Serviços socioassistenciais são redimensionados para ampliar o atendimento
Serviçossocioassistenciais são redimensionados para ampliar o atendimento
Uberlândia atende atualmente, mais de 7,2 mil crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos nos serviços de proteção social, realizados nas unidades sócioeducativas e de proteção. Com o novo perfil para o atendimento em Rede, a expectativa é triplicar o número de pessoas assistidas. Hoje, os centros de convivência formam a Rede CRESCER, Rede de Excelência em Serviços Socioassistenciais. Os serviços são oferecidos, pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest).
Na reorganização, aumentou o número de equipes e os espaços para atendimento nas unidades passaram por reformas. A primeira unidade da Rede entregue à população está localizada no bairro Saraiva, no viaduto da Rua Duque de Caxias. Na Crescer do Saraiva são desenvolvidas atividades socioeducativas e os adolescentes atendidos recebem aulas de dança de rua, de informática e karatê e musicalização, o que vai ser padrão em todas as unidades.
As crianças e adolescentes têm acompanhamento psicossocial e freqüentam o espaço somente para participarem das atividades. Os locais também passaram a atender idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para 2014 as unidades ainda vão receber cursos do Pronatec, funcionando em período noturno para qualificação de jovens e adultos. “Otimizamos os espaços e hoje temos locais específicos, separados por atividade e isso não só melhora o atendimento como estimula o aluno a frequentar as unidades e participar dos programas”, disse Inês Nascimento Manzan, diretora de Proteção Social Especial da Sedest.
Os serviços oferecidos são de apoio social. São atendimentos voltados à prevenção de traumas ou danos morais ou até mesmo risco de vida. Especialistas oferecem orientações sócio-jurídicas para as famílias; os adolescentes e as crianças passam por oficinas lúdicas, oficinas temáticas, e são oferecidas ainda aulas de esportes, cultura e lazer.
Com o novo perfil de atendimento as atuais unidades dos CEAIs e dos Centros de Conviência, estes espaços serão reformados para trabalhar na Rede CRESCER, o que totalizará dez unidades no município. As unidades do CRESCER dos bairros Marta Helena e Mansour serão os primeiros a serem entregues, já no mês de fevereiro, com mais salas e mais serviços. “As reformas estão sendo feitas para não apenas ampliar o atendimento, mas principalmente para oferecer os serviços sócioassistenciais, com excelência, o que faz toda a diferença na hora de oferecer o serviço para garantir inclusão social”, disse Cristina América, diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social.
A Rede CRESCER Estação Cidadania atende crianças que poderão participar de todas as atividades no turno da manhã; os adolescentes poderão participar de até duas atividades semanais, conforme disponibilidade de vagas e os jovens e adultos participarão de cursos de qualificação profissional. Já o CRESCER Conviver é um espaço de convivência para pessoas a partir de 60 anos, que oferece atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer. O CRESCER no Bairro leva para a periferia, de forma itinerante, os serviços oferecidos pela Rede, como: oficinas, brincadeiras, atividades esportivas, apresentações artísticas e orientações sobre o Cadastro Único, para os programas sociais.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, Uberlândia passará a ser referência nacional após a inauguração desses equipamentos sociais. “São obras excelência no atendimento ao público. As pessoas merecem ser atendidas com qualidade e com estrutura completa para usufruírem disso”, afirma.
Cristiane de Paula
26/12/2013
clip_image004
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
Comentários