Resultado do 1º LIRAa de 2017 em Patos de Minas

G1 - Globo.com
Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti é considerado de médio risco 

Maior incidência dos focos se concentra em 8 bairros de Patos de Minas

O Programa Municipal de Combate à Dengue realizou na semana passada, entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti) do ano. Todos os bairros do município de Patos de Minas tiveram cobertura pelos Agentes de Combate a Endemias, que visitaram aproximadamente 4.000 imóveis.

Ao realizar as visitas, os agentes encontraram vários recipientes com a presença de larvas e pupas. Eles recolheram as amostras que foram encaminharam para análise laboratorial. O resultado indicou um índice de infestação predial do município em 1,7, o que é considerado de Médio Risco. “O índice de Médio Risco preocupa todos nós do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), uma vez que os fatores climáticos como as chuvas, e calor intenso estão favoráveis para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça de forma mais rápida.” – revelou Sueli Santos, gerente do programa.

*Foto: divulgação
Os principais criadouros do mosquitos detectados pelos agentes foram pratos de plantas, que ficam embaixo dos vasos; tambor de água que geralmente armazenam água da chuva; calhas; piscinas; lixo e materiais de construção acondicionados de forma inadequada. A maior incidência de focos se concentra nos bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Cônego Getúlio, Cristo Redentor, Caramuru, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Paulistano e Planalto.

De acordo com a gerente do PMCD, após o resultado do LIRAa, ações de intensificação de combate como mutirões de limpeza, campanhas educativas e a continuidade as visitas domiciliares, serão realizadas em um primeiro momento nos bairros com maior incidência e, em sequência, serão estendidas a todos os bairros da cidade. “A colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito vetor, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, seja eficaz.” – esclareceu Sueli.

Para ela, infelizmente alguns moradores ainda têm resistência em receber a visita do Agente de Combate a Endemias. “Por isso, vale ressaltar que todos os imóveis precisam ser visitados e durante a visita o Agente tem muitas informações para repassar a toda a população, além de realizar o tratamento mecânico e químico quando necessário.” – lamentou a gerente.

Para combater o mosquito e evitar epidemias das doenças causados pelo Aedes aegypti, o Programa Municipal de Combate à Dengue sugere que toda a população receba o Agente de Combate à Endemias, ouça com atenção as informações que ele tem. “É importante também que todos adotem a campanha educativa dos 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE. Se cada um tirar 10 minutos na sua semana para fazer a vistoria no quintal e na residência é possível eliminar os criadouros do mosquito e, dessa forma, manter a família protegida contra esse mosquito, que mede apenas meio centímetro, mas que pode transmitir tantas doenças.” – salientou Sueli.





Simone Marques
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Patos de Minas 
3822-9680 / 3822-9120
www.patosdeminas.mg.gov.br
facebook: PrefeituraPatosDeMinas

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas