Aluno da Uniube Uberlândia é premiado em concurso nacional de artigos

Pensando na relação entre saúde e educação, o aluno Thalison Carlos F. Gomes do curso de Engenharia da Computação e sua orientadora, prof. Drª. Luciene C. Oliveira, em um projeto de Iniciação Científica da Uniube Uberlândia, tiveram a ideia de desenvolver um serious game voltado para simulação de cirurgias ortopédicas, utilizando óculos de Realidade Virtual.


A capacitação médica é cada vez mais importante, sendo que um simples procedimento cirúrgico pode se tornar uma situação crítica para o paciente. O preparo acadêmico do profissional da Medicina é elementar para que erros provindos de falha humana sejam evitados. É possível observar atualmente uma atuação significativa da tecnologia na saúde, não só como ferramenta de trabalho, mas também no aprendizado e formação profissional. 

Com a Realidade Virtual imersiva, proporcionada pelo óculos de Realidade Virtual, foi possível propiciar uma experiência de aprendizagem unindo as áreas da saúde e da educação, que também pode ser utilizada para o desenvolvimento de jogos. Por muito tempo, jogos foram vistos apenas como uma forma de entretenimento. Atualmente, alguns jogos tem um propósito a mais: o de proporcionar experiências que agreguem conhecimento. Jogos dessa natureza ficaram conhecidos como jogos sérios ou serious game.

Este trabalho faz parte de um projeto de Iniciação Científica intitulado "Desenvolvimento de aplicações de automação e robótica nas áreas: atletismo, games, empresas, navegação, educação, casas inteligentes e bio-engenharia com o uso da tecnologia assistiva para individuos com necessidades especiais", aprovado há dois anos e renovado por mais um ano.

Artigo premiado

Um artigo, resultado deste trabalho, intitulado "Realidade Virtual aplicada no Desenvolvimento de um Serious Game para Aprendizagem de Cirurgias", elaborado por Gomes foi eleito como como o segundo melhor do I Concurso de Artigos Acadêmicos da Associação Brasileira de Melhoria em TI (ABRAMTI), no qual participaram 39 universidades e 22 faculdades brasileiras. O aluno Thalison Gomes e a Uniube foram premiados com dois notebooks i5, sendo um para o aluno e um para a instituição.

O aluno, acompanhado pela gestora do curso de Engenharia da Computação prof. Ms. Mylene L. Rodrigues, apresentou o artigo no dia 27/09/2017, no Congresso Internacional de Tecnologia e Qualidade (CinTec), em São Paulo, onde receberam os prêmios.


Informações para a Imprensa
Isley Borges

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas