Mais de 300 bombeiros voluntários recebem certificados

Mais de 300 bombeiros voluntários recebem certificados



A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizou hoje (11) a formatura com entrega de certificados aos alunos do projeto de responsabilidade social para formação de bombeiros voluntários. São três projetos: Bombeiro Mirim, Voluntários da Cidadania e Bombeiro Sênior. A formatura aconteceu no Centro Administrativo com a presença de amigos e das famílias dos 339 formandos.
O objetivo geral do projeto é proporcionar ações de ensino, extensão e cultura. As ações para adesão dos alunos envolveram diretamente os programas já desenvolvidos pela Sedest. As crianças são atendidas na Estação da Cidadania, enquanto os alunos da melhor idade saíram dos Centros de Referência do Idoso e os jovens foram indicados pelos Centros de Referência Especializados em Assistência (Creas). Os projetos oferecem qualificação social e profissional no ofício de bombeiro profissional civil de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No projeto Voluntários da Cidadania, foram formados 11 jovens entre 16 e 20 anos, público alvo do projeto. Eles são indicados pelos Creas, em situação de risco social e residentes em áreas de baixa qualidade de vida urbana ou estão em conflito com a lei e cumprem medidas socioeducativas. Os cursos dentro do projeto tiveram duração de 4 meses. Nesse período, os alunos passaram com bombeiros militares e tiveram aulas de cidadania, prevenção de acidentes, primeiros socorros e resgate da autoestima. “Eu gostei muito do curso, é muito interessante, é salvamento de vida, a gente passa a ver importância no ser humano”, disse Sara, 20 anos, moradora do bairro São Lucas. “No início eu estranhei, pois não conhecia muito. Hoje vejo que bombeiro é um herói e eu mesma mudei muito, eu era agressiva e hoje sou só um pouco, mas vejo que preciso mudar e melhorar ainda mais”, disse Carolina, de 17 anos, moradora do bairro Jaraguá.
O projeto Bombeiro Sênior formou 87 novos bombeiros. Este projeto envolve cidadãos da melhor idade também indicados pela Sedest. Durante o curso, eles receberam instruções sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, noções sobre cuidados com o meio ambiente, defesa civil, cidadania e outras de instruções de caráter preventivo, visando oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização do idoso.
O terceiro foco dentro do projeto envolve as crianças de 7 a 14 anos de idade. Neste caso, as aulas buscam ações de ensino social que visam mudar o comportamento. São aulas que levam lições de cidadania, defesa civil, civismo, patriotismo, meio ambiente, prevenção às drogas, primeiros socorros, noções de salvamento, noções de prevenção e combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de prevenção a afogamentos, noções de prevenção a acidentes domésticos, direitos humanos, dentre outros, que foram executados pelos bombeiros militares do 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
No ano passado, o projeto atendeu apenas crianças. Este ano, com maior participação da Prefeitura, a iniciativa foi estendida para Bombeiro Voluntário da Cidadania e Bombeiro Sênior. “Para o ano que vem vamos ampliar mais nossa participação no programa. Uberlândia vive um momento histórico com uma maior política de assistência social para a cidade. Isso só foi possível com o apoio e a visão do prefeito Gilmar Machado que investe em parcerias e na promoção social”, disse secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira.
Emocionado, o comandante do 5º BBM destacou a parceria com a Universidade, Prefeitura e Poder Judiciário. “Quando trouxemos o projeto, no início do ano, para a Administração ficamos felizes por ter sido abraçado pela Prefeitura”, disse o tenente-coronel Itamar Caetano Filho. “O trabalho que os instrutores bombeiros fizeram com estas crianças é algo para a vida toda. Meu neto fez o curso e percebi que estas crianças vão levar mais que noção de cidadania; vão levar honra, disciplina e valorização da vida”, disse a juíza do Juizado Especial, Édila Moreira Monosso.

Cristiane de Paula 
Desenvolvimento Social
11/12/2013
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado