JOÃO PINHEIRO MG-Parceria entre Hospital Municipal e faculdade tem agilizado os atendimentos médicos

Uma parceria desenvolvida no primeiro dia do mandato do prefeito Edinho tem trazido frutos para João Pinheiro. Trata-se do envio de 10 médicos-estudantes de medicina da faculdade Atenas, de Paracatu, que estão em processo de formação, para ajudar no atendimento médico do Hospital Municipal de João Pinheiro.

Os médicos se apresentaram no último dia 08 desde mês e segundo o diretor do Hospital Municipal, Herivélton José da Silva, o objetivo principal é agilizar o atendimento. “São 10 médicos a mais, cinco na parte da manhã e mais cinco à tarde atendendo no hospital”, explica.

Há uma certa desconfiança pelo fato desses médicos serem estudantes. No entanto, Herivélton ressalta que os atendimentos são acompanhados por médicos mais experientes. “Nessa primeira remessa de médicos, o Dr. Carlos e a Dra. Isabela são os preceptores. Em um segundo momento estará vindo um outro médico especialista em cirurgia que estará acompanhando a próxima remessa de médicos que virão”, conta.

Para o médico Carlos de Oliveira Rocha, aliar experiência com juventude sempre traz bons resultados. “Os alunos do quinto ano de medicina são quase médicos, inclusive tem alunos do sexto ano, todos eles vêm fazer um treinamento de atendimento com um profissional que tem mais experiência. Esse estágio é um sonho antigo e finalmente conseguimos conciliar isso com as ideias do prefeito”, diz.

Atendimento desafoga demanda reprimida

Todos os alunos são supervisionados e isso ajuda a agilizar o pronto atendimento. Para Dr. Carlos, esse atendimento auxilia e desafoga a demanda reprimida ao longo das semanas devido a imensa quantidade de pacientes que aguardam.

“Eles não são médicos formados, porém, fazem a receita, solicitam exames e eu e a Dra. Isabela damos o aval de qual medicação ou exame devem ser feitos. Nós sempre supervisionamos, eles são orientados por nós, ou seja, todos os pacientes são examinados pelos estudantes e reexaminados por mim”, garante.

O médico Dr. Carlos explica que a curto prazo já sentiu os efeitos da aceitação popular. Segundo ele, os pacientes se sentem bem avaliados e agradecidos por receberem uma consulta mais detalhada. “No início tomamos o cuidado do aluno se identificar para o paciente, dizendo o nome e que é estudante de medicina. É uma combinação boa, existe um compromisso de reavaliação em casos especiais. É uma atividade prazerosa que dá resultado precoce e a longo prazo”, relata.

Ideia é de transformar o local em um Hospital Escola

Dr. Carlos conta que o projeto não para por aí: existe uma ideia de transformar o Hospital Municipal em um Hospital Escola, de formação profissional, onde os médicos virão ao hospital para aprender a medicina e ter uma formação mais completa.

“Isso sempre deu certo, todas as vezes que aliamos isso os resultados foram bons. Todas as vezes que fazemos essa parceria os resultados se mostram excepcionais”, destaca o médico.

JP AGORA 
Nikolas Pimentel






Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos