Carmina Burana será apresentada no Teatro Municipal

Carmina Burana será apresentada no Teatro Municipal


Evento faz parte das comemorações do Natal Luz de Uberlândia

A tradicional e, ao mesmo tempo, moderna cantata Carmina Burana será apresentada nesta quarta-feira (11), às 21h, no Teatro Municipal, como parte da programação do Natal Luz de Uberlândia (Ao contrário da informação contida na programação oficial, a apresentação será apenas dia 11). A entrada é franca. A obra do alemão Carl Orff aborda mudanças impostas à vida humana, jogos, amores, alegrias e dissabores e será cantada por 90 integrantes dos corais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Vozes de Patos de Minas, do Conservatório de Música de Patos de Minas. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e Diretoria de Cultura (Dicult), ambas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Prefeitura de Uberlândia.
            Carmina Burana foi composta por Carl Orff no ano de 1937 e chegou ao século XXI como clássica e pop ao mesmo tempo. A obra transita com tranquilidade desde as apresentações com pompas de ópera aos videos nos quais o cantor Michael Jackson a utilizou. Trata-se de uma cantata cênica, uma declamação cantada de 22 poemas com cenários e vestuário alusivos aos temas. Muitos a consideram uma quase ópera, com estrutura musical de ópera, mas sem movientações dos cantores, sem história única e sem enredo.
            A obra se estrutura em poemas escritos em latim e alemão medievais e foi possível de ser criada após a descoberta de um rolo de pergaminho no Convento Beneditino de Benediktbeuren, ao sudoeste da Alemanha, em 1837, mas provavelmente escritos entre os séculos XII e XIII. Apresentada pela primeira vez na Ópera de Frankfurt, na Alemanha, em 1937, os Carmina Burana de Carl Orff criticaram também as autoridades seculares e eclesiásticas, a hipocrisia e o poder econômico, por isso não agradaram aos líderes políticos da época. São melodias simples, de apelo popular, criadas com a intenção de aproximar o teatro musical do grande público.
            Já o título da obra provém do substantivo em latim carmen, que significa canções escritas em versos e poemas. Literalmente, Carmina Burana significa Canções de Beuren, uma vez que Beuren (bávaros) é pelo fato dos textos terem sido descobertos em um mosteiro beneditino na região alemã da Bavária.

O Fortuna

            Um dos trechos mais conhecidos de Carmina Burana é “O Fortuna”. O poema remete à Roda da Fortuna, símbolo da Antiguidade, que gira constantemente alternando entre a boa e a má sorte. É uma parábola da vida humana que retrata constantes mudanças.

Confira a programação completa do Natal Luz de Uberlândia no endereço eletrônico www.natalluzdeuberlandia.com.br.

Marden Rangel
10/12/13
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado