Amigo oculto entre colegas de trabalho e chefe: cuidado ao escolher o presente

Amigo oculto entre colegas de trabalho e chefe: cuidado ao escolher o presente
Gestora de RH dá orientações e diz que alguns presentes não são apropriados
  


Natal é sinônimo de presentear amigos, família, tempo em que o Papai Noel desperta a imaginação de muitas crianças e em que muitas empresas utilizam o amigo invisível ou secreto para confraternizar com seus funcionários e trocar presentes. Essa brincadeira tradicional nas festas de fim de ano deixa muita gente com dúvida sobre o que comprar para o amigo. Fica mais difícil ainda quando o amigo é de outro departamento ou o chefe.


 A diretora da Inthegra Talentos Humanos, que também é gestora de Recursos Humanos, Vianei Altafin, diz que o presente é algo especial, pois indica o quanto essa pessoa é importante e valorosa para o outro. A gestora explica que alguns presentes devem ser evitados. “Peças muito íntimas, livros religiosos, bebidas alcoólicas, filmes e roupas não são boas opções. Para presentear um amigo é preciso conhecê-lo bem e presentes muito específicos muitas vezes não agradam. Além do mais o bom senso sempre deve prevalecer. É preciso tomar cuidado ao presentear alguém do sexo oposto, principalmente se o mesmo for casado”, orienta a especialista.



Então qual a melhor opção? O ideal, explica Vianei, é dar prioridade a presentes mais comuns como, por exemplo, bombons, agenda, porta-retrato ou porta-caneta, caneca, chaveiros personalizados, caneta laser e até dinheiro dentro de um envelope.



Outro impasse é na hora da revelação desse amigo. “Cuidado com as palavras. Nada de apontar características físicas ou apelidos que possam incomodar ou depreciar colega. Esse é um momento de descontração, troca de presentes e não de expor o amigo de alguma forma. E caso não goste do presente, leve com otimismo e senso de brincadeira. Então nada de cara feia”, diz Altafin.



Se a opção for ao invés do amigo secreto, o amigo da onça o cuidado deve ser ainda mais redobrado. Nesta brincadeira de Natal todos ganham presentes, mas a pessoa que recebeu decide se troca ou fica com o presente que escolheu. A idéia desta brincadeira é que cada participante compre um presente qualquer e escolha o presente de sua preferência para ficar (mas nem sempre fica). “Cuidado com o presente que vai comprar, se essa for a brincadeira”, conclui Vianei Altafin.  

Alitéia Milagres
Serifa Comunicação

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado