Mais de 130 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Uberlândia no Dia de Finados

Aplicativo para smartphones desenvolvido pela Prefeitura para consultas de sepulcros estará disponível para download a partir do dia 30 deste mês-Correio de Uberlândia
Uma ação conjunta mobiliza diversas equipes da Prefeitura de Uberlândia nos momentos que antecedem o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. Desde a última semana, os cemitérios da cidade e dos distritos se tornaram palco de serviços de manutenção, limpeza e revitalização. Para recepcionar e acolher os mais de 130 mil visitantes que passarão pelos locais para prestar homenagem aos entes queridos, o Município também implementou ferramentas para orientar e facilitar o acesso das pessoas.


Inovação e orientação

Uma das novidades este ano fica por conta da modernização e repaginação do sistema de busca de sepulcros criado pelo Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e disponibilizado no Portal da Prefeitura. A ferramenta permite que a pessoa localize o túmulo no determinado cemitério com base em informações como nome completo e datas de nascimento ou sepultamento. A ferramenta tem layout novo, permitindo mais navegabilidade, agilidade e facilidades à busca.

Além disso, a partir do dia 30 deste mês, será disponibilizado um aplicativo em que os interessados poderão ter, a partir dos seus smartphones, acesso a essas informações. “É uma plataforma adequada aos aparelhos celulares, com interface mais simples e descomplicada. Nosso objetivo é, por meio da modernização e informatização, facilitar e tornar eficiente o acesso aos serviços públicos, seguindo os preceitos de eficiência determinados pelo prefeito Odelmo Leão por meio do programa Gestão Total”, explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

De acordo com o assessor municipal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Mário Faria, a ferramenta é uma forma de mostrar que a Prefeitura acompanha os diferentes tipos de inovação pensados para a população. “Quando se digita o nome da pessoa, já aparece o endereço da rua, a quadra e o número do local. Com o aplicativo, os interessados ainda terão a possibilidade de ter isso tudo em mãos, pelo celular. É muito mais fácil e mais prático”, disse.

Visitação

A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico é que mais de 130 mil pessoas passem pelos cemitérios do município e dos distritos. “Há dez dias intensificamos os serviços com um número grande de profissionais e voluntários, contemplando capina, roçagem, varrição, lavagem das ruas e pinturas de meio fio. Apenas no Cemitério São Pedro, estimamos que passem pelo local cerca de 30 mil pessoas. Já no Cemitério Bom Pastor, a estimativa é que 100 mil pessoas visitem os túmulos de pessoas que já se foram”, completou o assessor Mário Faria.

Os cemitérios permanecerão abertos das 7h às 18h no dia 2 de novembro. Além das visitas, os espaços também receberão celebrações religiosas e cultos ecumênicos. No Campo do Bom Pastor, as missas estão marcadas para as 8h, 9h30 e 16h. Enquanto isso, o cemitério São Pedro receberá os eventos às 8h, 10, 14h e 16h.

Mutirão contra a dengue

Outra ação desenvolvida especialmente para o feriado é uma ação conjunta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, José Humberto Arruda, o intuito é intensificar os trabalhos para orientar aqueles que passarem pelos cemitérios.

“Os cemitérios já são cadastrados e recebem visitas quinzenalmente para o controle da dengue. Para o Dia de Finados, teremos profissionais distribuídos nos três cemitérios da cidade, além dos distritos de Martinésia e Tapuirama, das 8h às 14h. Será um trabalho de orientação. O ideal é não levar nada que retenha água. Trata-se de um local com grande circulação de pessoas e a permanência daquele material pode gerar um novo criadouro do mosquito”, adiantou. 

24/10/2017
PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas