ULTIMAS NOTICIAS DE UBERLÃNDIA MG


Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial‏     

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com a OAB e movimentos sociais, promovem um café da manhã com reflexão, nesta sexta-feira (21), às 9 horas na sede da Supir.
Diante de situações ainda verificadas no cotidiano envolvendo preconceitos raciais, como o caso vivenciado recentemente por um jogador do Uberlândia Esporte Clube, a Supir e o Compir pretendem fazer uma reflexão acerca do assunto e elaborar um documento a ser encaminhado aos órgãos institucionais e à sociedade civil.

O quê: Reflexão sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Quando: 21 de março
Onde: Sede da Supir -  Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 728, bairro Lídice

Horário: 9 horas


           
Prêmio Mulher Alfa homenageia servidoras municipais
ROSANGÊLA PANIAGO-SECRETÁRIA DE GOVERNO



             Durante todo o mês de março a Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Superintendência da Mulher, está promovendo diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O auge dessa comemoração foi a segunda edição do Prêmio Mulher Alfa, realizado na tarde desta quarta-feira (19). O objetivo do prêmio é valorizar a mulher no serviço público, destacando-as como essenciais no desenvolvimento dos trabalhos.
            “Esse prêmio é uma forma de valorizar as mulheres servidoras. Que todas, mesmo as que não estarão aqui na frente, se sintam homenageadas. Que todas possam continuar com essa determinação, com o diferencial que toda mulher tem”, salientou a secretária de Governo, Rosângela Paniago.
            O evento começou com duas palestras motivacionais com o tema “Outro caminho é possível”, ministrada pela secretária de Educação, Gercina Novais, e Andréa Magnino. Ambas destacaram a importância de a mulher ter voz ativa e controle em suas vidas, citaram os números de casos de violência contra a mulher e como entidades auxiliam e defendem as vítimas de agressão.
            Na sequência, as 25 mulheres escolhidas por cada secretaria e autarquia municipais receberam o prêmio das mãos do prefeito e de seu respectivo secretário. A servidora da secretaria de Educação Vânia Gomes trouxe toda a família para prestigiar a entrega do prêmio. “Vieram meus filhos, netos e amigos para esse momento que me deixou muito feliz. Me sinto muito honrada. Mostra que vale a pena ser honesta, vale a pena meu trabalho”, disse orgulhosa Vânia, servidora há 19 anos.
            Escolhida pelos colegas e cumprimentada por servidores de várias secretarias, Neivia Galles, da Secretaria de Comunicação, agradeceu a indicação para o prêmio. “Fico feliz por ter sido escolhida. É um incentivo para continuar a trabalhar e ainda mostra que tenho muitos amigos”, contou bem humorada.
O que é a Mulher Alfa? É a mulher de hoje, que é capaz de cuidar da família, sem abandonar seus desejos e sua carreira profissional. “Fizemos questão de homenagear as servidoras, pois muitas delas passam a maior parte do tempo aqui na Prefeitura, ajudando a cidade crescer. Esse é apenas um símbolo do reconhecimento do trabalho e esforço de cada uma delas”, disse o prefeito Gilmar Machado.


Joana Araújo
Governo
19/03/2014


Prefeitura inaugura Emei no bairro Jardim América

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quarta-feira (19), a Emei Professor Sérgio Aparecido da Silva, no bairro Jardim América. A nova unidade oferta 280 vagas, que atenderão crianças de berçário (4 meses) até 5 anos de idade. A unidade tem 1.118,48 m² de área construída e conta com oito salas de educação infantil. A unidade está situada na Rua Dr. Vivalde Cunha, 25, no bairro Jardim América.
            As crianças serão atendidas com o mesmo ensino de qualidade oferecido nas escolas da rede pública municipal, nos turnos manhã, tarde ou em regime integral. A inauguração da Emei Professor Sérgio Aparecido da Silva representa o empenho da Administração municipal em zerar o déficit educacional na cidade, garantido educação de qualidade e tranquilidade aos pais.
            A comerciante Dinair Soares mora no próprio bairro e agora matriculou o filho de 04 meses na escola. Ela elogiou a unidade e disse estar satisfeita com a qualidade do ensino no município. “Agora posso deixar ele aqui enquanto trabalho. A unidade veio para ajudar muitas famílias aqui do bairro. As crianças têm um ótimo acompanhamento, tanto na educação, quanto na alimentação”, ressaltou.
A escola foi viabilizada a partir do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância do Governo Federal, em parceria com o município. Este programa surgiu a partir da necessidade de implementação das metas, no que tange à Educação Infantil, definidas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).
A construção possibilitou a ampliação de vagas atendendo as demandas dos bairros Jardim América, Satélite, Pacaembu, Liberdade, Santa Rosa, Marta Helena e adjacências.
O prefeito Gilmar Machado ressaltou que a nova unidade possibilitou zerar a demanda por vagas para crianças naquela região. “O nosso compromisso é fazer com que todas as crianças tenham oportunidade ao ensino. Temos comprometimento com o direito de todos os cidadãos, garantindo educação de qualidade a todas as crianças de Uberlândia”, disse.
“Quando se oferece uma escola com um espaço físico como este, com qualidade e beleza, nós nos sentimos gratificados com o retorno da população. São mães e pais agradecidos por terem onde deixar o filho para estudar”, mencionou a secretária de Educação, Gercina Novais.
No ano passado, Uberlândia viveu uma fase de grandes investimentos na educação municipal. Em 2013, o déficit na rede municipal foi amenizado com a criação de cerca de duas mil vagas tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental. De acordo com o Educacenso, definido pelo Ministério da Educação (MEC) como “uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro”, o número de alunos municipais em Uberlândia era de quase 54 mil em 2012, número que chegou a cerca de 56 mil em 2013.
No mesmo ano, foi inaugurada no bairro Presidente Roosevelt a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Eurípedes Rocha que ofereceu 220 vagas para crianças de berçário (4 meses) até 5 anos de idade. A unidade funciona em um espaço que antes era utilizado pela Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Polivalente) e estava abandonado. A reforma durou quatro meses e foram investidos R$ 900 mil na área de mais de 13 mil metros quadrados. Também foram criados quatro anexos das Emeis Maria Pacheco, Maria Beatriz e dos bairros Planalto e Mansour. Ainda em 2013, foram empossados na rede de ensino, 2.617 profissionais. Foram nomeados 986 profissionais, entre efetivos e comissionados e 1.631 contratados de processo seletivo. O reforço na rede foi para atender a necessidade de ampliação de vagas.
           
           
Homenagem

O nome da escola foi escolhido devido à relevância da atuação do professor Sérgio Aparecido da Silva, que se destacou por sua incansável dedicação com alunos e professores da rede municipal de ensino de Uberlândia. O professor nasceu no Estado de São Paulo e se formou na Faculdade Barão de Mauá, licenciado no curso de História. Veio morar em Uberlândia a partir de 1985, quando constituiu família e começou a licenciar como professor em diversas escolas estaduais. Posteriormente, passou no concurso publico da Prefeitura e foi efetivado na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro.
Sérgio Aparecido faleceu com 48 anos, no ano de 2010. Toda a família esteve presente na inauguração da escola, e recebeu homenagens do prefeito e da secretária de Educação. “Ele tinha um compromisso com a educação, a paixão dele era lecionar. Hoje, essa homenagem vem coroar tudo que ele fez pela cidade, e plantou aqui”, disse, emocionado, o irmão de Sérgio, Celso Luiz da Silva.

Paula Maia
Educação
19/03/2014


Uberlândia passa a integrar a mais nova região homologada para produção do queijo Minas Artesanal



A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, conseguiu colocar o município dentro da mais nova região para produção do queijo Minas Artesanal. Juntamente com Uberlândia, os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria e Tupaciguara passam a formar a sexta região produtora de Queijo Minas Artesanal do Estado. As outras cinco regiões reconhecidas que mais produzem o queijo em Minas são: Canastra, Serro, Araxá, Cerrado e Campo das Vertentes.
No Triângulo Mineiro existem cerca de 1,3 mil produtores de queijo artesanal, e com a homologação da região produtora de Queijo Minas Artesanal, os produtores serão beneficiados com trabalho e renda. Para a produção desse tipo de queijo, existem algumas características que são levadas em consideração, como o clima, altitude, histórico, entre outros.
            A certificação cria mais uma alternativa de trabalho para os pequenos produtores de leite da Agricultura Familiar da região de Uberlândia e do Triângulo Mineiro, gerando emprego, melhoria de renda e qualidade de vida.
            Segundo a secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli, em Uberlândia existem diversos pontos positivos para se conquistar o mercado. “O que o município conseguiu é o reconhecimento do trabalho, da história e da cultura de nossa região na produção do queijo tipo Minas Artesanal e a nossa capacidade técnica para essa produção”, disse. A região tem condições favoráveis para a produção e a Secretaria dispõe de equipe própria de inspeção, de acordo com o Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), o que garante o mesmo efeito técnico e legal do Ministério da Agricultura que também faz a inspeção.
           

Normativa do Estado

Ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou convênio com o Governo de Minas Gerais para colocar em prática novos critérios para facilitar o registro de queijos artesanais tradicionalmente produzidos a partir de leite cru. A nova instrução normativa confirma as ações já adotadas em Minas para incentivar a expansão comercial do queijo nacionalmente, sem abrir mão das normas de qualidade. Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de instituições a ela vinculadas - Emater e IMA - são adotadas medidas de combate à clandestinidade e informalidade, através do registro e da vigilância em todo o Estado. Com a publicação do ato, o produtor mineiro desse tipo de queijo, maturado em período inferior a 60 dias, poderá comercializar seu produto por todo o país.

Antes da revisão da norma, a comercialização estava restrita a queijarias situadas em região de indicação geográfica e propriedades certificadas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Além da redução do prazo de maturação, órgãos do Governo Estadual irão atuar em parceria para a inspeção, descentralizando e facilitando o processo de certificação. A norma estabelece tempo de maturação de 17 dias para o tipo “Serro” e 22 para o “Canastra” de fazer o Queijo Minas Artesanal.


Espetáculo teatral oferece recurso para deficientes visuais



O Teatro Rondon Pacheco sedia amanhã (20) às 14h e na sexta-feira (21) às 19h o espetáculo Piba e o mundo em preto e branco. Com foco no público infantil e na inclusão, a peça retrata a história de uma garotinha com problema congênito de visão. O espetáculo trabalha com o teatro de sombras em alusão a baixa acuidade visual da protagonista que enxerga o mundo em preto e branco.
A primeira apresentação, que acontece nesta quinta, é reservado para alunos de duas escolas públicas e 10 pessoas deficientes visuais que vão assistir à peça por meio de um equipamento de audiodescrição, pelo qual uma pessoa narra as cenas.
Já na sexta-feira, o espetáculo é aberto ao público com entrada franca. Para assitir à peça, os interessados devem retirar os convites no guichê do teatro Rondon Pacheco das 8h às 18h.
Piba e o mundo em Preto e Branco fez sua estreia em 2012 em Belo Horizonte e no ano seguinte ganhou os prêmios Cena Minas e Myriam Muniz.

Fillipe Alves
19/03/14


Festival Futel de Judô de Base será neste sábado no Centro de Bairro Lagoinha


Neste sábado, dia 22, a Futel realiza o primeiro Festival Futel de Judô de Base no Centro de Bairro Lagoinha. “Esta é uma competição de aprendizado, onde os alunos têm o primeiro contato com o formato e as regras de uma competição”, explica o professor de judô Danilo Vieira.
O Festival terá a participação de cerca de 60 alunos entre crianças e adolescentes e começa às 9h30 no Centro de Bairro Lagoinha.
“É muito importante a realização de festivais, de competições como essa, onde reunimos os pais, a comunidade para presenciar o progresso dos nossos alunos na iniciação esportiva e também é um estimulo para as crianças terem sua dedicação reconhecida”, comentou Zezinho Mendonça, diretor geral da Futel.

Serviço:

Evento: Festival Futel de Judô de Base
Data: 22 de março
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Centro de Bairro de Lagoinha (Rua Pio XII, sem número)

19/03/14



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 288


Distrito Tapuirama recebe novas placas de ruas



Atendendo a uma antiga demanda da comunidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), em parceria com a Secretaria de Governo, por intermédio da Superintendência de Operações dos Distritos, inicia a partir desta quinta-feira (20) a troca de todas as placas de rua do Distrito de Tapuirama. O trabalho está programado para ser feito em três dias úteis. Segundo Vera Braz, coordenadora do Núcleo de Identificação de Logradouros da Settran, as placas estão em novo formato, já adotado nos bairros em Uberlândia, contemplando informações do nome de cada rua. Serão colocadas aproximadamente 100 placas no distrito.
“Esse trabalho reforça a preocupação da Prefeitura de Uberlândia não só com a área urbana mas também com a zona rural, que ficava em segundo plano. Agora temos dispensado uma atenção especial aos distritos de Uberlândia”, ressalta Alexandre Andrade, Secretário de Trânsito e Transportes. Os outros três distritos também irão receber o mesmo atendimento.


Teresa Cristina
Trânsito e Transportes
19/03/2014




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas