Deputado estadual Felipe Attiê preside reunião para discutir a falta de água em cidades mineiras

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, ele destacou o modelo bem sucedido feito pelo Dmae em Uberlândia 

O deputado estadual Felipe Attiê presidiu, nesta segunda-feira (23/10), audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em que foi debatida a falta de abastecimento e tratamento de água em diversos municípios do Estado, sobretudo naqueles atendidos pela Copasa. 
Participaram da reunião parlamentares mineiros, vereadores, prefeitos, representantes de movimentos municipais,  de agência reguladoradora e da Copasa-MG. 

Para Felipe Attiê, um dos autores do requerimento para realização da audiência, a situação é alarmante e soluções devem ser apresentadas urgentemente. 

“A água não pode ser tratada com tamanha irresponsabilidade pela Copasa. A ingerência desse governo petista está afetando a vida de milhares de mineiros. Sem água não há desenvolvimento econômico, principalmente para a agricultura e pecuária. É necessária uma ação urgente da Copasa, do governador Pimentel, para que essa situação não acabe como a CEMIG”, afirmou Attiê. 
O deputado também criticou a centralização das empresas estatais em Minas e, principalmente, a má gestão e ineficiência das mesmas. 
“Um dos grandes problemas desse País é a falta de planejamento para a continuidade das obras e ações públicas. Até obras privadas dão problema. São problemas estruturais que precisam ser enfrentados com urgência. A água é a fonte da vida, não podemos brincar com isso”, afirmou o presidente da Comissão, citando o exemplo bem sucedido da captação, tratamento e distribuição de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) em Uberlândia. Atualmente, o departamento está tocando uma das maiores obras do Estado, com a transposição da água do Rio Araguari para dentro do atual sistema baseado nos mananciais do Rio Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim.
O representante da Copasa-MG, Gilson Ribeiro, reafirmou o compromisso da empresa em resolver todos os problemas apresentados e confirmou que investimentos estão sendo  feitos, principalmente, no Nrte de Minas, como em Montes Claros e Paracatu, onde a situação encontra-se critica.
A ausência da presidente-diretora da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, foi lamentada e criticada pelos parlamentares mineiros presentes.

--
Guilherme Calligaris
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Estadual FELIPE ATTIE

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas