Deputado estadual Felipe Attiê preside reunião para discutir a falta de água em cidades mineiras

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, ele destacou o modelo bem sucedido feito pelo Dmae em Uberlândia 

O deputado estadual Felipe Attiê presidiu, nesta segunda-feira (23/10), audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em que foi debatida a falta de abastecimento e tratamento de água em diversos municípios do Estado, sobretudo naqueles atendidos pela Copasa. 
Participaram da reunião parlamentares mineiros, vereadores, prefeitos, representantes de movimentos municipais,  de agência reguladoradora e da Copasa-MG. 

Para Felipe Attiê, um dos autores do requerimento para realização da audiência, a situação é alarmante e soluções devem ser apresentadas urgentemente. 

“A água não pode ser tratada com tamanha irresponsabilidade pela Copasa. A ingerência desse governo petista está afetando a vida de milhares de mineiros. Sem água não há desenvolvimento econômico, principalmente para a agricultura e pecuária. É necessária uma ação urgente da Copasa, do governador Pimentel, para que essa situação não acabe como a CEMIG”, afirmou Attiê. 
O deputado também criticou a centralização das empresas estatais em Minas e, principalmente, a má gestão e ineficiência das mesmas. 
“Um dos grandes problemas desse País é a falta de planejamento para a continuidade das obras e ações públicas. Até obras privadas dão problema. São problemas estruturais que precisam ser enfrentados com urgência. A água é a fonte da vida, não podemos brincar com isso”, afirmou o presidente da Comissão, citando o exemplo bem sucedido da captação, tratamento e distribuição de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) em Uberlândia. Atualmente, o departamento está tocando uma das maiores obras do Estado, com a transposição da água do Rio Araguari para dentro do atual sistema baseado nos mananciais do Rio Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim.
O representante da Copasa-MG, Gilson Ribeiro, reafirmou o compromisso da empresa em resolver todos os problemas apresentados e confirmou que investimentos estão sendo  feitos, principalmente, no Nrte de Minas, como em Montes Claros e Paracatu, onde a situação encontra-se critica.
A ausência da presidente-diretora da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, foi lamentada e criticada pelos parlamentares mineiros presentes.

--
Guilherme Calligaris
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Estadual FELIPE ATTIE

Comentários

potagens mais vistas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado