Capacitação para melhorar renda coloca Uberlândia em destaque estadual

Capacitação para melhorar renda coloca Uberlândia em destaque estadual


 A participação da cidade no Pronatec, do Governo Federal, saltou de cerca de 300 vagas, em 2012, para 4.306, este ano

Uberlândia está entre os cinco municípios mineiros que mais oferecem vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para capacitação, melhora de renda e desenvolvimento econômico local. Esse foi o resultado do levantamento anual do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), divulgado no fim de novembro, que levou em consideração a participação de 632 dos 853 municípios de Minas Gerais, parceiros do MDS.

A participação saltou de cerca de 300 vagas, em 2012, para 4.306, este ano. “Nós estamos fazendo todo o esforço para atender às necessidades do município na capacitação de mão de obra e seguindo os eixos do Plano Brasil sem Miséria, para garantir o aumento das condições de bem-estar, por meio da elevação da renda com a inclusão produtiva e o acesso aos serviços públicos”, disse Murilo Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho.FOTO:uipi.com.br

Para 2014, a previsão é de um incremento imediato de mais 2 mil vagas, ampliando para mais de 6 mil as ofertas em cursos do Pronatec. Muitas vagas serão direcionadas ao atendimento da lista de espera do setor de serviços, como beleza, comércio de alimentos (gastronomia), mecânica e administrativo. Com esse aumento, haverá a possibilidade de utilização de equipamentos públicos que estão ociosos e concretização de parcerias firmadas com instituições subvencionadas, as Organizações Não Governamentais (ONGs), para receberem os cursos do Pronatec.
Em alguns cursos, como o de cabeleireiro, a fila de espera por novas vagas chega a mais de 400 pessoas. Fernanda de Jesus Pereira fez o curso e trabalhou durante quatro anos em um salão de beleza. “Sempre quis fazer o curso para aprender mais coisas, mas não conseguia juntar dinheiro para isso. Agora não. Como a gente recebe material básico, com o valor que eu ia investir no curso inicial, vou montar um salão aqui em casa”, disse.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho ainda ampliou o número de cursos para atender setores que já solicitaram capacitação técnica, como os de frigorífico e sapataria. A efetivação de novas parcerias, entre elas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), irá garantir a abertura de cursos para o setor agrícola, como operador de máquina e implemento, produtor de derivado de leite, viveirista e produtor de hortaliças. 
Com as novas ações para incremento do número de cursos, o município ainda ampliará a oferta hoje de 58 para 88 atividades profissionais. No bairro Morumbi, na zona leste de Uberlândia, onde acaba de ser fechada parceria com a Ação Moradia, uma Instituição do terceiro setor, serão oferecidas 120 vagas para cursos solicitados pela população local. Estratégia que faz parte de um dos eixos do Plano Brasil Sem Miséria, o qual o Pronatec é inserido. O conceito busca oferecer inclusão produtiva, por meio da qualificação profissional, que pode estimular o empreendedorismo nos bairros ou o associativismo, melhorando a geração de renda nas regiões periféricas das cidades. “Essa parceria é o reconhecimento do trabalho já desenvolvido pelas instituições. Isso corrige uma situação de conflito, além de propiciar o uso proveitoso da nossa estrutura e capacitação de nossos oficineiros. Os novos cursos vão, inclusive, potencializar nossos projetos, como o viveiro e a horta no Morumbi”, disse Osvaldo Setti, presidente da Ação Moradia. “As oportunidades dadas às comunidades beneficiadas intensificam, para nós da assessoria do trabalho e para a Prefeitura, o sentimento e a expectativa que temos de ver pessoas resgatadas em sua autoestima, melhorando a geração de renda, muitas vezes refletida no próprio bairro, que, por sua vez, passa a receber mais serviços oferecidos pela própria comunidade, agora capacitada”, disse Maria do Rosário Silva, assessora do trabalho e emprego da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho.

Sobre Pronatec

O programa visa essencialmente a inserção de profissionais no mercado do trabalho, por meio do aumento de oportunidades, de acesso e de colocação.  Os cursos profissionalizantes de formação inicial e continuada são gratuitos e oferecidos, a partir do Plano Brasil Sem Miséria, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social de municípios parceiros. Os alunos recebem materiais didáticos, vale transporte e o kit inclusão para facilitar o início da nova profissão. Os cursos têm duração mínima de 160 horas e o público-alvo é formado por pessoas já assistidas pelos programas sociais ou em processo de inclusão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Este ano, de acordo com o MDS, o Sudeste ficou em segundo lugar com 115.572 vagas pactuadas, o equivalente a 23% das matrículas realizadas no país. Foi superada pela região Norte, com 37% das matrículas.
Em Minas Gerais, os cursos mais procurados, este ano, foram auxiliar administrativo, operador de computador, manicure e pedicure, inglês básico, auxiliar de recursos humanos, costureiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, cuidador de idoso, cabeleireiro e recepcionista. Ao todo, 70% dos alunos que fizeram o Pronatec em Minas Gerais são mulheres e 44% do total dos participantes variam entre 18 e 29 anos. Além disso, quase metade deles (49%) tem ensino médio completo e 25% não completaram. 

Aumento de contratação

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desde setembro, Uberlândia se destaca e se supera mês a mês na geração de emprego. De agosto para setembro, o número dobrou, passando de 275 para 550. Em outubro, foram criados 1.068 novos postos de trabalho, um aumento de 46,5% em relação aos 729 trabalhos criados no mesmo período do ano passado.
No período, de janeiro a agosto deste ano, foram admitidas, em Uberlândia, 93.105 pessoas no mercado de trabalho formal, a maior parte concentrada no grupo 7 de trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, que registrou admissão de 27.455 funcionários, com salário médio de R$ 1.007,12.


Cristiane de Paula
Desenvolvimento Social
13/12/2013
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado