Serviços socioassistenciais são redimensionados para ampliar o atendimento


Serviçossocioassistenciais são redimensionados para ampliar o atendimento

 Uberlândia atende atualmente, mais de 7,2 mil crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos nos serviços de proteção social, realizados nas unidades sócioeducativas e de proteção. Com o novo perfil para o atendimento em Rede, a expectativa é triplicar o número de pessoas assistidas. Hoje, os centros de convivência formam a Rede CRESCER, Rede de Excelência em Serviços Socioassistenciais. Os serviços são oferecidos, pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest). 

Na reorganização, aumentou o número de equipes e os espaços para atendimento nas unidades passaram por reformas. A primeira unidade da Rede entregue à população está localizada no bairro Saraiva, no viaduto da Rua Duque de Caxias.  Na Crescer do Saraiva são desenvolvidas atividades socioeducativas e os adolescentes atendidos recebem aulas de dança de rua, de informática e karatê e musicalização, o que vai ser padrão em todas as unidades.

As crianças e adolescentes têm acompanhamento psicossocial e freqüentam o espaço somente para participarem das atividades. Os locais também passaram a atender idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para 2014 as unidades ainda vão receber cursos do Pronatec, funcionando em período noturno para qualificação de jovens e adultos. “Otimizamos os espaços e hoje temos locais específicos, separados por atividade e isso não só melhora o atendimento como estimula o aluno a frequentar as unidades e participar dos programas”, disse Inês Nascimento Manzan, diretora de Proteção Social Especial da Sedest.
Os serviços oferecidos são de apoio social. São atendimentos voltados à prevenção de traumas ou danos morais ou até mesmo risco de vida. Especialistas oferecem orientações sócio-jurídicas para as famílias; os adolescentes e as crianças passam por oficinas lúdicas, oficinas temáticas, e são oferecidas ainda aulas de esportes, cultura e lazer.
Com o novo perfil de atendimento as atuais unidades dos CEAIs e dos Centros de Conviência, estes espaços serão reformados para trabalhar na Rede CRESCER, o que totalizará dez unidades no município. As unidades do CRESCER dos bairros Marta Helena e Mansour serão os primeiros a serem entregues, já no mês de fevereiro, com mais salas e mais serviços. “As reformas estão sendo feitas para não apenas ampliar o atendimento, mas principalmente para oferecer os serviços sócioassistenciais, com excelência, o que faz toda a diferença na hora de oferecer o serviço para garantir inclusão social”, disse Cristina América, diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social.   
A Rede CRESCER Estação Cidadania atende crianças que poderão participar de todas as atividades no turno da manhã; os adolescentes poderão participar de até duas atividades semanais, conforme disponibilidade de vagas e os jovens e adultos participarão de cursos de qualificação profissional. Já o CRESCER Conviver é um espaço de convivência para pessoas a partir de 60 anos, que oferece atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer. O CRESCER no Bairro leva para a periferia, de forma itinerante, os serviços oferecidos pela Rede, como: oficinas, brincadeiras, atividades esportivas, apresentações artísticas e orientações sobre o Cadastro Único, para os programas sociais.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, Uberlândia passará a ser referência nacional após a inauguração desses equipamentos sociais. “São obras excelência no atendimento ao público. As pessoas merecem ser atendidas com qualidade e com estrutura completa para usufruírem disso”, afirma.

Cristiane de Paula
26/12/2013
clip_image004 

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado