimento Social Menor (FADESOM) - Rua Osmar Sales Monteiro, 360 - bairro Roosevelt

14 de março, às 08h, no Centro Evangélico de Apoio a Criança (CEAC) – Av. Atlântica, 975 - bairro Roosevelt

18 de março, às 08h e 14h, na Casa do Menor Nova Canaã – Rua da Carioca, 1135 - bairro Copacabana

19 de março, às 08h, na Instituição Divulgação Espírita Cristã - Av. Ásia, 763 - bairro Tibery

20 de março, às 08h e 14h, no Centro de Formação São Francisco de Assis – Rua Lídia, 1316 - bairro Canaã

21 de março, às 08h e 14h, no Centro Espírita Obreiros do Bem – Rua Péricles Vieira Mota, 300 A - bairro Santa Mônica

25 de março, às 13h30, na Divulgação Espírita Cristã - Av. Ásia, 763 - bairro Tibery

26 de março, às 08h30, no CRESCER do bairro São Jorge

27 de março, às 14h, na Escola CAIC Guarani.

Paula Maia
Antidrogas
06/03/201

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado