Prefeitura inaugura Central de Intérpretes de Libras

Prefeitura inaugura Central de Intérpretes de Libras






Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (12) em Uberlândia, a primeira Central de Intérpretes de Libras (CIL) do interior do Estado de Minas Gerais. O espaço equipado com computadores, mobiliário, impressoras e material de escritório visa tornar acessíveis os serviços públicos municipais para deficientes auditivos, por meio de serviços de tradução e interpretação da língua de sinais, guia-intérprete e esclarecimentos a estes cidadãos.

Em Uberlândia a Central vai oferecer intérpretes em local e horário previamente agendado para acompanhamento de pessoa surda em hospitais, tribunais, entrevista de emprego, delegacia e outros locais de atendimento público, além de atendimento virtual, através de webcams, possibilitando a utilização online da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A CIL também disponibilizará atendimento ao surdo quando necessitar de intermediação para assuntos particulares, viabilizando a comunicação entre surdos e ouvintes.
A criação do espaço partiu de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria de Governo. A Central em Uberlândia tem como meta o cumprimento da Lei Estadual n/10.379, de 10 de novembro de 1991, que determina acessibilidade dos deficientes auditivos às repartições públicas voltadas para o atendimento externo, por meio de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais, ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e deficientes auditivos fundamentada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Na solenidade, o prefeito Gilmar Machado assinou o Termo de Cooperação Técnica entre Estado de Minas, por intermédio da Sedese, com a Prefeitura de Uberlândia.

Por meio de uma intérprete, Ana Carolina Silva, que é deficiente auditiva, contou que a criação da Central vai favorecer aos deficientes auditivos, sanando as dificuldades encontradas por muitos quanto à comunicação com outras pessoas. “A maioria dos deficientes auditivos não tem em suas próprias casas um familiar que possa ser um intérprete, muitos sofrem para se comunicar, já que a maioria da população não sabe como falar na língua de sinais. Sendo assim, a CIL vai auxiliar muitas pessoas a conversarem com outras pessoas”, contou.
A CIL está situada na praça Tubal Vilela, 60, no Centro. A sala de atendimento está localizada dentro da unidade do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper), antigo Sine de Uberlândia. Serão três funcionários responsáveis pelos atendimentos, sendo dois intérpretes e uma coordenadora. A Secretaria de Estado também disponibilizou um veículo para a unidade realizar o transporte necessário, visando atender a comunidade. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone 3235-4174. O endereço eletrônico é libras.uberlandia@social.mg.gov.br.


Paula Maia
Governo
12/12/2013

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado