População terá atendimento de coleta e varrição durante as festas de fim de ano


 População terá atendimento de coleta e varrição durante as festas de fim de ano

 Os dias que antecedem o Natal e o Ano Novo terão atendimento normal nos trabalhos de varrição, capina e serviços complementares em Uberlândia, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro, que funcionarão em esquema de plantão nas áreas centrais da cidade, inclusive a coleta domiciliar. Nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente, o horário do início da coleta noturna será antecipado para às 16h, enquanto que, nos dias 25 e 1º, os serviços serão realizados em regime de plantão no setor central.

            Normalmente, no fim de ano ocorre aumento considerável do volume de lixo domiciliar coletado na cidade. E os itens que mais contribuem para isso são garrafas pet, de vidro e latas, que acabam se transformando em sérios problemas.imagem:Correio de Uberlandia.com.br


Coleta Seletiva


            A fim de evitar transtornos e conscientizar os moradores de Uberlândia sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, a Administração municipal implantou o serviço de coleta seletiva. Esse sistema facilita a separação e a destinação para reciclagem de materiais como papel, plástico, vidro e metal, assim como óleo de cozinha e pilhas. Como o sucesso depende de uma mudança de hábito da população, o projeto está sendo instalado gradualmente e até o momento 20 bairros já foram beneficiados. Isso representa uma abrangência de cerca de 40% da população.
      Para garantir o sucesso dos trabalhos, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos visitam as regiões que estão prestes a ter o sistema implantado e, de casa em casa, explicam para os moradores como funciona a coleta seletiva.
Além disso, para agilizar, ecocaminhões com a logomarca da Coleta Seletiva passam pelas vias e emitem um sinal sonoro, avisando que aquele é o dia do recolhimento seletivo de resíduos, cuja média é de aproximadamente 180 toneladas/dia. São objetos que deixam de ser jogados no Aterro Sanitário e têm destino certo: associações e cooperativas de catadores e reciclados. Em Uberlândia existem seis associações de catadores e uma cooperativa.

 
Ecopontos

     
      Outro forte aliado da população no combate à sujeira na cidade são os 11 Ecopontos distribuídos nos bairros Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins e Segismundo Pereira. Eles funcionam todos os dias, no horário das 7h às 18h, e atendem grande parte dos bairros vizinhos. Um dos problemas é que muitas vezes as pessoas acabam jogando entulhos em locais proibidos, como terrenos baldios particulares e públicos.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, o desgaste com a má destinação dos entulhos gera um prejuízo na casa de R$ 200 mil por mês para o município. “Se fizermos as contas, gastamos cerca de R$ 2,4 milhões por ano para a retirada desses entulhos em 47 pontos críticos existentes na cidade. Precisamos nos conscientizar de que assim todos perdem em qualidade de vida”, diz.
      A verba empregada no pagamento dos prestadores de serviços para retirar entulhos, objetos e até lixo dos locais inadequados poderia ser utilizada em benefícios como limpeza e manutenção de canteiros, ruas, avenidas, praças e outros equipamentos úteis para a própria comunidade.
     A dona de casa Sílvia Aires Peixoto reside no bairro Jardim Europa e diz que não aguenta mais ver carroceiros e pessoas em carro particular despejarem lixo nos terrenos próximos à rodovia e em uma área verde que tem perto de sua casa. “É verdade, a gente precisa ajudar a combater isso, porque senão é só problema. Quando chove, o entulho rola e vai parar nos bueiros. Aí já viu, é só inundação”, reclama.

 
Cuidados e conscientização


            Além de todos os benefícios para o meio ambiente e para os profissionais que vivem desse trabalho, a coleta seletiva também pode auxiliar no dia a dia dos coletores. Segundo informações do setor de coleta da empresa que presta o serviço em Uberlândia, por dia pelo menos um funcionário machuca as mãos no exercício da função, em virtude de mau acondicionamento de produtos que ferem, cortam e espetam.
            Valdinei Alves Santos tem 32 anos e 11 anos de profissão. Segundo ele, a rotina nas ruas é bem interessante e perigosa. Valdinei e os demais coletores recebem equipamentos de proteção para o trabalho, mas nem sempre isso é suficiente para evitar acidentes. “Há 15 dias, cortei o dedo da mão com caco de vidro. É preciso que as pessoas tenham mais cuidado com esse tipo de objeto cortante”, diz.
         Robson Aparecido Santos, 29 anos, também foi vítima desses maus hábitos. “Ganhei 10 pontos e não foram em ‘jogos’, mas na minha perna, por causa de uma jarra quebrada, que estava misturada com lixo orgânico dentro de uma sacolinha plástica. Quando peguei, ela rasgou e aí foi só sangue”, contou. A experiência dos coletores também pode ajudar, contudo, se não houver consciência da população quanto à separação do lixo e acondicionamento correto, não adianta muito.
            Carlos Alberto Ferreira, 40 anos e 16 de profissão, há poucos meses perfurou a mão com um espeto de churrasquinho. “Creio que não é desconhecimento, mas falta de bom senso das pessoas. A gente encontra até seringas, facas e outras coisas inusitadas, que nos machucam.” Carlos e os colegas fizeram até uma recomendação para a população: utilize garrafas pet cortadas ao meio para colocar cacos de copos, vidros, pratos, espetos e depois feche com a outra parte do pet, passe uma fita adesiva e amarre, evitando, assim, acidentes. Além dos ferimentos, os trabalhadores ainda ficam impedidos de trabalhar, e a população também perde, porque pode comprometer o atendimento nos bairros por falta de pessoal.
            Os bairros atendidos com a coleta seletiva são: Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tibery, Fundinho, Tabajaras, Roosevelt, Luizote de Freitas, Jardim Patrícia, Mansour, Dona Zulmira, Hipercentro, Daniel Fonseca, Osvaldo, Martins, Bom Jesus, Hospital Municipal, Morada do Sol, Brasil, Aparecida, Cazeca, Lídice e Vigilato Pereira.



Como separar o lixo
Papel: jornais, revistas, papelão, folhas de caderno e sulfite, envelopes, cartolinas, embalagens longa vida, entre outros.
Plástico: canos e tubos, baldes, garrafas plásticas (PET), sacos e copos descartáveis, isopor, frascos e tampas de bebidas, de materiais de limpeza e de cosméticos.
Vidro: Garrafas, copos, frascos e vidros de conserva, potes e embalagens.
Metal: Latas de bebidas, tampas de garrafa e de embalagens, panelas, talheres, chapas metálicas, pregos, parafusos, peças de ferro, de alumínio e de cobre. 

Cata trecos
            Manter a cidade limpa é uma tarefa coletiva, que significa a união entre serviço público e moradores. Cada um tem papel fundamental na educação ambiental, na conscientização do que é lixo e do que são os “cacarecos”.
            Os serviços convencionais são responsáveis pela manutenção da limpeza na cidade e qualquer serviço que venha agregar produz resultados positivos, como é o caso do “cata trecos”. Sugestivo por si só, esse atendimento, que também não tem ônus para a comunidade, é específico para apanhar objetos pesados, como móveis, eletrodomésticos e equipamentos, que também podem ser disponibilizados para reciclagem.
            Para essa operação, o recolhimento é feito pelos caminhões “Cata-Trecos”, que rodam toda a cidade. As solicitações podem ser feitas à Divisão de Limpeza Urbana (DLU), pelo telefone 3212-5356.
Contêineres
     O sistema mecanizado de coleta de resíduos sólidos é uma solução tecnológica que ajuda a evitar a exposição do lixo e de odores. Os contêineres são fabricados em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que resiste às ações do tempo e do chorume.
Cada contêiner tem capacidade para mil litros, e cada quadra dispõe de três ou quatro unidades que foram instaladas paralelas à calçada e possuem adesivo refletivo, dando mais visibilidade no período noturno.  As papeleiras foram instaladas em postes e têm capacidade para armazenar 50 litros cada.
Os contêineres e papeleiras fazem parte de um projeto piloto que a Secretaria de Serviços Urbanos pretende ampliar para outras regiões da cidade, dando mais eficiência no processo de limpeza. Esse projeto foi implantado neste ano, começando pelo bairro Luizote de Freitas, zona Oeste da cidade, com a instalação de 50 contêineres e 35 papeleiras ao longo da avenida José Fonseca e Silva.
A comunidade aprovou a ideia. O comerciante Fernando Luiz de Oliveira disse que agora a “briga” ficou boa. “Todo mundo quer um contêiner mais próximo para facilitar o descarte do lixo, e aí ficamos puxando para o nosso lado”, brinca. Outro bairro beneficiado foi o Tibery, onde a moradora Sheila Lúcia de Oliveira, manicure que trabalha nas imediações da avenida Benjamin Magalhães, ficou satisfeita com esse novo estilo de acondicionamento de lixo. “Um dos pontos que me chamou a atenção foi a forma como as ‘caixas’ (contêineres) são tampadas. Elas não exalam cheiro, mas o povo precisa colaborar”, ressalta.
O projeto deu tão certo que nesta primeira etapa já foram implantados mais de 1,1 mil equipamentos entre contêineres e papeleiras nos bairros Luizote de Freitas, Tibery e Santa Mônica. Paralelamente, a Secretaria de Serviços Urbanos também contemplou as praças revitalizadas e as maiores feiras livres do município. Até o término do ano, a estimativa é de coletar em torno de 15,5 milhões de toneladas de resíduos domiciliares no município. No período de festas, o aumento de geração de resíduos chega próximo a 10% em relação à média mensal.
 Até o término do ano, a estimativa é de coletar em torno de 15,5 milhões de toneladas de resíduos domiciliares no município. No período de festas, o aumento de geração de resíduos chega próximo a 10% em relação à média mensal.



Benefícios da utilização dos contêineres
- Acaba com a limitação do horário para colocação do lixo
- Evita problemas com entupimento de bueiros, minimizando os riscos de enchentes e alagamentos
- Evita o amontoamento de lixo nas vias
- Elimina o mau cheiro ocasionado pelo lixo exposto
- Melhora a estética da região
- Evita que animais espalhem o lixo
- Acaba com acidentes envolvendo garis e automóveis
- Evita a exposição de lixo dependurado em árvores




Cássia Bomfim
Serviços Urbanos
18/12/13

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado