Deputado Arnaldo quer opinião do Tribunal de Contas sobre PPPs paralisadas em Minas

O deputado Arnaldo Silva esteve, nesta terça-feira (24/10), no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em reunião com o conselheiro Gilberto Diniz. O deputado fez uma consulta formal ao TCE-MG questionando se seria possível, em tese, a edição de uma norma legal que fizesse previsão de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP), na execução de obras públicas.


Neste caso, a contratação e fiscalização seria feita pelo Estado, enquanto o pagamento seria realizado por empresa privada. O pagamento seria compensado posteriormente mediante o que fosse acrescentado no recolhimento de ICMS da empresa. O conselheiro Gilberto Diniz é o relator do caso.

Segundo o modelo de PPP previsto pela lei 18.038/ 2009, essa contratação já vinha sendo feita normalmente em Minas Gerais. Com a atual Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), houve um entendimento formal que esse modelo poderia gerar uma operação de crédito. Foi realizado uma audiência pública na Assembleia (ALMG) para discutir o tema. Já, de acordo com a consultoria da ALMG, tais parcerias não guardam correlação com o conceito de operação de crédito.

Enquanto não se chega a um acordo, as PPPs no Estado estão suspensas. “Nós temos empresas querendo investir. Várias obras foram realizadas no Triângulo, modernizando as rodovias, trazendo investimentos para a região. Agora está tudo parado”, disse o deputado.

O conselheiro Gilberto Diniz vai analisar o caso e dará um parecer em breve. Segundo Arnaldo, a lei foi um avanço nos investimentos de infraestrutura rodoviária, principalmente no Triângulo Mineiro, representando uma legislação moderna, eficiente e de resultados. O deputado defendeu a continuidade de projetos de parceria com base na mesma norma para mais investimentos no Estado.

Várias usinas sucroalcooleiras estão dispostas a investir em obras de vias públicas na região onde estão localizadas para aumentar o faturamento das empresas. O Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (Siamig) participou da reunião, representado pela assessora jurídica Carina Ferreira.



Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos