Município e Certi assinam contrato para projeto de Parque Tecnológico


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, assinou nesta segunda-feira (31) contrato com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Santa Catarina, visando o desenvolvimento de projeto para a implantação do Parque Tecnológico de Uberlândia. O ato marca o primeiro passo do governo municipal para instalar o futuro empreendimento, que colocará a cidade como referência em tecnologias inovadoras.
A assinatura do contrato ocorreu no salão de reuniões do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Gilmar Machado. O documento foi assinado pelo secretário Stoessel Vinhas e pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios, Eduardo Rezende, que representou a fundação.

Através do contrato, será possível a confecção do projeto, que conterá um estudo de viabilidade técnica do empreendimento. A empresa, especializada em implantação de parques tecnológicos, e com atuação em vários estados brasileiros, terá nove meses para desenvolver o trabalho. Por esse estudo, será possível à Prefeitura, futuramente, celebrar convênios com os órgãos federais e estaduais ligados à ciência, tecnologia e inovação, buscar recursos para a implantação, e instalar, definitivamente, o parque.

“Hoje é um dia especial porque pudemos assinar o contrato com a Fundação. Minas Gerais é um estado que desenvolve experiências tecnológicas bem sucedidas e isso já acontece em várias cidades, e Uberlândia não poderia ficar de fora”, disse o prefeito Gilmar Machado, ao referir-se ao ato, após assinar o contrato como testemunha. A implantação do futuro parque tecnológico envolverá o poder público, as academias, em especial a Universidade Federal de Uberlândia, e o empresariado uberlandense.
Ao falar sobre a importância do ato, o secretário Stoessel Vinhas citou uma frase de Isaac Newton, cientista e físico inglês (1642-1727), que acerca de suas descobertas, dizia: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Stoessel quis com a afirmação dizer que a implantação do parque tecnológico é uma luta histórica, que vem há muitos anos, passando pela universidade, por administrações passadas e pelo empresariado, e que agora, com o esforço de todos, estará se concretizando.
Em entrevista à imprensa, após a assinatura do contrato, o secretário informou que o estudo é que apontará o local onde o parque será implantado, bem como as medidas necessárias para a sua implantação.  “Há várias áreas”, indicou Stoessel, citando-as, mas sem opinar por quais delas. “Essa, o estudo é que vai indicar, porém todas são importantes dentro do ecossistema de inovação”, sintetizou.

Conceito

Parque tecnológico, segundo seu conceito comum, “se constitui uma área física delimitada, urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia, próximo às universidades, com o objetivo de aproveitar a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios”. Seu papel preponderante é “prover inteligência, infraestrutura e serviços necessários ao crescimento e fortalecimento das empresas intensivas em tecnologia, trazendo para a cidade geração de empregos e inovação”.


Pedro Popó
Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia
31/03/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas