Bitributação da energia elétrica: Quem paga essa conta é você!

ptb.org.br
Em Minas Gerais, o governo estadual está praticando cobrança indevida do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a totalidade do valor das contas de energia elétrica dos consumidores do Estado. Essa cobrança aumenta em até aproximadamente 30% o que os consumidores – residenciais, comerciais e industriais - pagam na conta da Cemig.

O que também onera toda a cadeira produtiva, da alimentação aos custos de saúde da população, já que a energia elétrica é um insumo fundamental em todas atividades.  É a chamada bitributação, a concessionária está cobrado imposto sobre imposto na conta de energia de todos os clientes mineiros.

O que acontece é que o tributo não está sendo calculado tão somente sobre o valor da energia enquanto mercadoria, ou seja, no momento em que é efetivamente consumida pelo contribuinte, mas também sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que não deveriam fazer parte da base do cálculo.

Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia, essa é uma batalha que o deputado estadual Felipe Attiê está enfrentando com muita ênfase em Belo Horizonte, buscando que a jurisprudência do STJ seja colocada em prática pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Porque, atualmente, quem está pagando essa conta – indevida – é o consumidor/contribuinte mineiro. 

Arthur Fernandes
Jornalista Responsável - MTB-Q8675JP 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas