Presidente da Caixa é recebido pelo prefeito Odelmo Leão e apresenta alternativas de parcerias com o Município

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, recebeu, nesta sexta-feira (6), o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, que estava acompanhado dos seus vices-presidentes de Habitação, Nelson Antônio de Souza, e de Governo, Roberto Derziê, além do superintendente regional da Caixa, em exercício, Gilmar Passos. 


Durante a reunião foram discutidas alternativas para equacionar o pagamento das dívidas oriundas da gestão anterior, na casa dos R$ 390 milhões em despesas correntes (folha de pagamento, encargos e fornecedores), com a manutenção de investimentos essenciais do Município em áreas como saúde, educação e desenvolvimento social.  foto Caroline Aleixo



"O nosso objetivo é fazer uma visita ao prefeito Odelmo Leão e colocar a Caixa à disposição, pois somos historicamente parceiros. Temos o compromisso de reafirmar essa parceria e trazer alternativas que possam melhorar a receita e os serviços da Prefeitura. A atenção que a Prefeitura tem com a Caixa nós vamos ter com a Prefeitura para que esse momento difícil seja ultrapassado", afirmou o presidente da Caixa, Gilberto Magalhães Occhi. 

O principal dirigente do banco federal citou a entrevista coletiva concedida pelo prefeito Odelmo Leão, também nesta sexta-feira, em que foram divulgados os dados consolidados na primeira semana de trabalho no que se refere à divida deixada pela gestão anterior. "Vemos que é um grande desafio em termos de dívidas a serem honradas. Por isso, trouxemos alternativas de financiamentos, parcerias e melhorias das arrecadações e dos serviços, que podem beneficiar a população naquilo que a Prefeitura pode oferecer", disse Occhi. "Mais uma vez a Caixa é nossa parceira, porque é o maior banco de fomento social do Brasil", disse o prefeito Odelmo Leão.  

Entre as alternativas apontadas pelo presidente da Caixa está a antecipação para este ano da renegociação do contrato de processamento da folha de pagamento do Município com a Caixa, que se encerraria somente em 2018. "Temos uma parceria de longo prazo e estamos conversando sobre a possibilidade de antecipar e fazer uma renovação desse negócio por mais cinco anos ainda em 2017", disse Occhi. "Nossa folha de pagamento está com a Caixa desde 2005", lembrou o prefeito Odelmo Leão. 

Outra possível fonte de recursos está vinculada ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Com a reforma administrativa contida no programa 'Gestão Total" da Prefeitura de Uberlândia, o órgão de saneamento básico também será o responsável por gerenciar a coleta de resíduos sólidos, como forma de adequação à Lei Federal 13.308/16, que orienta os municípios a centralizarem as ações de gerenciamento do saneamento em único órgão. "Temos várias linhas de crédito e um programa de apoio a essa modernização de gestão e conversamos sobre o Dmae. Vamos levar uma série de demandas para Brasília e vamos voltar nos próximos dias para apresentar alternativas para essas ações trazidas pelo prefeito. A do Dmae é uma delas", disse o presidente da Caixa. 

06/01/2017

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva