Prefeitura inaugura Central de Intérpretes de Libras
Prefeitura inaugura Central de Intérpretes de Libras
Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (12) em Uberlândia, a primeira Central de Intérpretes de Libras (CIL) do interior do Estado de Minas Gerais. O espaço equipado com computadores, mobiliário, impressoras e material de escritório visa tornar acessíveis os serviços públicos municipais para deficientes auditivos, por meio de serviços de tradução e interpretação da língua de sinais, guia-intérprete e esclarecimentos a estes cidadãos.
Em Uberlândia a Central vai oferecer intérpretes em local e horário previamente agendado para acompanhamento de pessoa surda em hospitais, tribunais, entrevista de emprego, delegacia e outros locais de atendimento público, além de atendimento virtual, através de webcams, possibilitando a utilização online da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A CIL também disponibilizará atendimento ao surdo quando necessitar de intermediação para assuntos particulares, viabilizando a comunicação entre surdos e ouvintes.
A criação do espaço partiu de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria de Governo. A Central em Uberlândia tem como meta o cumprimento da Lei Estadual n/10.379, de 10 de novembro de 1991, que determina acessibilidade dos deficientes auditivos às repartições públicas voltadas para o atendimento externo, por meio de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais, ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e deficientes auditivos fundamentada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Na solenidade, o prefeito Gilmar Machado assinou o Termo de Cooperação Técnica entre Estado de Minas, por intermédio da Sedese, com a Prefeitura de Uberlândia.
Por meio de uma intérprete, Ana Carolina Silva, que é deficiente auditiva, contou que a criação da Central vai favorecer aos deficientes auditivos, sanando as dificuldades encontradas por muitos quanto à comunicação com outras pessoas. “A maioria dos deficientes auditivos não tem em suas próprias casas um familiar que possa ser um intérprete, muitos sofrem para se comunicar, já que a maioria da população não sabe como falar na língua de sinais. Sendo assim, a CIL vai auxiliar muitas pessoas a conversarem com outras pessoas”, contou.
A CIL está situada na praça Tubal Vilela, 60, no Centro. A sala de atendimento está localizada dentro da unidade do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper), antigo Sine de Uberlândia. Serão três funcionários responsáveis pelos atendimentos, sendo dois intérpretes e uma coordenadora. A Secretaria de Estado também disponibilizou um veículo para a unidade realizar o transporte necessário, visando atender a comunidade. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone 3235-4174. O endereço eletrônico é libras.uberlandia@social.mg.gov.br.
Paula Maia
Governo
12/12/2013
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
Comentários