Seminário Internacional de Educação Empreendedora será realizado em Belo Horizonte



Seminário Internacional de Educação Empreendedora será realizado em Belo Horizonte

Evento discute boas práticas de empreendedorismo nas mais variadas áreas do ensino e o futuro da educação no Brasil

Mais da metade da população brasileira (53,6 %) que está entre os 18 e 64 anos tem conhecimento, habilidade e experiência necessários para iniciar um novo negócio (fonte: Pesquisa GEM/2016). Porém, quase um terço dos especialistas brasileiros atribuem o baixo nível de educação e a falta de capacitação a fatores limitantes à abertura e manutenção de novos negócios.

 O Sebrae Minas realiza no dia 4 de julho, o ConheCER - Seminário Internacional de Educação Empreendedora, em Belo Horizonte. O evento gratuito irá reunir gestores, empreendedores, professores, estudantes e especialistas nacionais e internacionais ligados à educação. O encontro também marca o início das atividades do Centro de Referência em Educação Empreendedora, o CER. Informações.

Já estão confirmadas as participações de especialistas da Colômbia e dos Estados Unidos, que irão falar sobre os projetos e boas práticas adotas nesses países em educação voltada para o empreendedorismo.

Marcam a programação do evento, discussões sobre duas pesquisas feitas em parceria do Sebrae. Uma delas, com a Fundação Dom Cabral sobre “Educação empreendedora e empreendedorismo”, e a outra com a Endeavor sobre “Empreendedorismo nas universidades”.

Já no painel “As competências para o futuro” participam o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos e o diretor do documentário “Quando sinto que já sei”, Antônio Sagrado Lovato. Eles irão mostrar dados e experiências sobre o cenário e os desafios da educação no Brasil, além de diferentes iniciativas e novas maneiras de ensinar.

Também serão apresentados projetos inovadores em educação como:  “Âncora”, de Cotia, na Grande São Paulo, que promove a inserção social de crianças e adolescentes carentes com o uso de um modelo de educação nada convencional, inspirado na “Escola da Ponte”; o “Lá da Favelinha”, de Belo Horizonte, que incentiva a cultura, arte e educação no Aglomerado da Serra; e a “Casa do Presente”, escola experimental paulista cocriada por jovens que atuam como professores voluntários em diversas áreas.

Ainda durante o encontro, o professor da ESPM, Fábio Maria Borges e um representante da Babson College, uma das faculdades de empreendedorismo mais prestigiadas dos Estados Unidos, participarão de uma discussão sobre o futuro do mercado de trabalho, da educação e do empreendedorismo.

Centro de Referência

Não foi por acaso que Belo Horizonte foi escolhida para sediar o ConheCER. É na capital mineira que o Sebrae criou o CER, o Centro de Referência em Educação Empreendedora, que tem o objetivo de produzir conhecimento e disseminar a Cultura Empreendedora na geração de valor para sociedade. Por meio da plataforma digital, o CER disponibiliza estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre temas ligados ao empreendedorismo e educação empreendedora.

O CER é ainda um observatório das tendências e melhores práticas no assunto e um disseminador de conhecimento virtual que dá suporte ao meio acadêmico e empresarial. Os materiais e informações do CER já estão disponíveis gratuitamente pelo www.cer.sebrae.com.br .

Programação

9h às 10h30 - Painel: O início da jornada da educação empreendedora Carlos Arruda – Apresentação da pesquisa Sebrae/Fundação Dom Cabral: Educação Empreendedora e Empreendedorismo
Juliano Seabra – Apresentação da Pesquisa Sebrae/Endeavor: Empreendedorismo nas Universidades
Mediador: Vinicius Lages

10h30 às 11h30 - Painel: As competências para o futuro
Mozart Neves Ramos – Instituto Ayrton Senna 
Antonio Sagrado Lovato – Documentário: Quando sinto que já sei 
Mediadora: Viviane Mosé 

11h30 às 12h30 - Palestra AtitudE, com o colombiano Fernando Gomez do Instituto Sirolli

14h30 às16h - CER Experiências /Painel: Escolas Inovadoras e Educação Não formal
Projeto Âncora -  José Pacheco 
Projeto Lá da Favelinha  -  Kdu dos Anjos
Casa do Presente – Maria Lujan Tubio e Ana Carolina Gomes Guedes  Papo de Professores - Experiências da Educação Finlandesa – Damiano Damito 
 Mediador: Anderson Cabido 

16h30 às 17h30 -  Palestra – O mindset empreendedor e o futuro da educação: Babson College

17h30 às 18h30  - Painel – O futuro do trabalho, da educação e do empreendedorismo 
Babson College
Fábio Mariano Borges – ESPM 
Mediadora- Viviane Mosé 

Seminário Internacional de Educação Empreendedora
Dia 4 de julho, das 8h30 ás 19h
Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Belo Horizonte/MG
Informações: www.cer.sebrae.com.br


Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas