Secretaria de Finanças orienta contribuintes sobre o IPTU


Com o objetivo de orientar os contribuintes sobre as dúvidas em relação ao IPTU, a Secretaria Municipal de Finanças listou os casos mais frenquentes com as respostas para cada uma. Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começaram a ser encaminhados para os contribuintes. Até o fim de março todos os contribuintes já devem estar com o carnê de 2014 em mãos.

Apesar de ser a segunda cidade mineira mais populosa, Uberlândia é a que tem a menor média da receita por habitante e a quarta com a menor arrecadação do IPTU entre as cinco maiores do Estado. Toda a receita entra para o caixa único da prefeitura e os investimentos acontecem nas várias áreas, levando em conta setores como saúde e educação, que devem ter um mínimo reservado para a aplicação dos recursos. Uberlândia tem uma poupulação de 646.673 habitantes (segundo o IBGE) e 284.308 imóveis, sendo 226.030 prediais e outros 58.278 territoriais.


Perguntas mais frenquentes sobre o IPTU

1)     Não recebi meu carnê do IPTU, o que devo fazer?
No  caso o carnê não chegar à residência, o contribuinte pode retirar a segunda via pelo Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br) ou se dirigir à plataforma de atendimento que fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, bloco II, em frente aos bancos. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

2)     Meu endereço mudou, qual o procedimento?
A alteração de endereço deve ser feita através da plataforma de atendimento, munido com documentos de identificação.

3)     Sou um contribuinte isento e recebi o carnê,  o que fazer?
Caso o contribuinte esteja enquadrado na isenção, dirigir-se ao protocolo, que fica em frente à plataforma de atendimentos, munido com carnê e cópia do CPF e Identidade e preencher requerimento. O requerimento está disponível no portal da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br, clicar em serviços, depois em consultas e requerimentos, depois assuntos diversos/pessoa física.

4)     Tenho dúvida sobre o valor cobrado e a área construída que consta em meu IPTU.  
Procurar a plataforma de atendimento, com o carnê do IPTU e documentos pessoais. Caso seja necessário, fazer a solicitação de revisão de valores atráves de protocolo, que deve ser feita até em 30 dias contados do vencimento da primeira parcela, que é em 10/04, ou da parcela única, que vence em 30/04.

5) Quero pagar com desconto, até que data posso fazer?
O vencimento da primeira parcela do IPTU ocorre em abril. O pagamento poderá  ser parcelado em até seis vezes e o valor mínimo para ser parcelado é de R$ 58.
O contribuinte também poderá optar por pagar em parcela única com desconto de 10%. Para isso, deve quitar o valor total até o dia 10 de abril (quando vence a primeira parcela). Também poderá pagar até o dia 30 de abril em parcela única, porém sem desconto.

6) Quais taxas são inclusas na cobrança de IPTU?
As taxas inclusas na cobrança são de coleta de lixo, conservação e contribuição de água e esgoto, além do imposto. No caso dos imóveis territoriais, a taxa de coleta não é cobrada.

7)     Tenho outras dúvidas que não estão relacionadas aqui, onde devo ligar?
Ligar nos telefones  3239-2789 ou 3239-2800.



Finanças
Teresa Cristina
26/03/14

 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas