OPA e UFU promovem debate sobre sensibilização ambiental infantojuvenil em mesa redonda

OPA e UFU promovem debate sobre sensibilização ambiental infantojuvenil em mesa redonda



O evento acontecerá na próxima terça-feira (17)


A OPA – Organização para Proteção Ambiental realiza na terça-feira, dia 17 de dezembro, juntamente com a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, PREFE – Prefeitura Universitária e DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental, uma mesa redonda que debaterá o tema “Sensibilização ambiental infantojuvenil”.


A proposta é debater estratégias e particularidades da Educação Socioambiental voltada para crianças e adolescentes, especialmente quando desenvolvida em escolas públicas. O evento pretende também divulgar a parceria entre a OPA e a DIRSU, que realizará uma nova tiragem do kit utilizado pelo Projeto Jogo Limpo da OPA.

O evento acontecerá a partir das 19h nos auditórios C e D do bloco-5 O, no Campus Santa Mônica da UFU e vai contar com a presença de palestrantes importantes para a área ambiental como o professor Euclídes Honório de Araújo, doutor em Engenharia Bioquímica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e o atual Diretor de Sustentabilidade Ambiental da UFU.

Além dele, também irão participar do debate Eunir Augusto Reis Gonzaga, graduado em Geografia pela UFU e atual coordenador de Planejamento e Gestão Ambiental na Prefeitura Universitária da UFU; Thaís Naves Tannús, assistente do Núcleo de Sustentabilidade no Tribanco, banco do Sistema Integrado Martins, e conselheira da OPA; Poliana Diniz, produtora executiva de eventos culturais e socioambientais; Rones Aureliano de Sousa, Professor de Filosofia da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU.

Esta ação faz parte do Programa de Educação Ambiental UFU Sustentável, que incentiva, divulga e fomenta a realização de ações educativas com temas socioambientais. A UFU acredita ser imprescindível iniciar a sensibilização para a consciência ambiental no ensino fundamental, por ser de suma importância que os alunos, desde os primeiros anos letivos, já conheçam a realidade ambiental do nosso planeta, podendo assim contribuir de maneira significativa para as mudanças comportamentais da sociedade como um todo.



Jogando Limpo

O Jogo Limpo é um projeto realizado pela OPA desde 2006 e permite que as crianças entrem em contato com a Educação Socioambiental, através da capacitação de seus professores, utilização de materiais educativos e lúdicos, produções culturais e comunicativas, realização de eventos com a temática da sustentabilidade e acompanhamento de todas as ações. O projeto já foi envolveu mais de 100 escolas, produziu 64.500 livros-gibis e atendeu milhares de alunos, professores e funcionários.

O material a ser impresso pela DIRSU é composto por quatro livros-gibis e um caderno de desenho, direcionados às crianças do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.

As publicações têm como personagens a “Turma dos 5 Jovens”, amigos que aprendem com os próprios erros e desenvolvem o amor pela natureza e a vontade de construir um mundo melhor. A ideia do “livro-gibi” é combinar o conteúdo dos livros de texto com a atratividade das histórias em quadrinhos.



Serviço

Mesa redonda “Sensibilização ambiental infantojuvenil”
Data: 17 de dezembro
Horário: 19h
Local: Auditórios C e D do bloco 5 O – Campus Santa Mônica – UFU
Entrada gratuita – Haverá emissão de certificados
Inscrições e informações: DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental / (34) 3291-8998 - www.sustentavel.ufu.br

ANA PAULA LINHARES
SERIFA COMUNICAÇÃO




       

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado