63% das pessoas ainda não usam filtro solar

Especialista alerta que filtro solar é essencial até em dias nublados


Para os dermatologistas não há dúvida: a exposição exagerada ao sol é a principal causa de envelhecimento precoce e do aparecimento do câncer de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 63% dos brasileiros não usam nunca o protetor solar, apenas um em cada cinco brasileiros se protegem de acordo com o recomendado, o que é preocupante, pois 44% das pessoas se expõem ao sol no horário mais perigoso, entre às 10h e 15h.

Mesmo com o tempo instável, a dermatologista Juliana Gumieiro alerta que o filtro solar é essencial e deve ser usado até em dias nublados.  “Os raios ultravioletas não são visíveis. Com chuva ou sol eles incidem sobre a nossa pele, por isso, o uso do protetor solar precisa se tornar um hábito diário para todas as pessoas”, afirma. A especialista ainda alerta que a exposição ao sol, sem proteção adequada deixa a pele desprotegida de diversos problemas, que vão desde o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras, até mesmo ao câncer de pele, que é o mais preocupante, pois é o mais incidente no Brasil e com alta mortalidade.

Como escolher?

Juliana ainda reforça que é preciso verificar se os filtros solares protegem contra os dois raios, o UVA (que provoca envelhecimento precoce e manchas na pele) e o UVB (que provoca câncer de pele). Além disso, a orientação é usar filtro solar de pelo menos 30. “Como existem muitas opções no mercado o ideal é procurar um especialista para ver qual é melhor produto para o seu tipo de pele. As peles mais sensíveis, com manchas, rosácea, entre outras, exigem um fator mais alto. O melasma exige também uma proteção contra a luz visível, que seria um filtro com cor. Existem filtros que controlam a oleosidade, hidratantes e com fatores antioxidantes que previnem o envelhecimento. O ideal é consultar um dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e ver qual seria o ideal para você”, recomenda.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas