Geração de emprego em Uberlândia cresce 163% em fevereiro

O desempenho de Uberlândia na geração de empregos em fevereiro de 2014 foi 163% superior ao verificado no mesmo mês do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram criados 1.803 novos postos de trabalho, contra as 684 vagas geradas no mesmo período do ano passado.
            Os grandes investimentos feitos na cidade contribuíram diretamente para este crescimento, como a instalação de uma nova unidade do Bahamas supermercados, a ampliação da equipe da fábrica da Ambev, a vinda da rede de departamento Havan, entre outros.

“Esse é o resultado do trabalho da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que investe tanto na captação de grandes empresas que geram emprego em massa e proporcionam aumento de renda da população, quanto no fomento das empresas já instaladas. Especialmente, desenvolvemos o Pró-Micro, programa de desenvolvimento da micro e pequena empresa - segmento responsável por mais da metade dos empregos registrados em carteira na cidade - consolidando Uberlândia como referência na atração de negócios e desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.

O Caged apontou que Minas Gerais gerou, em fevereiro deste ano, 22.714 novos postos de trabalho, enquanto no mesmo período de 2013, foram criados 9.924. É um aumento de 128,8%. Uberlândia se destacou como a terceira cidade do Estado na geração de emprego, ficando atrás de Belo Horizonte, com 5.663, e Nova Serrana, com 1.834 vagas.
No Brasil, 260.823 empregos formais foram criados em fevereiro. O resultado é 111% superior ao registrado em fevereiro do ano passado, quando foram criados 123.446 mil postos.

Qualificação profissional
           
            Os investimentos dos últimos meses contribuíram consideravelmente para a criação de empregos formais e novas oportunidades. Esses investidores procuram a cidade pela infraestrutura adequada e por considerar que Uberlândia possui mão de obra qualificada para preencher o quadro profissional.
Em Uberlândia, o Pronatec, executado em parceria com o Governo Federal, ganhou forte adesão em pouco mais de um ano. Em 2012, a oferta chegava a 306 vagas e em 2014 esse número foi ampliado em 1.600%, passando para mais de cinco mil vagas ofertadas num investimento de R$ 4,7 milhões. O Pronatec em Uberlândia dispõe de 88 cursos de diversas áreas, como turismo, construção civil, moda, panificação e mecânica industrial. 
            Na última quinta-feira (13), mais 1.360 alunos do Pronatec se formaram, estando prontos para ingressarem no mercado de trabalho. Em setembro de 2013, outros 2.634 alunos de 29 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também concluíram seus cursos no Pronatec.

Joana Araújo
Des. Econômico
18/03/2014

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas