Marcelo Negrão apresenta projeto do Uberlândia Volley

Marcelo Negrão apresenta projeto do Uberlândia Volley

Uberlândia poderá ter já em 2014 um time profissional de vôlei masculino com projeção nacional e participação na Super Liga. O projeto do Uberlândia Volley foi apresentado hoje (18) pelo campeão olímpico brasileiro de vôlei nas Olimpíadas de Barcelona – 1992, Marcelo Negrão, e por representantes das empresas de consultorias e assessorias esportivas FRT Sports e Sun ao prefeito Gilmar Machado, em encontro no Centro Administrativo Municipal.
“A ideia é ter um time com todos os pré-requisitos necessários, como atletas e comissão técnica”, disse Marcelo Negrão. Segundo ele, para implantar o Uberlândia Volley é necessário o apoio institucional da Prefeitura de Uberlândia e da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e a intenção é utilizar a Arena Sabiazinho para treinamentos, partidas, acondicionamento de equipamentos e reuniões técnicas.


Se implantado o projeto, o time será composto por 15 atletas adultos, mas paralelo será feito um incentivo e aproveitamento dos jovens talentos das categorias de base das escolinhas da Futel. Os iniciantes terão ainda contribuições sociais e investimentos em formações escolares. Projetos semelhantes foram realizados em cidade como Santo André (SP) e projetaram nomes no vôlei nacional como dos jogadores Giovani Gávio, Tande, Maurício e do próprio Marcelo Negrão, que aos 17 anos se tornou titular da Seleção Brasileira de Vôlei.
O contato e o apoio institucional da Administração municipal, se concluído, será o primeiro passo para criar o Uberlândia Volley. Em janeiro, os idealizadores esperam obter parceiros para o projeto, que posteriormente, será apresentado formalmente à Administração. “Estou engajado na busca por patrocínios e também em residir em Uberlândia, cidade que espero ser referência também em vôlei”, garantiu Marcelo Negrão.
A escolha por Uberlândia se deu pela projeção que a cidade obteve por sua estrutura esportiva. Este ano, por exemplo, foi sede do Campeonato Mundial Sub-23 Masculino de Vôlei, em outubro, e ainda teve a confirmação do Conselho Olímpico da Irlanda para ser base de treinamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O trabalho em categorias de base do esporte, especialmente o vôlei, também contribuiu para que o projeto visasse Uberlândia. Hoje, o time feminino de vôlei do Praia Clube e o de basquete masculino do Unitri estão entre os melhores do Brasil.
O prefeito Gilmar Machado irá analisar o projeto, mas manifestou interesse pela efetivação do Uberlândia Volley. “Precisa ser algo ininterrupto, com começo e meio, mas sem fim. Queremos ainda uma atenção especial com os trabalhos de base da Futel, onde sabemos que existem grandes talentos esportivos”, afirmou. Outro item que será analisado pela Administração municipal será a garantia da continuidade dos trabalhos já realizados pela Futel e outras instituições em espaços como o Sabiazinho.

Um campeão mundial em busca de novos talentos

A ideia de se criar um time como o Uberlândia Volley é um projeto antigo de Marcelo Negrão. “Sempre tive vontade de realizar algo semelhante”, garantiu.
O atleta nasceu em outubro de 1972 na cidade de São Paulo. Após participar de campeonatos juvenil e infanto-juvenil, em 1989 veio a convocação para a Seleção Brasileira Adulta. Em 1990, no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro, o atleta, aos 17 anos, passou a ocupar a posição de titular. Teve ainda períodos no time adulto do Banespa e no italiano Gabeca, em Monti Chiari. A trajetória de sucesso e conquistas foi coroada no ano de 1992 nas Olimpíadas de Barcelona, quando Marcelo Negrão voltou ao Brasil com a medalha de ouro. O saque do atleta durante a disputa final dos jogos olímpicos entre Brasil e Holanda foi citado no Guiness Book. Quando saltava para atacar, ele chegava a uma altura de 3,60m em relação ao chão e a velocidade da bola lançada atingia a marca de 150 km/h.
Para o ídolo, a ideia de ter um novo Marcelo Negrão proveniente do Uberlândia Volley nas Olimpíadas de 2016 parece precoce. “Mas para 2020, no Japão, pode ser que aconteça”, afirmou.


Marden Rangel
18/12/13
 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado