II Semana de Atenção à Doença Falciforme tem início com foco na capacitação profissional

Aberta nesta quarta-feira (25), iniciativa prevê uma série de atividades para profissionais de diversas áreas
A cada 1.400 moradores de Minas Gerais, um apresenta a doença falciforme. Em todo o Brasil, a média chega a um para cada mil habitantes, segundo o Ministério de Saúde. Números que retratam a alta incidência de uma das enfermidades mais comuns, mas pouco debatida entre os brasileiros. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde deu início, na manhã desta quarta-feira (25), à II Semana Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.

Promovida com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa prevê uma série de atividades no Center Convention com o objetivo de debater e capacitar ainda mais os profissionais da saúde, educação, assistência social e a comunidade em geral. As ações foram abertas com uma apresentação dos alunos da Escola Municipal Cidade da Música, e se estendem até quinta-feira (26), como adianta a coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas com a Doença Falciforme, Mara Ramos de Oliveira.


“Ao todo, serão sete capacitações entre hoje e amanhã, das 8h às 17h, voltadas para vários públicos, tanto do nível médio quanto superior. São palestras sobre a urgência e emergência, saúde bucal, saúde da mulher, da criança, para pediatria, assistentes sociais e o público geral. São atividades fundamentais para melhorar o atendimento ao doente falciforme e diminuir a mortalidade. Quanto mais agilizarmos e reforçarmos o tratamento, mais chances de controlar a situação”, afirmou.

Sobre a doença

Originada na África, a doença falciforme se caracteriza por uma patologia sanguínea genética que afeta a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio para o sistema circulatório. Os principais sintomas são febre alta, tosse, desânimo, cansaço, inchaço e vermelhidão dos pés e das mãos, além de falta de apetite, aumento do baço, olhos amarelados e urina escura. O tratamento envolve o acompanhamento das crises, atenção aos sintomas e autocuidado em casa, e pode ser feito a partir de um exame rápido e simples.

Teste do pezinho

De acordo com a coordenadora Mara Ramos de Oliveira, a melhor forma de diagnosticar a doença é por meio do teste do pezinho, oferecido gratuitamente em todas as UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) de Uberlândia e também nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) do setor sul.

“A partir desse exame, detectamos a doença nos primeiros dias de vida, quando o bebê já pode começar o tratamento. Caso o paciente não tenha a doença, mas apresente o traço falciforme, também conseguimos descobrir para dar sequência ao atendimento”, ressaltou.

Traço falciforme
Caso um recém-nascido receba de um dos pais o gene para hemoglobina S e outro gene para hemoglobina A, ele não apresentará a doença, mas sim o traço falciforme (AS). Diante disso, o paciente não precisará do tratamento, uma vez que a enfermidade não irá se desenvolver. Ainda assim, se por ventura, essa mesma pessoa tenha filhos futuramente com outra que também herdou o traço, existe a possibilidade de o casal ter uma criança com a doença falciforme (SS).

Foto: PJ Godoy
25/10/2017
PJ Godoy
paulogodoy@uberlandia.mg.gov.br
3239-2883

Daniela Nogueira
Assessora de Gestão de Dados e Inovação
Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas