Procon faz comparativo de preços de material escolar

Procon faz comparativo de preços de material escolar



A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou esta semana uma pesquisa em seis estabelecimentos que comercializam materiais escolares e constatou uma diferença que varia de 50 a 300% nos preços dos mesmos produtos.
Os fiscais apuraram preços de 74 itens em suas variadas formas em estabelecimentos de diferentes regiões da cidade que concordaram em participar do comparativo. Uma nova pesquisa será feita em janeiro.

“Diante dessa variação, alertamos a todos os consumidores a planejarem bem as suas compras e fazer uma pesquisa de preços em diferentes locais”, disse o superintendente do Procon, Frank Resende. Ele ainda esclarece que a internet tem se apresentado como grande aliada do consumidor na realização de comparativos a fim de apontar os estabelecimentos que praticam o menor preço.
A qualidade do produto também deve ser observada, bem como produtos com procedência duvidosa. “Exija a Nota Fiscal ou o Cupom Fiscal. É o comprovante legal que assegura ao consumidor o direito à garantia em caso de vício ou defeito do produto”, disse Resende.

Com relação a lista de materiais elaborada pelas escolas, o Procon alerta que as instituições de ensino não podem incluir itens de uso coletivo como produtos de limpeza, higiene e objetos de uso profissional. Outra dica importante para os consumidores economizarem é utilizar o sistema de compras coletivas. O ideal é reunir um grupo de pais de alunos da mesma escola e tentar negociar com o gerente da papelaria. “Nesse sistema de compras, tanto o vendedor como o comprador ganham, pois os descontos são muito maiores e o estabelecimento vende mais”, completa Frank.    
           
Daniela Queiroz
Procon
18/12/2013

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado