Médicos do Provab se apresentam e participam de treinamento

Sete profissionais de medicina e três enfermeiras foram apresentados  hoje; antes de começarem a atuar, eles participaram de um treinamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Os 10 profissionais de saúde, sete médicos e três enfermeiras do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), foram apresentados, nesta quinta-feira, 6, às 8h30, no Centro de Treinamento da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Olegário Maciel, 113, ao lado banco Bradesco. O Secretário Municipal de Saúde representou o prefeito Pedro Lucas Rodrigues, que já está em Belo Horizonte.

Segundo Dirceu Deocleciano Pacheco, os novos profissionais ajudarão a suprir o déficit de profissionais da Medicina que o Município e o país enfrentam. “Eles estão vindo para substituir os que estavam aqui no ano passado; foram liberados pelo Ministério da Saúde os nove, só que dois passaram em residência e desistiram, mas, em compensação, dos que estavam aqui três pediram para ser remanejados para o programa Mais Médicos; eles foram atendidos e acredito que virão até a semana que vem. Então, estamos recebendo 10 médicos para substituir os nove de 2013”, informou.

Esses novos médicos trabalharão nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS do Caic, UBS Alto Colina, UBS Jardim Paraíso, UBS Geraldo Resende, UBS Lagoa Grande e UBS Jardim Panorâmico. A médica Priscila Castro é um dos sete profissionais que se apresentaram hoje; todos cursaram a faculdade de Medicina no Unipam. “O meu posto de saúde é do Sebastião Amorim; vou ficar lá durante a semana junto com a minha equipe e procurarei ser útil à população”, disse a clínica geral.
O único que é de outra universidade é o médico generalista Rafael Matoso. Ele se interessou pelo Provab por ser um programa que oferece vantagem para quem deseja fazer residência, além de ser uma boa oportunidade de acesso à atenção básica e estar associado ao programa de especialização com a parte assistencial. Formado pela UFMG, ele já atuou na rede pública de saúde da capital mineira. “O bônus da residência oferecido pelo Provab é uma forma de atrair os médicos para o interior de Minas Gerais e, de certa forma, ajudar a suprir a carência de profissionais na área da assistência básica”, ressaltou o belo-horizontino.
Além dos médicos, o Provab também disponibilizou três profissionais de enfermagem. Luana Oliveira Freitas, Heloína Silva Souza e Lais Santos Araújo participarão do “Programa Saúde na Escola”, que será implantado nas escolas de Patos de Minas. A Escola Estadual Padre Almir é a primeira da lista e posteriormente o programa será estendido às demais. “Iniciaremos as atividades com visitas nas escolas, identificando os principais problemas de saúde durante a fase escolar”, explicou uma das enfermeiras.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Patos de Minas
34-3822-9800 / 3822-9680

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas