Fiemg Regional Alto Paranaíba apresenta as ações propostas para 2017


 Em 2016, A Fiemg Regional Alto Paranaíba lançou o Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR a partir da identificação dos principais pontos críticos que afetam os setores mais dinamizadores da economia de Minas, apresentando ações de curto, médio e longo prazo. As medidas foram propostas a partir de um diálogo entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e universidades.  No Alto Paranaíba, o programa desenvolve ações com os setores: Carnes, Metalmecânico, Diamantes, Sucroenergético, Laticínios, Confecções, Cervejas Artesanais e Têxtil.  As ações estão sendo realizadas através de capacitações, consultorias e reuniões setoriais.

Com o intuito de preparar a região do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, para o futuro e promover a geração de emprego e renda e ganhos de competitividade a Fiemg Regional Alto Paranaíba lançará em Fevereiro de 2017, o Plano de Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais em Patos de Minas, Paracatu e Arinos. As propostas de desenvolvimento socioeconômico Industrial da Região oferecem diretrizes para a correção de carências de infraestrutura, das aplicações da legislação ambiental e dos gargalos da ambiência econômica. Dentre as ações propostas, os temas são: Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente, Ambiência Econômica e Desenvolvimento Social.
Na área ambiental, a FIEMG Regional Alto Paranaíba, oferece apoio às empresas por meio do Programa Minas Sustentável, que tem a missão de liderar o processo de desenvolvimento sustentável da Indústria em Minas Gerais, fortalecendo sua competitividade e buscando a melhoria contínua das condições socioeconômicas do estado e do país. Implantar a gestão ambiental nas empresas é importante para diminuir os custos e os riscos ambientais. Além de evitar riscos à saúde dos funcionários e clientes, alcançando a conformidade legal. Em 2016 o programa atendeu em média 100 indústrias no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, e neste ano, o objetivo é aumentar em 30% o número de atendimentos.
Para auxiliar as empresas na obtenção de crédito através dos bancos públicos, a Fiemg Regional Alto Paranaíba é Correspondente Bancário do BDMG e fornece informações sobre as condições de crédito do BNDES, gratuitamente, e destaca que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDES publicou novas políticas e condições de crédito. As novas políticas entram em vigor neste mês de Janeiro e refletem as mudanças na atuação do BNDES, no seu papel de indutor do desenvolvimento sustentável. Em Minas Gerais, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, permanece com as condições de financiamento para todas as necessidades de expansão da empresa (capital de giro, compra de matéria prima, reformas, obras civis, entre outros) com taxas a partir de 1,89%* ao mês e prazo total de até 4 anos, incluindo até 3 meses de carência.
E neste contexto de constantes mudanças, as ações da instituição estão focadas no desenvolvimento da região. O Presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Sr. João Batista Nunes Nogueira explica que “A FIEMG Regional continuará buscando ações para ser essencial a Indústria do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas, conhecendo a realidade de cada um dos municípios de abrangência e auxiliando no desenvolvimento econômico e social da nossa região”.



FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas