Prefeitura lança campanha Outubro Rosa nesta quinta (5)

Abertura será na praça Tubal Vilela com várias ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero


                                                                                                 Foto: Secom/SecomPmu

Nesta quinta-feira (5), a praça Tubal Vilela vai ganhar novas cores. Para divulgar a abertura do Outubro Rosa e da campanha ‘Todos juntos apoiamos essa causa’, a Prefeitura de Uberlândia reforçará as ações de prevenção e controle sobre o câncer de mama e colo do útero que já acontecem diariamente na rede pública.

A partir das 15h, os profissionais da Secretaria de Saúde realizarão um grande circuito de atividade física e dança com foco na promoção e conscientização da importância do autocuidado, conforme explica a coordenadora da Atenção Primária, Ana Rita de Faria.


 “Buscamos incentivar a população para fazer os exames preventivos todos os anos, como mamografia e papanicolau no caso das mulheres e o exame de toque para os homens. Se diagnosticados precocemente, as chances de cura do câncer aumentam para até 90%”, explicou a coordenadora.

Outra novidade é que neste ano as campanhas de prevenção foram unificadas e ao longo dos meses de outubro (ações voltadas ao público feminino) e novembro (ações voltadas ao público masculino) serão reforçadas as orientações e cuidados aos usuários da rede.

Informação, saúde e cultura

No dia do evento serão distribuídos panfletos informativos sobre as doenças, com informações sobre como descobrir precocemente o diagnóstico. Mais de 100 profissionais também orientarão a comunidade sobre hábitos saudáveis, a importância do autoexame e repassarão os telefones fixos e WhatsApp de todas as unidades de saúde, para facilitar o acesso dos usuários aos serviços que são ofertados pelo Município no setor saúde.  Haverá ainda aula de zumba com os educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação também estará presente no evento. As equipes do Centro Integrado da Mulher darão orientações sobre os atendimentos socioassistenciais oferecidos às mulheres e haveráapresentação de dança dos grupos de idosos dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais).

Ações nos meses de outubro e novembro

Ainda segundo a coordenadora da Atenção Primária, as ações de reforço da prevenção e conscientização acontecerão durante os meses da campanha em todas as unidades de saúde do município. “As orientações são feitas o ano todo, mas nestes dois meses aderimos à causa e fazemos este reforço. As equipes abraçam o evento e desenvolvem várias ações sobre o tema com os usuários”, finalizou. A programação será divulgada posteriormente e contemplará as unidades de saúde de Uberlândia.

Ainda para simbolizar a adesão do Município ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, os prédios da Casa da Cultura, Oficina Cultural, do Museu Municipal, Coreto Municipal, Centro Administrativo, Hospital Municipal, Mercado Municipal, Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela ficarão iluminados durante a noite em tons de cor de rosa, neste mês, e azul, em novembro.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos com a aprovação, pelo Congresso Americano, do mês de outubro como mês de prevenção ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, aluta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para a descoberta e tratamento precoce da enfermidade.

Novembro Azul

O azul é a cor do círculo que representa o câncer de próstata. O movimento, que também carrega esta cor, é realizado em todo o mundo e é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Novembro foi o mês escolhido, pois é quando comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do de pele (não-melanoma). Somente este ano, são esperados 61.200 casos novos da doença.

Participe!


O quê? Abertura do Outubro Rosa e da campanha: ‘Todos juntos apoiamos essa causa’
Quando? 5/10/2017(quinta-feira), às 15h.
Onde? Praça Tubal Vilela



04/10/2017
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva