Meio Ambiente apresenta balanço e projeções

Meio Ambiente apresenta balanço e projeções



Após onze meses do primeiro exercício de trabalho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez um balanço positivo das ações executadas em 2013 e projeta mais execuções para o próximo ano. São 10 compromissos assumidos e concluídos em suas etapas que vão desde a reformulação de gestão, práticas de bom ambiente a projetos sustentáveis. As etapas foram concluídas com dois meses a frente do esperado.

Os trabalhos da pasta seguem a visão de fazer de Uberlândia uma cidade sustentável até 2050. Para isso, as ações devem ser pautadas no cuidado com o meio ambiente e pessoas. “Isso se dá através de valores como a preservação da natureza, a gentileza no tratamento, a educação ambiental e o cultivo de um bom ambiente. Elaboramos vários projetos para buscar recursos nos próximos exercícios”, afirma Hélio Mendes, secretário municipal de Meio Ambiente.


Gestão democrática

A reformulação do modo de gestão foi concluído em dezembro com a reestruturação do espaço da secretaria. Novos móveis foram adquiridos e dispostos em formatos de ilhas em que não há sala de secretário. Todos trabalham no mesmo ambiente, organizados por diretorias e com metas a serem cumpridas e avaliadas mensalmente. O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) também teve seu regimento reformulado. Os conselheiros passarão por capacitação para uma melhor atuação na deliberação dos temas.

Atuação constante

            De olho na preservação dos recursos hídricos de Uberlândia e região, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem atuado frente aos comitês de bacias hidrográficas. A criação do programa Bom Ambiente, em parceria com outras secretarias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Corpo de Bombeiros e polícias Militar, Civil e Florestal, tem como principal meta reduzir poluições sonoras, do ar, terra e água. Desde o lançamento, mais de 70 mil cartilhas foram distribuídas em blitze educativas, palestras e reuniões.

Estrada Ecológica
           
            Destino muito utilizado para cicloturismo, trilhas e caminhadas, a rodovia comunitária Neuza Rezende, que dá acesso aos distritos de Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos, vai receber um projeto paisagístico diferenciado. Dentro dos potenciais da via, a Prefeitura pretende ampliar a segurança e sua utilização para o lazer e turismo.
            O projeto urbanístico e arquitetônico desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Planejamento Urbano e Obras foi aprovado pelo Legislativo em novembro. A nova rodovia contará com sinalização verde com plantio de árvores, construção do pórtico (local coberto muito comum em entrada de edifícios) demarcação da ciclovia e controle do trânsito nos finais de semana. O próximo passo será a licitação dos projetos. “O intuito é proteger a via como estrada vocacionada a essas atividades sem inibir a instalação de indústrias”, explica Hélio Mendes.

Parques

            O Parque Santa Luzia vai sediar em breve o Centro de Referência em Resíduos Sólidos. A verba de R$ 628 mil foi aprovada pelo Codema e aguarda apenas a licitação para execução já em 2014. Já o Parque do Óleo vai receber o Núcleo de Educação Ambiental também no próximo ano. Para isso, já foram aprovados recursos da ordem de R$ 426 mil. E o Parque Gávea, através de parceria com a UFU, é sede do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) do Instituto de Física. Além do espaço para caminhadas e área verde, o espaço se tornou local de educação e interação para alunos de escolas do ensino fundamental.

Índice de Felicidade Bruta
           
            Aplicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Felicidade Bruta (FIB) mede a satisfação das pessoas em relação ao local em que vivem. Esses dados permitem a análise da realidade da área como necessidade de escolas, práticas de lazer, relação com o meio ambiente, entre outras questões.
            Uberlândia é uma das cidades pinoneiras nesse processo e para início das ações, dois pontos foram escolhidos: bairro Luizote de Freitas e Distrito Cruzeiro dos Peixotos. O projeto é uma parceria com o Tribanco que vai colaborar na contratação de empresa específica para a aplicação das pesquisas. A previsão é que os formulários cheguem às ruas ainda em dezembro. Outra novidade é que o FIB será aplicado também dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A cada mês será gerado um gráfico comparativo.

Jornada de Sustentabilidade

            Exemplos de casos reais e que se tornaram sucesso, especialmente na relação com o desenvolvimento sustentável, são trazidos mensalmente ao Centro Administrativo Municipal. Foram nove palestras neste ano com grandes empresas e personalidades envolvidas no tema: Grupo Algar, Souza Cruz, Tribanco (Grupo Martins), Mitsubishi Motors do Brasil, Cia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Refrescos Uberlândia, Monge Koho, cineasta Umberto Tavares e antropólogo Robson Antônio Rodrigues.


Fillipe Alves
12/12/13

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado