Programa Escola Bem Arrumada recupera unidades para a volta às aulas

 O Programa Escola Bem Arrumada teve início nesta terça-feira (10) e a primeira unidade a receber a força-tarefa foi a Escola Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, região leste. O projeto da Prefeitura de Uberlândia tem o objetivo de recuperar a estrutura física das escolas, encontradas em situação precária pela atual administração no início deste mês. O projeto atenderá todas as 118 unidades municipais de ensino e mais oito anexos, com serviços de reforma e manutenção. Desta forma, a Prefeitura visa garantir normalidade e condições satisfatórias no retorno às aulas dos mais de 57 mil alunos e aos profissionais do magistério, no dia 7 de fevereiro, quando começarão as aulas.

    Atendendo a uma determinação do prefeito Odelmo Leão, o Escola Bem Arrumada terá continuidade durante todo o ano. “Neste momento, estamos fazendo os serviços mais emergenciais, tudo com responsabilidade e respeitando o orçamento disponibilizado”, disse a secretária de Educação, Célia Tavares. Segunda ela, foi montado um cronograma de trabalho que deve ser executado ainda em janeiro e depois terá continuidade de acordo com as necessidades surgidas.

    As vistorias nas escolas começaram na semana passada e a expectativa é que sejam finalizadas até sexta-feira (13). Nesta fase são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida terá início a execução dos serviços. Para o trabalho ser o mais amplo possível, o Escola Bem Arrumada reúne as secretarias municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Obras, Comunicação Social e Gestão Estratégica. Ao todo são dezenas de profissionais envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria de Trânsito e Transportes é responsável pela sinalização viária e a Obras pela recuperação da massa asfáltica com a operação Tapa-Buracos. Também estão envolvidos o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam).
    Um trabalho considerado indispensável está sendo feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, e consiste no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados no entorno dela em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens.
    Os serviços são focados principalmente para as escolas, mas foram bem recebidos pela população. “Os lotes próximos à minha casa não recebiam limpeza há meses e estavam com lixo e mato alto. Agora, com apenas uma semana de trabalho da atual equipe, já estão sendo capinados e limpados. È muito bom saber que estão se lembrando da gente”, disse a dona de casa Vânia Cristina Almeida, moradora do Morumbi há 14 anos. 

SECOM UBERLANDIA MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas