Ciclo Profissional traz curso sobre Planejamento Financeiro dos Negócios Empresários e profissionais fazem projetos para

Com a proximidade do fim do ano, é imprescindível planejar as ações e os investimentos das empresas para o ano seguinte. Pensando nisso, o Ciclo Profissional da Indústria e do Comércio realizou uma oficina sobre Planejamento Financeiro dos Negócios para 2018. O assunto foi apresentado pelo economista, especialista em Finanças e Estratégias Empresariais e consultor, Cícero Cambraia. O Ciclo Profissional é uma realização conjunta da FIEMG Regional Alto Paranaíba e ACIPATOS (Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas), com o patrocínio exclusivo do SICOOB Credicopa.

O consultor observou que em todo planejamento é fundamental ter a percepção do cenário econômico do país e as expectativas de crescimento do negócio. Cícero analisou que o ano de 2018 ainda apresenta situação de instabilidade econômica e que deve ser considerada.


Durante a oficina, ele mostrou como deve ser elaborado e feito o cálculo de orçamentos, definidos indicadores de acompanhamento e da capacidade real de geração de lucro e orientou sobre retiradas e remuneração de sócios. Segundo ele, existem situações em que o empresário insere contas particulares dentro do planejamento da empresa o que compromete o resultado final.

Cícero repassou ainda as melhores práticas de planejamento empresarial, com a otimização de custos fixos, avaliação das margens de contribuição, ponto de equilíbrio e a definição de metas de vendas. “Se as vendas não aumentarem como o empresário espera, ele vai ter que rever gastos e saber onde pode reduzir custos. Por isso que, é preciso planejar hoje para o ano de 2018, é fundamental, caso contrário, o empresário corre um sério de ter um ano com prejuízo”, destacou.

De acordo com ele, no próximo ano, tem que fazer o monitoramento constante para saber se está acontecendo como planejou e fazer as correções de rumo, caso necessário. O curso abordou ainda, o planejamento de finanças pessoais, orientando os participantes a fazerem o planejamento familiar e as despesas fixas e variáveis. “Tem que colocar todos os gastos, por menores que sejam, na planilha do orçamento/planejamento”, concluiu.


Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas