Mercado Municipal reabre as portas após reforma

 Mercado Municipal reabre as portas após reforma

Considerado um dos patrimônios históricos do Município, o Mercado Municipal está de ‘cara nova’, após a conclusão da reforma que incluiu a troca do telhado, estrutura elétrica, boxes remodelados, entre outras modificações que deram mais visibilidade e segurança ao espaço. O atendimento nos boxes centrais recomeçou neste fim de semana, no horário das 8h às 18h no sábado, e no domingo das 8h às 12h. No período da noite, dentro das comemorações do Natal Luz, a parte externa do Mercado Municipal é palco de apresentações artísticas e culturais até o dia 19, a partir das 18h. Além disso, o público também pode usufruir de toda a parte de gastronomia nos estabelecimentos comerciais que funcionam ao entorno do prédio.


Dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, as obras de reforma do Mercado tiveram início em junho deste ano e todo o projeto foi avaliado e acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia (Comphac). Nesta primeira etapa, foram investidos cerca de R$ 290 mil nos serviços gerais de reforma do prédio. Houve trabalhos realizados em todo o telhado do bloco central, troca da fiação que já estava gasta, pintura, entre outros reparos necessários à obra que é uma das referências culturais de Uberlândia.
A artesã Yara Lúcia Arantes trabalha há 16 anos no Mercado e disse que no começo foi difícil trocar os quase sete metros quadrados do seu box por um “cubículo”, mas ela tem certeza que valeu a pena. “Aqui ficou excelente. A reforma era mais do que necessária. A gente já estava até com medo desse telhado desabar em cima da cabeça dos fregueses. Sonhei com o retorno, fiquei anciosa, mas sei que foi necessário o transtorno para ganharmos qualidade”, disse.
No caso da definição das cores do prédio, o objetivo é buscar consonância com os outros equipamentos públicos no intutito de estabelecer sintonia entre eles. Os visitantes e consumidores podem encontrar várias opções de produtos nos boxes desde artesanatos, doces, iguarias tipicamente mineiras e ainda atividades culturais.
O comerciante João Campos Andraus também está satisfeito. “A iluminação ficou perfeita. Ainda tem algumas outras melhorias que precisam ser feitas, mas é por etapas. Estou aqui há 17 anos e admito estava difícil trabalhar naquelas condições. Isso aqui é nosso, é do povo de Uberlândia e precisa ser conservado, restaurado. Mudanças são complicadas, mas quando o resultado é positivo, compensa o desgaste”, ressaltou.
            A ideia, segundo a secretária Vanessa Petrelli, é definir as principais ações e atividades em conjunto com os 43 permissionários que atuam no estabelecimento. Para isso, existe uma comissão que sempre acompanha e participa das decisões que envolvem mudanças ou ações no Mercado Municipal. O local é um ponto de encontro e muito bate papo, com música, lazer, cultura e convívio. “É o resgate de um patrimônio que tem muita história. Um lugar democrático com diversas opções econômicas, sociais e culturais para jovens, crianças e adultos”, enfatizou a secretária.

Cássia Bomfim
Agropecuária e Abastecimento
16/12/2013
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado