Consultórios odontológicos são inaugurados em três escolas municipais
Consultórios odontológicos são inaugurados em três escolas municipais
Quatro novos consultórios odontológicos vão ofertar atendimento para alunos da rede municipal na região Leste de Uberlândia. A entrega oficial aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), com a presença do prefeito Gilmar Machado, nas seguintes unidades: Escola Municipal Dr. Joel Cupertino, no bairro Dom Almir, Escola Municipal Eugenio Pimentel Arantes e Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi.
A ampliação do atendimento compõe o projeto da Administração municipal “Uberlândia Sorridente”, uma inciativa que visa oportunizar o acesso ao tratamento ortodôntico para a população. “É um compromisso tornar nossa cidade referência em saúde bucal. A assistência odontológica melhora a saúde e qualidade de vida das crianças”, disse o prefeito.
Neste ano, 35.386 estudantes já foram atendidos pelas equipes de saúde bucal. O número de equipes aumentou de 10 para 16. Elas atuam nas escolas com avaliação de risco, limpeza, restaurações, extrações e escovação supervisionada. “Foi feito avaliação de risco de cárie em mais de quatro mil crianças. Com a ajuda dos professores e educadores infantis, os estudantes têm acesso à escovação dental supervisionada e recebem escova de dente para manter os hábitos saudáveis”, explicou Cassio José Alves de Souza, coordenador do programa de Saúde Bucal.
Durante a entrega na escola Dr. Joel Cupertino, onde funcionam dois consultórios, foram distribuídos mais de 100 kits para as crianças. Cada conjunto contém uma escova, pasta de dente e sabonete. A Prefeitura Municipal de Uberlândia já distribuiu outros 9,5 mil desses kits de higiene bucal nas unidades de ensino.
Um dos benefícios dos consultórios nas escolas é a facilidade para os pais que não precisam se ausentar do serviço para levar os filhos às consultas. Também colabora para que o aluno não falte a aula por conta desses compromissos. O garoto Claudieri Pessoa, 7 anos, é um dos beneficiados. Há um ano e meio a obturação que ele tem nos molares caiu. Desde então não foi ao dentista porque não conseguia agendar. “Agora vou aproveitar o dentista na escola para cuidar da boca. Escovo os dentes direitinho mas preciso arrumar a obturação“, contou.
Fillipe Alves
16/12/13
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
Comentários