Estudantes plantam mudas em bosque no bairro Tocantins

Como demonstração de que consciência ambiental começa na infância, 90 alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Prof. Mario Godoy Castanho participaram na manhã desta quinta-feira (03) de uma aula prática no Bosque Guanandi, no bairro Tocantins. Os estudantes ainda cooperaram com o plantio de 270 mudas do programa Uberlândia Te Quero Verde, promovido pela Prefeitura Municipal.
A “Guanandi”, que dá nome ao bosque, foi a primeira muda a ser plantada pelo prefeito da cidade e pela aluna Vitória Cardoso Santos, de 9 anos. “Eu gostei de ter plantado e vou falar para minha mãe e para o meu pai quando chegar em casa”, disse.

Além da boa notícia, a aluna levará para casa um panfleto explicando para toda a família como se tornar um “Guardião do Verde”, preservando o meio ambiente e mantendo o bairro limpo, sem jogar lixo no local.

O Bosque Guanandi foi criado no início de 2000. Nos últimos anos, a área vinha sofrendo com o descarte irregular de lixo. O plantio das mudas na área desmatada ajudará a inibir a ação e evitará também a criação de focos do Aedes aegypti, a proliferação de insetos, roedores e o mau cheiro que incomoda os vizinhos.
O estudante Carlos Augusto Artioga, 11 anos, que participou da ação, mora em frente ao bosque e afirmou que vai ajudar a preservar o bosque. “As pessoas jogam lixo aqui, mas agora nós plantamos as mudas e vou ficar acompanhando”, disse.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Tocantins, Osair Santiago, ação é muito bem-vinda e terá o apoio da comunidade local. Segundo ele, a associação já se prontificou em colocar estacas para impedir o descarte de lixo e a preservar as novas árvores.

Sobre o plantio
Entre as 270 mudas plantadas no Bosque Guanandi estão 19 espécies diferentes, entre elas o Guanandi, Ypê de diversas cores, Paineira, Pau Pombo e árvores frutíferas como Ingá, Jambolão, Jenipapo, Jatobá e Seriguela que auxiliam no sustento da fauna local.

Sobre o “Uberlândia Te Quero Verde”
O “Uberlândia Te Quero Verde” é um programa da Prefeitura de Uberlândia que promove a arborização tanto na área urbana quanto na zona rural. Com esta ação, o governo municipal reafirma seu compromisso de que a cidade tenha um milhão de árvores plantadas antes de sua população completar um milhão de habitantes.

Placar Verde
O Placar Verde é uma das ações de incentivo ao plantio de mudas. Inaugurado no dia 30 de novembro, o contador eletrônico já registrou 265.223 mudas plantadas desde 2013 pela Administração municipal. O painel eletrônico (Placar Verde) foi fixado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco com Anselmo Alves dos Santos para que a população acompanhe a contagem.

Todos podem contribuir
Para entrar na contagem do Placar Verde e declarar que quer uma cidade mais verde, basta adquirir uma muda de árvore gratuitamente junto ao Horto Municipal. É necessário apresentar Carteira de Identidade. Para a área rural é necessário que a propriedade esteja no município de Uberlândia e a documentação do imóvel seja apresentada. Na última semana de fevereiro o horto contabilizou a doação de 1.064 mudas.
O Horto fica na Avenida Benjamim Magalhães, s/n, bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 16h.


Rodrigo Fernandes
Meio Ambiente
03/03/2016

Comentários

potagens mais vistas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado