Metodologia diferenciada aborda ciências e artes em escolas municipais

Escola Carlos Tucci é uma das unidades que receberam o projeto Nau dos Mestres

 Divulgação
            O projeto Nau dos Mestres está revolucionando o ensino de ciências e artes. Implantado em sete unidades neste ano em Uberlândia, o projeto utiliza métodos lúdicos e Leonardo da Vinci, Apolo, Gaia e Merlin como personagens durante as aulas.

Uma das escolas beneficiadas é a Carlos Tucci (Babilônia), na fazenda Cachoeirinha, onde nesta semana 12 alunos do 8º ano participaram de uma aula sobre reações químicas. Com Merlin e o tema Como encher um balão sem assoprar, a professora Daniela Beraldo Barbosa ministrou uma aula diferente e que envolveu a turma. “Inicialmente foi feita a leitura da história com o mago. Em seguida debatemos sobre a proposta e depois os alunos usaram os materiais para encher um balão de ar, mas sem assoprar”, disse. Ao final, os resultados foram discutidos por todos e a educadora percebeu que o procedimento contribuiu para a vivência dos alunos.

Ainda segundo a professora, o projeto também é útil para os profissionais, pois utiliza materiais que transformam as teorias em práticas. “As leituras proporcionadas também contribuem para melhorar o vocabulário dos alunos”, afirmou Daniela Barbosa.

Laboratório móvel

A Nau dos Mestres é um laboratório de ciências móvel composto por quatro caixas, cada uma de um mestre – Merlin, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. Cada caixa aborda um conjunto de temas e contém os materiais para realização de experiências, além de livros do professor e exemplares para alunos. O projeto permite ações práticas e multidisciplinares com estudantes do ensino fundamental e os educadores navegam pelas disciplinas de Química, Física, Biologia, Artes, Linguagem e Matemática.

As experiências são apresentadas como “missões” e os participantes devem solucioná-las para avançar nas histórias contadas nos livros. Para resolver os desafios, são utilizados conhecimentos científicos em atividades com desafios, jogos e entretenimento. Merlin explica temas relacionados à Química e à Física. Já Leonardo apresenta experiências ligadas à Geometria, aerodinâmica e movimentos, enquanto Apolo fala sobre energia e luz. Gaia tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, bem como preservação da natureza e biologia.

Utilizando a Nau como elemento motivador, os professores abordam conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como meio ambiente, qualidade de vida, cultura e cidadania. Todo o projeto atende aos critérios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e de estudos acadêmicos.

Escolas escolhidas

            A Nau dos Mestres é utilizada em alguns municípios do Brasil. Em Uberlândia, com o apoio da Monsanto, sete escolas receberam, sendo três na zona rural e quatro na zona urbana. O material fica permanente em cada instituição e ao final do ano haverá uma avaliação para ajudar em melhorias e perceber como o projeto ajudou alunos e professores.

Escolas que receberam o projeto:
- Escola Municipal Carlos Tucci (Rural)
- Escola Municipal Carlota de Andrade Márquez (Urbana)
- Escola Municipal de Sobradinho (Rural)
- Escola Municipal Dom Bosco (Rural)
- Escola Municipal Odilon Custódio Pereira (Urbana)
- Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho (Urbana)
- Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio (Urbana)

04/10/2017
Marden Rangel
SECOM UBERLANDIA

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas