Alunos finalistas do concurso Cartão Postal de Natal são premiados

Alunos finalistas do concurso Cartão Postal de Natal são premiados





Três alunos de escolas municipais da cidade foram premiados nesta segunda-feira (9) pela participação no concurso Cartão Postal de Natal, que faz parte da programação do Natal Luz de Uberlândia. A solenidade aconteceu no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo. O primeiro colocado recebeu uma TV 32 polegadas, o segundo e o terceiro lugares foram premiados com um notebook.

Cerca de 15 mil alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 6 e 11 anos, participaram da confecção dos cartões natalinos. Como regra do concurso, cada escola criou seu próprio comitê de avaliação, responsável por escolher o cartão que representaria a instituição. No total, 33 cartões foram enviados para a Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma comissão composta por 15 servidores de diversas secretarias realizou uma votação para eleger os finalistas do concurso. Os cartões vencedores foram escolhidos por obedecerem aos padrões estabelecidos pela SME, entre eles, cartões com medida de 10x15 cm, nome da escola, nome do aluno, idade e turma. Os principais itens avaliados para a escolha dos vencedores foram a criatividade, colorido e desenho.
Professores das disciplinas de Arte, Literatura, Linguagem e Ensino Religioso orientaram os alunos para a confecção dos cartões. Através das aulas, os educadores trabalharam produções artísticas, buscando enriquecer a prática pedagógica de forma transformadora, desenvolvendo nestes estudantes a comunicação, criação, aprendizado cultural, além de estimular a criatividade.
Para a assessora pedagógica do Ensino Fundamental Marise Santos Borges, a originalidade dos alunos impressionou no concurso. “Todos os cartões conseguiram representar o espírito natalino e merecem nosso reconhecimento e agradecimento”, disse.
Para prestigiar todas as escolas participantes, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Governo, premiou todos os outros alunos que confeccionaram cartões com um presente. Houve ainda o sorteio de uma bicicleta que será entregue na casa do estudante vencedor.
A secretária de Educação, Gercina Novais, afirmou que a participação das instituições escolares e de toda a comunidade escolar é uma forma de prestigiar e estimular alunos para a representação do Natal. “Estamos premiando os primeiros colocados, mas quero ressaltar que todos são vitoriosos. Os alunos se dedicaram através da criação dos cartões, representando a identidade do Natal, que é a esperança. O Natal não é só uma data para a troca de presentes, mas uma data para troca de gentilezas, educação e união”, disse.
 Rosângela Paniago, secretária de Governo e idealizadora do Natal Luz, agradeceu a parceria da Secretaria de Educação pela participação no concurso.  “Quando pensamos no Natal Luz, pensamos na união de várias secretarias para levar cultura para a cidade. Além de iluminar a cidade, pensamos em desenvolver o espírito natalino nos estudantes da cidade. Através de uma atividade prazerosa que é desenhar e criar, esses estudantes tiveram a oportunidade de receber uma premiação pelo trabalho que desenvolveram. Parabéns a todos os alunos e aos professores também”, concluiu.
Cartão postal
A ideia do cartão vencedor partiu da estudante Laura Azevedo, de 11 anos. Para a confecção do cartão, a estudante encontrou inspiração em um dos pontos turísticos de Uberlândia: o Coreto da praça Clarimundo Carneiro.
A aluna explicou que sempre quando passa pelo local fica admirada com o conjunto urbanístico da praça. Sobre o prêmio recebido, uma TV 32 polegadas, a estudante da escola do bairro Aurora disse que sempre foi um sonho ter uma televisão no quarto, e que através do concurso, ela teve esse sonho realizado. “Eu fiquei muito feliz com esta oportunidade, sempre achei o Coreto lindo, que bom que foi através dele que eu realizei uma vontade que sempre tive, de ter uma televisão só pra mim, dentro do meu quarto”, contou com um sorriso largo no rosto.
Além da premiação, o cartão vencedor se tornou o cartão postal oficial do Natal Luz de Uberlândia. Cerca de dois mil postais estão disponíveis para postagem nas agências dos Correios da cidade.


Classificação:
1º lugar: Laura Azevedo da Silva – 5° ano
Prêmio: TV 32 polegadas
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto

2º lugar: Pedro Henrique Silva de Andrade – 3° ano do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Prêmio: Notebook
Escola Municipal Odilon Custodio Pereira

3º lugar: Caio Miguel da Silva – 5° ano
Prêmio: Notebook
Escola Municipal Josiany França

Premiação Extra
Prêmio: Bicicleta
Samuel de Oliveira Santos
Escola Municipal Professor Luis Rocha e Silva

Paula Maia
Educação/Governo
09/12/2013


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado