Prefeitos definem composição de Região Metropolitana


Prefeitos, vice-prefeitos e representantes da comissão regional que trabalha para a implantação da futura Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba definiram hoje (quarta-feira, 12), em Uberlândia, que a criação dessa nova área de integração será formada, inicialmente, com 16 municípios. A proposta foi aprovada no encontro das lideranças, ocorrido no gabinete do prefeito Gilmar Machado, também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), encerrado no início desta noite. Duas propostas estiveram em discussão. A primeira, que foi aprovada, e a segunda, sugerindo que a RMTM seja formada por um número maior de municípios. Na Assembleia Legislativa já tramita um projeto de lei criando a RMTM com 66 municípios.

A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, encarregada pelo prefeito Gilmar Machado, de dialogar com os outros municípios. A comissão debate um estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que aponta a viabilidade da iniciativa. Porém, conforme ficou decidido, embora a RMTM seja composta, inicialmente, de 16 municípios, após a sua implantação, esse número poderá ser ampliado, de forma que contemple as outras localidades. “Isso significa que os 66 municípios poderão, futuramente, estarem integrados à região metropolitana”, explicou o secretário de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Stoessel Vinhas.

Com a decisão, hoje, as lideranças deverão voltar a se reunir no dia 20 de março, às 15h, em Uberlândia, desta vez com lideranças empresariais e municipalistas em lugar ainda a ser definido, e em seguida com deputados federais e estaduais da região, a fim de que todas as lideranças possam atuar em consenso com a proposta.

Durante o encontro, o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Antônio Oliveira, apresentou as duas propostas, tendo os participantes manifestado sobre cada uma delas. Para o prefeito Gilmar Machado, que colocou as propostas em votação, agora é a comissão agir com rapidez, a fim de que a criação da Região Metropolitana seja votada ainda neste semestre. Do mesmo raciocínio compartilha o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que preside a Amvale. Segundo ele, o envolvimento das lideranças empresariais no processo será fundamental. O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correia, entende que a decisão foi acertada e que a projeto seja levado à discussão com os outros segmentos.

A comissão que debate a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro é formada por representantes das cinco associações microrregionais de municípios que compreendem o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. São elas: Amvap, Amvale, Amvarig, Amapla e Amapar. Além de Gilmar Machado, Paulo Piau e Luiz Pedro também participaram do encontro o prefeito de Campo Florido, Ademir de Melo, os vice-prefeitos Paulo Vitielo, de Uberlândia, e Almir Silva, de Uberaba, e secretários

executivos das associações e assessores de Araguari, Araxá e Patrocínio, e o líder do prefeito Gilmar Machado na Câmara Municipal, vereador Professor Neivaldo.


Redator: Pedro Popó 
_____________________________________________________________________

Produzido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia. Telefones (34)- 3239-2428 e (34)- 3239-2513

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas